Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Assembleia do SAV: “Testemunhar a alegria da vocação franciscana”

14/03/2024

Notícias

Rondinha (PR) – Entre os dias 13 e 14 de março, os frades franciscanos animadores vocacionais da Província da Imaculada Conceição do Brasil estiveram reunidos no Convento São Boaventura de Campo Largo (PR), para a realização da Assembleia anual do Serviço de Animação Vocacional Provincial (SAV).

Atualmente 43 frades, distribuídos em 33 fraternidades espalhadas em cinco estados do Brasil e em Angola, contribuem com este serviço de Animação Vocacional que contempla a missão provincial de testemunho do carisma franciscano por parte de cada frade e de cada fraternidade, nas cinco Frentes de Evangelização, como prescreve o Plano Operacional de Evangelização (2022-2027) da Província. 

O 1° dia do encontro (13/03), começou com a Celebração Eucarística, às 7h, na capela interna do Convento e reuniu os frades animadores locais e os freis do Tempo da Profissão Temporária da fraternidade de Rondinha. Frei Gabriel Dellandrea, Animador Vocacional Provincial, presidiu a celebração e na homilia refletiu sobre a necessidade de ‘olhar pelo buraco da fechadura’ o mistério do encontro entre o Pai e o Filho. 

“Nós também olhamos pelo buraco da fechadura na certeza da ressurreição e na certeza de ver a vida nova que brota em Cristo. Sabemos que os relatos dos Evangelhos de cura não são apenas para mostrar o poder milagroso de Jesus, mas para anteceder sinais da ressurreição. No serviço vocacional todos nós somos convidados a restaurar o dom da vida, de mostrar aos nossos irmãos e irmãs a importância de dizer um sim generoso a esta Trindade santa que vem ao nosso encontro. A intimidade que ela nos apresenta, também poderemos acessar, poderemos ver, nem que seja pelo buraco da fechadura”, concluiu Frei Gabriel.

No Salão São Boaventura, o Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira acolheu todos os participantes e explicou que esse encontro está circunscrito no ano de preparação para o Capítulo Provincial, que será realizado em novembro, no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP). Segundo ele, um dos objetivos desta reunião é definir um plano de ação para este ano e também para o próximo triênio. “A preparação para o Capítulo é a grande motivação de todas as atividades que a Província faz. Por isso, esse grupo de animadores vocacionais se converte em um espaço de reflexão para o Capítulo que escolheu como lema: ‘Chagados pelo amor, peregrinos da Esperança’”, evidenciou Frei Paulo. 

Para o Ministro Provincial, se faz necessário pensar a vida franciscana a partir dos desafios que a Ordem dos Frades Menores apresenta, assim como a Igreja. “É neste sentido que nos encontramos como animadores vocacionais. Para encontrarmos com a fonte de nosso carisma e nos sentirmos impulsionados a anunciar o Evangelho da Paz e do Bem”, salientou. 

Frei Paulo também indicou a necessidade de se purificar a identidade. Segundo ele, o movimento franciscano passa continuamente por diversas etapas da história, sofre interferências e, por isso, precisa passar por um processo de purificação. Dessa exigência nasceu as celebrações dos centenários da Ordem, como uma oportunidade de voltar à essência e àquilo que é a origem da vida franciscana.

“Na Animação Vocacional, tem-se repetido que o primeiro anúncio que se deve fazer é o testemunho alegre de nossa vocação. São Francisco é o grande promotor vocacional. Ele tem uma mensagem que cala na alma de muita gente, sobretudo naqueles que nutrem a esperança”, ensinou o Ministro.

Acompanhamento Personalizado dos vocacionados

Frei Gabriel ofereceu reflexões e provocações sobre o acompanhamento personalizado dos vocacionados. “Além da missão de provocar a reflexão vocacional em nossas fraternidades, nas iniciativas pastorais que estamos envolvidos, é também nossa missão sair do geral e ir ao encontro do ‘específico’, do particular e artesanalmente acompanhar os irmãos que nos procuram para sondar qual caminho devem seguir”, testemunhou.

Segundo o frade, os jovens vocacionados são convidados a realizar um processo que é gradual, com suas fases, com frequência e aposta. “ Provocamos o vocacionado a fazer um olhar de qualidade sobre a própria vida”, disse. “Para o jovem nós ensinamos um método: ‘hoje eu lhe acompanho, depois você fará seu próprio caminho’. Isso implica que ele aprenda a confrontar-se, a reconhecer-se, a confrontar-se e a decidir-se”, explicou.

“Que o acompanhamento personalizado faça a pessoa despertar para o fazer-se comunhão, presença. A interação é restauradora. Com o outro, a alteridade me faz pessoa. No entanto, vemos que na atualidade o movimento é exatamente ao contrário. Notamos uma autonomia egoística que é danosa para quem quer seguir a Jesus Cristo e São Francisco de Assis”, frisou o Ministro Provincial, Frei Paulo. “Uma sugestão então é incluir neste acompanhamento o despertar para a alteridade”, completou.

