Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Francisco: construtor da paz e restaurador das relações

04/10/2019

Notícias

Érika Augusto

São Paulo (SP) – Nesta sexta-feira, 4 de outubro, os devotos de São Francisco ganharam um dia ensolarado para celebrar a memória do santo de Assis. Na Paróquia dos frades, localizada na Vila Clementino, zona sul da capital paulista, centenas de devotos passaram ao longo de toda manhã. Muitos trouxeram seus animais para receber a bênção. A Missa do meio-dia, presidida pelo pároco, Frei Valdecir Schwambach, teve lotação máxima. Nos corredores e nos bancos, muitos cachorros, alguns gatos, passarinhos e seus donos.

Em sua homilia, o frade destacou o cuidado com a criação como um todo, sem esquecer o ser humano. Ele recordou os 800 anos do encontro de Francisco de Assis com o Sultão Al-Malik Al-Kamil, em Damieta, no Egito. Ele ressaltou a postura de Francisco, que respeitou as diferenças existentes entre os dois. Apesar disso, eles conseguiram manter um diálogo pacífico e muito proveitoso. “O diálogo é a chave para resolvermos muitos desentendimentos que temos”, acrescentou Frei Valdecir.

O pregador relatou a experiência de Francisco com a Palavra de Deus, tornando-se uma pessoa totalmente conformada ao Evangelho. “Francisco é o restaurador da casa do Senhor”, afirmou. Frei Valdecir aconselhou os presentes a buscarem sempre a paz. “Nossa vida é uma eterna construção. A paz também, precisa ser construída cotidianamente. Somos chamados a reconstruirmos as relações – a começar pelo diálogo”, concluiu o pároco.

Entre os presentes da missa do meio-dia, estava Natália Hildebrand e sua mãe, Fátima. Acompanhada de um suporte para soro, a jovem está internada há 25 dias no Hospital do Rim, que fica a menos de 1km da Paróquia São Francisco. Ela conta que quis vir à missa para estar em sintonia com sua cachorra, que está em sua casa, e rezar a São Francisco.

Ao longo de todo o dia, haverá bênção aos animais e criaturas, distribuição de ração benta para os pets, barracas com itens religiosos, pastel e o bolo de São Francisco. Há também um stand com doação de cachorros, além de bolo para os animais.

As próximas Missas acontecem às 15h, 15h, 16h30, 18h e 19h30.


Veja mais imagens: