Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Alan: juramento de fidelidade ao Evangelho

29/09/2017

Notícias

Frei Leandro Costa

Bangu (RJ) – Às vésperas da ordenação de Frei Alan Maia de França Victor, os missionários dedicaram seu dia de missão a uma diversidade de atividades evangelizadoras, dentre elas: visita aos doentes, visitas ao Presídio Roberto Medeiros, bênçãos de casas. No final do dia, Missa de encerramento e encontro com jovens e adolescentes.

Certamente, a síntese deste dia de missões é o trecho do Evangelho de Mateus 25, 36: “Adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver”. Esse versículo tem o tom e a cor do terceiro dia.

Para a visita ao presídio, acompanhou os missionários a Pastoral Carcerária da Paróquia. Os que foram a essa missão, sentiram-se desafiados. Estiveram diante de uma realidade toda ela fragilizada, em todos os termos possíveis. Diante da “cultura do ódio”, colocar-se frente a este contexto, é possibilitar nascer de uma nova esperança àqueles que, por seus limites, limitaram suas vidas por entre as grades. Por fim, por um contato todo ele simples, os missionários experimentaram o Cristo na prisão.

Para a celebração do terceiro dia do Tríduo, presidiu Pe. Jorge Luiz. Sua homilia foi toda direcionada ao futuro presbítero. Em sua homilia, Pe. Jorge retomou os caminhos já refletidos nos dois dias do Tríduo: batismo, vida fraterna e destacou o sacerdócio.

“Vida de comunidade é estar na dinâmica da santidade”, disse o padre. “Na liturgia de hoje está implícita e explícita a missão do presbítero, de levar a misericórdia ao pecador a uma vida de arrependimento e não de remorso”. Falando isto, Pe Jorge se referia ao Sacramento da Penitência que será administrado por Frei Alan em sua missão. O celebrante motivou Frei Alan à fidelidade a este projeto de Deus, em sua vida.

terceiro_290917_2

“O desejo da comunidade São Judas”, segundo o padre, “é que você (Frei Alan) viva com fidelidade e devoção o convite de Jesus de assumir a cruz e segui-Lo”. Após a homilia, com as mãos sobre a Palavra de Deus, Frei Alan realizou o juramento de fidelidade ao Evangelho, a Deus e a Igreja. De acordo com o juramento, os dias de Frei Alan serão marcados por uma atividade apostólica, vivida em comunhão com a Santa Igreja.

Amigos de Frei Alan trouxeram as vestes de Presbítero que foram usadas por Alan na Celebração Eucarística. A bênção foi dada por Padre Jorge. Após esse momento, retomou ao rito Eucarístico.

Após a comunhão, Frei Diego agradeceu ao pároco Pe. Jorge pela acolhida franciscana nestes dias. O último e terceiro dia teve seu fim com a bênção dos frades ao povo, de forma individual. Como lembrança, foi dada a famosa fitinha que lembra o compromisso com um mundo de paz e bem.

Houve ainda, na noite anterior, o encontro com os jovens da Paróquia. Nesse encontro, falou-se sobre o carisma franciscano, uma pitada de apelo vocacional e uma partilha da caminhada de Frei Alan e de Irmã Isabel, missionária.