“Na questão da gradualidade do processo não é apropriado julgar o vocacionado à primeira vista, pois, podemos sim nos surpreender positivamente a partir da história de vida, da caminhada de Igreja, das motivações que podem ser boas dos candidatos. É necessário sempre nutrirmos o senso de aposta”, destacou Frei Jeâ Paulo Andrade, que também é Animador Vocacional Provincial.

O Fórum de Formação, realizado em setembro de 2023, em Agudos (SP), inaugurou um processo de acompanhamento que antes era feito no seminário, mas que a partir de agora passará a ser como dever do Animador Vocacional Local e de cada fraternidade, explicou Frei Paulo. “Todos participam deste processo. O programa todo, a ser pensado, é para todos os frades. Esse é o grande ideal”, disse Frei Marcos Antônio de Andrade, Secretário para Formação e Estudos e Definidor Provincial. “O que o Fórum buscou fazer em suas reflexões foi recuperar aquilo que é ideal”, expôs.

Frei Gabriel também ofereceu alguns aspectos técnicos do acompanhamento do jovem vocacionado. Entre os destaques, refletiu sobre a periodicidade, o espaço e o tempo da conversa. Lembrou que o acompanhamento vocacional não é confissão e não pode ser feito com o caráter sacramental. “Embora ele deva ser acompanhado com misericórdia e ser convidado ao perdão em alguns momentos, não se trata de revisão de pecados”, salientou.

“Convidamos os animadores vocacionais a abertura às duas dimensões do seu trabalho: as atividades mais ‘gerais’ de convite explícito, de provocação vocacional com os grupos específicos que compreendem os jovens, coroinhas, catequese, adolescentes, pastoral vocacional e o convite individual. Não podemos ficar apenas esperando os contatos que chegam. E as atividades com os vocacionados que nos procuram, do acompanhamento personalizado a fim de ajudar nossos irmãos no discernimento vocacional”, conclui Frei Gabriel.

No período da tarde, Frei Jeâ conduziu as reflexões que começaram com a revisão do Plano Operacional do SAV. Em seguida, foi feita uma avaliação do Serviço de Animação Vocacional em vista do Capítulo Provincial. Frei Jeâ explicou que como fraternidade se faz necessário “rever, atualizar, anunciar” a Boa Nova do Evangelho nos lugares de presença e missão da Província. Por isso, em vista de enviar contribuições para a Comissão Preparatória do Capítulo Provincial 2024, seguiu-se com a partilha e reflexão entre os frades, a partir das quatro prioridades da Província para o triênio em andamento: “1. Redescobrir o valor da vida fraterna; 2. Consolidar a Animação Vocacional como responsabilidade permanente de cada frade e Fraternidade; 3. Reforçar a importância da Formação Inicial e Permanente dos frades; 4. Definir a sinodalidade como dimensão transversal da vida Fraterna e ação evangelizadora”. As atividades terminaram com a oração das vésperas e um recreio fraterno.

2° DIA: PARTILHA DAS FRATERNIDADES E ATIVIDADES VOCACIONAIS

O 2° dia da Assembleia do SAV começou, às 7h, com a Celebração Eucarística  presidida por Frei João Miguel Silva da Cruz, pároco da Paróquia São Francisco de Assis de Rodeio (SC) e animador do SAV local, e concelebrada por Frei Gentil de Lima Branco, vigário paroquial da Paróquia Santo Amaro da Imperatriz (SC). Frei Danilo Santos Oliveira serviu como diácono.

 

Nesse dia os trabalhos continuaram no Salão São Boaventura. No início da manhã, os animadores vocacionais refletiram sobre as Fraternidades de Acolhimento Vocacionais (FAVs) e a partir das indicações que o Fórum de Formação e Estudos apresentará para o Capítulo Provincial. Frei Jeâ e Frei Gabriel informaram que a experiência das FAVs deste ano será entre os dias 5 de junho a 31 de julho. Também indicaram e receberam sugestões de locais como possibilidades de fraternidades acolhedoras que receberão os vocacionados para a vida franciscana. No final do dia, os animadores vocacionais realizaram uma bonita partilha das atividades desempenhadas por eles a partir das fraternidades locais, bem como dos jovens que estão sendo acompanhados atualmente. 

AGENDA

O SAV apresentou algumas datas importantes para o ano. Em junho encontros vocacionais no Sul, São Paulo, Rio de Janeiro ou Espírito Santo. Em julho será realizado o Encontro com os Aspirantes do Ensino Médio em Ituporanga (SC). Em agosto, mês vocacional em toda Província. Em outubro, dia 19, Profissão Solene em Petrópolis (RJ). Em novembro estão previstos os estágios vocacionais no Sul e no Sudeste.

O encontro terminou ao meio-dia, com o agradecimento dos Animadores Vocacionais Provinciais e a oração final!


Frei Augusto Luiz Gabriel