Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Conexão Fraterna: Juventudes e Carisma Franciscano em pauta

28/06/2019

Notícias

Duque de Caxias (RJ) – Uma iluminação bíblica oferecida pelo Papa Francisco por ocasião do 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado no último dia 02 de junho – “Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25) – certamente trouxe inspiração para a jovem Thaís de Oliveira Pereira, de 25 anos, natural de Duque de Caxias/RJ, durante a apresentação de seu trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo, no Centro Universitário Carioca (UniCarioca) no dia 14 de junho, que teve como produto final a Revista Conexão Fraterna.

Thaís é idealizadora do blog e da revista “Conexão Fraterna” (saiba mais) – criado em 2018, fruto do 3º Encontro Nacional Franciscano de Juventudes (ENFJ), que ocorreu em Vila Velha/ES, e que teve como objetivo aproximar as juventudes do Carisma Franciscano – foi coordenadora de juventudes da Paróquia São Francisco de Assis, e desde então participa dos encontros propostos pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Além de auxiliar em sua comunidade de origem, faz parte da Fraternidade Chicão, da Juventude Franciscana do Brasil (Jufra), onde está na etapa de Formação Inicial.

COMUNICAÇÃO É PROXIMIDADE

Este trabalho acadêmico traz como horizonte o ideal de vida abraçado por São Francisco de Assis, no século XIII, e que desde então vem sendo atualizado pela Família Franciscana em suas diversas manifestações e estados de vida. Na apresentação da Revista, a jornalista define o ideal franciscano: “A palavra fraternidade significa união e nenhuma outra poderia representar tão bem o laço que existe entre os franciscanos, que em seu carisma a transformam em mais que uma missão, mas em um estilo de vida”.

O sonho antigo de aproximar os jovens do Carisma Franciscano começou a se tornar realidade durante o Encontro Nacional Franciscano de Juventudes (ENFJ), em julho de 2018, porque Thaís não queria fazer sozinha este projeto. Para a idealizadora, o Conexão Fraterna respira a essência do ENFJ, desde a sua logo com as cores do encontro, homenageando pessoas e momentos marcantes vividos em Vila Velha/ES.

Apesar disso, o desejo de viver e fazer coletivamente, como é próprio da fraternidade, tornou-se um empecilho para transformar o blog em trabalho acadêmico, por dois motivos: o vínculo religioso e a construção coletiva e não apenas da graduanda. Diante desta situação, Thaís não desanimou e reconfigurou o trabalho para que ele pudesse enquadrar-se na metodologia científica.

Thaís de Oliveira Pereira durante a apresentação do seu TCC

VOCAÇÃO E PROFISSÃO A SERVIÇO DA FRATERNIDADE UNIVERSAL

A vocação para a comunicação começou cedo, e por isso Thaís não teve dificuldade em escolher a sua profissão ao concluir o Ensino Médio, diferente do drama vivido por muitos adolescentes que sofrem nesta escolha determinante.
Em sua caminhada eclesial, ela percebeu que poderia oferecer o dom da comunicação para a construção do Reino, sob a perspectiva franciscana. Para ela, cada jovem pode colocar o que tem de melhor para a evangelização. “O que de melhor eu sei fazer é comunicar então eu vou servir com aquilo que tenho de melhor”, comentou.

A Revista Conexão Fraterna traz oito matérias com diversas temáticas franciscanas e pessoas entrevistadas: Formação – Instituto Teológico Franciscano: do Sagrado à Missão; Jufra – Formação humana, cristão e franciscana; Vida Missionária – Franciscanos na Angola: partindo para a missão; Entrevista – Frei Augusto Luiz Gabriel: Vocação para comunicar; Espiritualidade – Clarissas: a feminilidade da fé; Em fraternidade – Mariana Rogoski; Cultura – “Mas então, Francisco, o que é a perfeita alegria?”; SAV – MFJ & CFJ: Caminhos de missão para uma juventude sedenta + MFJ Rio de Janeiro.

ACESSE O CONEXÃO FRATERNA:

SITE: https://conexaofraterna.com.br/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/conexaofraterna
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/conexaofraterna/


VEJA NA ÍNTEGRA!