Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades Estudantes do tempo de Filosofia fazem Retiro em preparação para a Renovação dos votos

10/08/2020

Notícias

Frei Franklin Matheus da Costa

Campo Largo (PR) – De 2 a 7 de agosto, os frades estudantes do tempo da Filosofia fizeram o Retiro Anual, que tem como objetivo a preparação para a renovação dos votos de pobreza, obediência e castidade. Neste ano, esse momento preparatório na formação do frade foi antecipado devido às mudanças nos calendários acadêmicos. O Retiro, obedecendo os protocolos de saúde, aconteceu na Casa do Aspirantado São João XXIII das Irmãs Franciscanas de São José, localizado no bairro Jardim Rondinha, e teve como pregadora a Irmã Rosa Ada Morelli, IFSJ, mais conhecida como Irmã Ada.

A dinâmica do retiro juntou às palestras momentos de reflexão e oração. Nos três primeiros dias, Ir. Ada pegou como base as Fontes Franciscanas e fez uma belíssima reflexão sobre as três primeiras admoestações de São Francisco de Assis. A cada experiência, era possível perceber a alegria, simplicidade e devoção com que as irmãs viviam e vivem sua vocação, seja nas palavras da pregadora seja no testemunhos de vida, trabalho e missão de cada religiosa de São José. A Celebração Eucarística, na Capela do Aspirantado ou na Capela das Irmãs, encerrava cada dia de atividades. Após o jantar, cada frade podia partilhar sua experiência de retirante.

Momento Histórico e Cultural

No dia 6, festa da Transfiguração do Senhor, o arquiteto Mauro Antonietto marcou presença no evento. Foi ele que, junto com as Irmãs, planejou a construção da Capela do Aspirantado. Mauro nasceu em Curitiba em 1959 e, após seus estudos acadêmicos, conheceu os frades do Convento Franciscano São Boaventura e começou seu aprofundamento dentro da Filosofia Pura, tendo como mestres, nos anos de 1987 a 1995, Frei Hermógenes Harada e Frei Bernardo Johannes. “Eu convivia aqui com as irmãs fazendo a capela durante o dia e, à noite, estudava Filosofia com os freis”, contou. O arquiteto falou do projeto, onde estão presentes os três elementos fundamentais da espiritualidade franciscana: a Paixão, a Eucaristia e a Encarnação. O arquiteto Mauro partilhou um pouco de suas experiências profissionais e agradeceu imensamente a oportunidade de ter tido contato com os frades e com as irmãs.