Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Pelo 2° ano consecutivo, Canarinhos de Petrópolis é finalista dos Prêmios de Comunicação CNBB  

25/07/2022

Notícias

Rio de Janeiro (RJ) – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou no domingo, 24 de julho, por meio de sua Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, a lista dos finalistas em todas as sete categorias da 54ª edição dos Prêmios de Comunicação CNBB. E pelo segundo ano consecutivo, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis está entre os finalistas. Os nomes dos vencedores serão conhecidos em celebração presencial, no dia 18 de outubro, diretamente dos estúdios da TV Evangelizar, em Curitiba (PR).

Com o curta-metragem “Canarinhos de Petrópolis – Tradição e Contemporaneidade”, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis concorre neste ano na categoria “Cinema – Margarida de Prata”. Os finalistas foram avaliados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). O Documentário foi exibido pelo canal do YouTube, Facebook e Instagram do Coral dos Canarinhos e também pela TvFranciscanos no dia 30 de março de 2021.

Como o nome do documentário bem aponta, os Canarinhos foram capazes de se adaptar à modernidade, sem perder sua essência e a tradição que os move. Foram cerca de dois meses de produção do curta-metragem em que foram reunidas imagens de arquivo, registros de apresentações e depoimentos de coralistas, ex-coralistas e famílias que acompanharam de perto o que é fazer parte do Instituto.

De acordo com o presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, Frei Marcos Antônio de Andrade, um dos aspectos mais interessantes sobre o projeto foi a possibilidade de reunir depoimentos de um ex-canarinho por década: da fundação do Instituto, nos anos 40, até os dias de hoje. “Vamos comemorar 80 anos de Canarinhos a partir de agosto de 2022, então a ideia foi recolher depoimentos que traduzissem esses 80 anos de história na música, educação e formação dos coralistas”, disse.

REVEJA O DOCUMENTÁRIO:

PRÓXIMO PASSO: JÚRI PASTORAL

Cumprida a fase da escolha pelo “Júri Técnico” agora a votação segue para a escolha do “Júri Pastoral”, uma comissão eleita pelo Conselho Permanente da CNBB, constituída por 5 bispos, que realiza a seleção final dos trabalhos e escolhe os ganhadores de todas as categorias.

Este ano, a tradicional cerimônia de entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB voltará a ser presencial em sua 54ª edição. A noite de premiação está marcada para o dia 18 de outubro e será transmitida pelas emissoras de TV de inspiração católica. Os finalistas irão participar da cerimônia diretamente dos estúdios da TV Evangelizar – que  coordenará a produção, em Curitiba (PR) e que contará ainda com show da cantora Adriana Arydes.

Imagem/Reprodução: CNBB

OS PRÊMIOS DE COMUNICAÇÃO DA CNBB

Os Prêmios de Comunicação foram criados pela CNBB com o objetivo de oferecer um reconhecimento público da Igreja Católica Apostólica Romana ao trabalho meritório de profissionais da comunicação social nos diversos meios que apresentaram suas obras e se distinguiram pelo serviço à dignidade humana e aos valores do Evangelho.

Eles também têm por objetivo estimular, fomentar e reconhecer as boas iniciativas de trabalho jornalístico e cultural provenientes de todo o país nas áreas do Cinema, Rádio, Televisão, Imprensa e Internet, bem como do campo da pesquisa acadêmica em comunicação e iniciativas da Pastoral da Comunicação.

Concessão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, os Prêmios têm caráter exclusivamente cultural e não se vinculam a nenhuma modalidade de sorteio ou a qualquer exigência de pagamento pelos concorrentes, tampouco estão condicionados à aquisição ou ao uso de quaisquer bens, direitos ou serviços. Eles serão entregues aos profissionais autores dos trabalhos que são apresentados para a seleção.

A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil já levou o prêmio “Microfone de Prata” em 2013 com o programa Sala Franciscana, com produção de Frei Gustavo Medella. Em 2018, novamente a Província foi finalista, mas na categoria “Iniciativas em Redes Sociais” com as séries temáticas da Web TvFranciscanos. E em 2021, o especial de 78 anos do Coral dos Canarinhos de Petrópolis também ficou entre os finalistas na categoria “Dom Luciano Mendes”.


Frei Augusto Luiz Gabriel, com informações da CNBB