Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“O tesouro de Francisco”, primeiro livro do Ministro Geral

11/05/2022

Notícias

“Il Tesoro di Francesco” (O Tesouro de Francisco) é um livro que recompila alguns dos escritos de Frei Massimo Fussarelli, Ministro Geral dos Frades Menores desde julho de 2021, publicado pela TS Edizioni e também disponível em e-book. São mais de vinte discursos compostos ao longo do último ano, e em diferentes ocasiões, desde que iniciou seu novo serviço e que, em muitos aspectos, aludem a Francisco de Assis e à visão franciscana do mundo, argumento obviamente central no ministério de quem dirige a Ordem dos Frades Menores.

“O que mais chama a atenção nesses escritos é a abordagem profunda que conjuga fé e ser no mundo, com uma visão não íntimista da fé e uma visão crente do mundo”, escreve Pe. Cesare Vaiani, OFM, no prefácio. Surge uma experiência pessoal, claramente apreendida e humildemente oferecida aos irmãos, como um indício que não está arraigada na teoria, mas na experiência concreta. Essa característica testemunhal permite uma leitura convincente desses textos, que combinam doutrina e lucidez crítica com uma fé encarnada e, por que não, com um toque de paixão. Esta intersecção entre fé e mundo, entre teoria e prática, entre mente e coração, distingue a experiência espiritual cristã, que encontra sua referência essencial na humanidade abençoada do Verbo Encarnado.

As reflexões espirituais de Frei Fusarelli se caracterizam também pela referência a algumas circunstâncias precisas, muitas vezes indicadas numa breve nota no início dos textos. A ligação entre contextos e situações concretas é enriquecida pela experiência vivida, sem impedir que falem com cada leitor. Deste vínculo com a vida emerge também no caráter testemunhal que caracteriza muitos desses textos, pois há elementos significativos sobre o santo de Assis, bem como indicações de quem fala dele. Esta forma de propor um tema, no âmbito cristão, chama-se testemunho e é típico do anúncio do Evangelho. Quando falo de Cristo (parece que o Ministro Geral assim o diz) também revelo pouco ou muito de mim mesmo, nem que seja pelo fogo e paixão com que falo dele, e quando falo de mim não posso deixar de referir-me a Cristo, pelo lugar central que ocupa na minha vida.

Em outubro de 2021, Frei Massimo Fusarelli foi a Jerusalém como peregrino, escolhendo a Terra Santa como seu primeiro destino em sua nova responsabilidade como Ministro Geral. Suas reflexões no Cenáculo e no Santo Sepulcro, no final do livro, sublinham o profundo significado que a Custódia tem para toda a Ordem dos Frades Menores.


Fonte: www.ofm.org