Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Missão do Franciscano é sair do comodismo”

26/06/2017

Notícias

sav_260617_1

Guaratinguetá (SP) – Dezoito jovens deixaram o Postulantado Frei Galvão, em Guaratinguetá, com uma provocação feita pelos coordenadores Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Província da Imaculada, Freis Diego Melo e Gabriel Dellandrea, que concluíram, neste final de semana, os três encontros vocacionais nos Regionais da Província: a missão do Franciscano é sair do comodismo, levantar-se da cadeira para dar o lugar a quem precisa e se colocar no serviço do lava-pés.  Nesses três encontros,  49 vocacionados puderam conhecer um pouco mais o carisma franciscano para  discernir melhor sobre sua vocação.

De 23 a 25/6, foi a vez dos jovens dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro se encontrarem na terra de Frei Galvão, sendo que os dois primeiros encontros foram no Seminário de Ituporanga (SC) e Fraternidade do Sagrado, em Petrópolis (RJ).

sav_260617_3Este encontro se iniciou na sexta-feira, quando os jovens vocacionados foram acolhidos pela Fraternidade do Seminário Frei Galvão e por Freis Diego e Frei Gabriel. Durante o sábado, além dos momentos de partilha, formação, reflexão e oração, os jovens também tiveram a possibilidade de conhecer concretamente como se dá a vivência franciscana, através da visita da Casa Sol Nascente, um serviço de acolhida de portadores de HIV das Irmãs Franciscanas de Siessen. Outro momento forte foi o encontro com as irmãs Clarissas, do Mosteiro Mayer Christi, quando os jovens puderam conhecer um pouco mais do aspecto contemplativo de nosso carisma. Retornando ao Postulantado, os vocacionados conviveram intensamente com a Fraternidade local e os postulantes, participando dos momentos de oração, missas, devoção mariana, refeições e convívio fraterno.

Na Missa de domingo, celebrada com a comunidade local, Frei Diego Melo, presidente da celebração, destacou que a liturgia apresentava Jesus nos encorajando a aprofundar a nossa existência, prometendo a segurança que só a sua presença nos dá. “Ter fé não é sinônimo de uma vida sem dificuldades ou um refúgio para aqueles que não tem coragem de enfrentar as vicissitudes da vida. Ter fé é assumir o seu compromisso com a Missão é levá-lo até as suas últimas consequências, indo contra a corrente da lógica atual.

Ao final da celebração, Frei Gabriel Dellandrea colocou uma cadeira à frente do altar e disse que a missão do Franciscano é sair do seu comodismo, levantar da cadeira e dar lugar a quem mais precisa, fazendo-as sentar para lavar os seus pés. “O Franciscano precisa lavar os pés, na forma de ouvir a história de pessoas enfermas e excluídas, assim como os vocacionados puderam fazer ontem no Centro de Recuperação Sol Nascente. Indo ao encontro do outro, eles puderam sair de si, cantaram, se alegraram e partilharam a sua vida com as pessoas”, concluiu Frei Gabriel.

Para o jovem vocacionado Gustavo Toratti, de São José do Rio Preto, foi muito bom conhecer a realidade, porque pôde ver um pouco melhor como é a vida franciscana. “Foi ótimo sentir como a fraternidade é importante na vida das pessoas e como faz falta onde não existe”.

O encontro foi finalizado durante a refeição do almoço, onde todos rezaram pela alma de Frei José Zanchet que falecera de manhã. Frei Walter Hugo de Almeida, inspirado pelo encontro Vocacional, recitou três de seus poemas e brindou a nossa refeição com suas belas palavras. Confira abaixo um dos poemas:

sav_260617_2SEDUZISTE-ME, SENHOR
Frei Walter Hugo de Almeida

Feriste-me, Senhor, com teu perdão,
E me inundei de bênçãos pela estrada…
Trago em mim acordes de uma canção,
A anunciar teu Reino na jornada.

Agora, Senhor, que me seduziste,
Não posso mais fugir do teu amor
A vida para mim agora existe
Somente ao rumo alegre – Teu louvor.

O teu chamado virou a minha história,
De um horizonte triste para a glória,
E me jogou na busca da alegria!…

Por isso, canto agora assim feliz
Como cantava Francisco de Assis,
Quem me inspirou seguir-te nesta vida.

Franklin Matheus e Marcelo Tadeu, postulantes.