Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades partem para a experiência “Reviver o Dom da Vocação”

17/05/2019

Notícias

Érika Augusto

São Paulo (SP) – Dezoito frades, vindos das nove entidades que compõem a Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB), reuniram-se no Convento e Santuário São Francisco, em São Paulo (SP), para a experiência “Reviver o Dom da Vocação”, promovida pela CFMB e pelo Serviço para a Formação e Estudos (Serfe). O tricentenário Convento foi o ponto de partida de um longo itinerário, que passará pela Terra Santa, Roma e Assis. Até o dia 14 de junho, os frades terão momentos de peregrinação, oração, meditação, visando o reencontro com Cristo e a redescoberta do ponto de partida de sua vocação.

Para a experiência, são convidados frades que completaram 25 anos de vida religiosa. Da Província Franciscana da Imaculada Conceição, participam Frei Alexandre Magno Cordeiro da Silva, Definidor Provincial; Frei Fabiano Kessin, Frei Mário Stein, Frei Pedro Viana do Nascimento e Frei Diego Atalino de Melo, que coordena o grupo neste ano. “Além da riqueza de tudo o que viveremos e conheceremos, teremos a oportunidade de formar uma fraternidade interprovincial com frades de todas as entidades da CFMB. São histórias, vidas, culturas, realidades e vivências distintas que se unem a partir de uma única vocação: seguir Jesus Cristo ao modo de São Francisco”, afirmou o coordenador.

Às 7h30 da sexta-feira, dia 17, os frades celebraram a Missa de envio, que foi presidida por Frei Fidêncio Vanboemmel, moderador da Formação Permanente e concelebrada pelo guardião e Definidor Provincial, Frei Mario Tagliari e Frei Diego Melo. Em sua homilia, Frei Fidêncio afirmou que o convite para a vivência não se trata de um prêmio, mas uma graça, uma oportunidade de refazer o itinerário espiritual , buscando reviver o dom da vocação através do encontro com Cristo Ressuscitado e com São Francisco.

Na primeira parte da viagem, os frades passarão pelos lugares santos, além de terem um encontro com o Custódio da Terra Santa, Frei Francesco Patton. “Peregrinar pela Terra Santa é reavivar, reaquecer o coração, que muitas vezes fica conturbado e inquieto como o coração de Tomé”, assinalou Frei Fidêncio, convidando os frades a abrirem o “ouvido do coração” para buscar e encontrar o Senhor, para serem, no retorno às atividades, “testemunhas de Jesus diante do povo”, acrescentou.

Na segunda parte, de 28 de maio a 14 de junho, o grupo irá à Itália, onde visitará os santuários franciscanos, em Assis, e a Cúria Geral da Ordem, em Roma. Para Frei Fidêncio, estar em Assis é uma oportunidade para ouvir e interiorizar as palavras de São Francisco, mas também uma convocação para responder aos apelos do Santo de Assis, que ainda hoje se faz ouvir: abraçar o leproso, os pobres e para cuidar da Mãe Terra. O frade também recordou que a viagem será marcada pela celebração do oitavo centenário do encontro de São Francisco com o Sultão.

O frade concluiu sua homilia desejando, em nome dos moderadores de formação permanente de todas as entidades e de Frei César Külkamp, Ministro Provincial, uma bonita e abençoada experiência! Ao final da Missa, os frades que farão a experiência receberam a bênção de envio.