Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Augusto fala sobre as chances de Canarinhos e Conexão Fraterna nos “Prêmios de Comunicação” da CNBB

22/11/2022

Entrevistas, Notícias

A cerimônia de entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB, em sua 54ª edição, será exibida nesta quarta-feira, dia 23 de novembro, pelas emissoras de inspiração católica, a partir das 21 horas. Com produção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da TV Evangelizar, pela primeira vez a solenidade ocorrerá de forma híbrida – os finalistas participarão de maneira remota e os ganhadores, presencialmente, diretamente dos estúdios da TV Evangelizar, em Curitiba (PR).

Pelo segundo ano consecutivo o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, com o Coral dos Canarinhos, é um dos finalistas. E, pela primeira vez, o projeto do “Conexão Fraterna”, dos jovens franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil também está entre os indicados com o Aplicativo “Conexão Fraterna”, na categoria Dom Luciano Mendes de Almeida.

Por isso, para conhecer mais sobre o projeto do “Conexão Fraterna”, acompanhe a entrevista de Frei Augusto Luiz Gabriel concedida a Frei Gustavo Medella, para o programa “Manhã Franciscana”, em outubro deste ano!

Frei Gustavo Medella: Qual a proposta do “Conexão Fraterna”?

Frei Augusto: A principal proposta do “Conexão Fraterna” é aproximar a juventude do carisma franciscano. Somos uma equipe de voluntários, composta por frades e jovens que, de forma gratuita, produzimos conteúdo para internet. Além disso, a proposta do time do “Conexão” é ser presença evangelizadora no lugar em que os jovens mais frequentam: a internet. Neste sentido, temos colunas semanais, quinzenais e mensais que falam sobre o ser jovem na igreja, sobre franciscano, sobre o Evangelho dominical, bem como sobre a realidade social em que nosso Brasil se encontra. Muitas são as pautas, mas com nossos jeitinho franciscano buscamos entregar um conteúdo que primeiramente parta de nossas vivências e a partir daquilo que como cristãos e franciscanos acreditamos.

Frei Gustavo Medella: Como surgiu a iniciativa?

Frei Augusto: O “Conexão Fraterna” nasceu em nossos corações durante o 3º Encontro Nacional Franciscano de Juventudes, que ocorreu em julho de 2018, em Vila Velha – ES. Lembro que nós, inclusive, participamos e foi a partir deste evento que uniu e reuniu jovens dos quatro cantos do país que uma jovem, a Thaís de Oliveira, de Duque de Caxias, nutriu no seu coração o desejo de criar um espaço para os jovens, mas que fosse feito pelos próprios os jovens. Assim nasceu o “Conexão Fraterna” que neste ano já completou quatro anos de trajetória.

Como uma forma de homenagear o encontro que deu origem a esse projeto e também de mantermos vivo na nossa memória o nosso ponto de partida, nossa identidade visual é completamente inspirada na identidade visual do 3º Encontro Nacional Franciscano de Juventudes, desenvolvida por Leandro Costa, OFM. Nossa logo conserva além das cores, o formato do Tau usado para acolher os jovens nos pontos turísticos da cidade sede, Vila Velha (ES). ​Além disso, apresenta um dos seus mais característicos símbolos que, com traços arredondados, representa a conectividade, na qual estamos cada vez mais inseridos.

Frei Gustavo Medella: Qual o sentimento que vocês tiveram ao saber que estavam entre os finalistas do Prêmio da CNBB?

Frei Augusto: Primeiramente que não esperávamos ser indicados. Nós nos inscrevemos sem pretensão nenhuma e quando vimos nosso aplicativo entre os finalistas um sentimento de gratidão tomou conta de nossa equipe. É muito importante para nós essa oportunidade de estar entre grandes nomes da comunicação do Brasil. Revela que, com fraternidade, união e sem apego, conseguimos chegar a uma indicação que nunca sonhávamos. Estamos muito, muito felizes e na expectativa de levar para casa esse prêmio.

Frei Gustavo Medella: Quais são as expectativas para o futuro?

Frei Augusto: Sonhar é preciso, mas com os pés no chão. Para o futuro, desejamos que nossa equipe seja mais ampliada com jovens comprometidos e engajados com a missão do projeto. Estamos sempre de portas abertas para todos que desejam contribuir, seja como membro da equipe, bem como com pautas e realidades que nos batem à porta. Além disso, desejamos que o projeto tenha vida longa e que possa atrair cada vez mais jovens e pessoas que veem em São Francisco de Assis um diferencial para suas vidas. Uma grande expectativa que nutrimos também é levar o “Conexão Fraterna” para os rincões do Brasil, como para a Amazônia, por exemplo. Temos o desejo de expandir nosso território e ser presença e voz daqueles que não tem por onde manifestar seus anseios, bem como vivências.

Frei Gustavo Medella: Qual a importância da presença evangelizadora nos meios digitais?

Frei Augusto: Creio que estar presentes nestes meios é ocupar um espaço que ainda precisa ser evangelizado e ocupado. Não para marcar território, mas sim para trazer à luz a realidade a partir da vivência de Jesus Cristo e de São Francisco. Infelizmente, hoje vemos muita gente falando sobre tudo, às vezes de forma errônea e até mesmo julgadora. Nós, como franciscanos e comunicadores cristãos, precisamos ocupar estes meios digitais como o Papa Francisco nos pede, apresentando sempre a misericórdia de Deus, construindo pontes e não murros, sendo uma Igreja em saída. Quem não conhece essas famosas expressões dele? Então, enquanto “Conexão Fraterna” buscamos evangelizar através de tudo aquilo que Deus criou e que Ele viu que foi bom, ou seja, por meio de reflexões em textos, imagens, áudio e vídeo e também na medida do possível marcando presença nos eventos da juventude.

OUÇA A ENTREVISTA: