Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Fratelli Tutti”: Mensagem do Ministro Geral

03/10/2020

Notícias

Ministro Geral, Frei Michael Perry (ao centro), na Missa deste dia 3 presidida pelo Papa Francisco em Assis

Queridos irmãos,

O Senhor lhes dê sua paz!

É com grande alegria que venho a cada um de vocês para desejar do fundo do coração uma feliz festa de São Francisco 2020. Embora vivamos uma situação de emergência sanitária mundial, nada poderá nos separar do amor de Cristo (Rm 8, 35) e nada poderá nos tirar a esperança e a alegria que o Evangelho e a pessoa de Cristo trazem consigo.

Nós, Frades Menores, nos alegramos de maneira particular pelo belo presente que o Papa Francisco acaba de dar à Igreja e a todos os homens e mulheres de boa vontade que quiserem acolher a mensagem de sua nova carta encíclica “Fratelli tutti”, sobre Fraternidade e a Amizade Social, mais uma vez inspirada nas palavras do Pobrezinho de Assis, e em perfeita continuidade com a mensagem central de Laudato Si’, na qual nos ensinou a importância de nos sentirmos seres humanos interligados e em comunhão com toda a criação, assumindo uma visão de ecologia integral. Esta carta encíclica, como podemos intuir pelo título, será uma mensagem profética e um convite urgente a recordar que “Deus criou todos os seres humanos iguais em direitos, deveres e dignidade e os chamou a viver juntos como irmãos entre eles”(FT 5)

Acolhamos com grande abertura e decisão este poderoso convite para fazer parte do Sonho de Deus. Como diz o próprio pontífice, sonhemos com uma só humanidade, como caminhantes da mesma carne humana, como filhos desta mesma terra … cada um com a riqueza da sua fé … cada um com a sua própria voz, todos irmãos (FT 8).

Frei Michael A. Perry, OFM
Ministro Geral