Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Semana Missionária reaviva a esperança em São João de Meriti e Chopinzinho

19/08/2025

Notícias

Entre os dias 11 e 17 de agosto, os frades em formação pós-noviciado realizaram a Semana Missionária, em sintonia com o Mês Vocacional e a Semana da Família. Divididos em dois grupos, os frades partiram de Rondinha,  em Campo Largo (PR), rumo a São João de Meriti (RJ) e Chopinzinho (PR), levando um pouco do carisma e do entusiasmo da vida franciscana.

Missão em São João de Meriti 

Na Baixada Fluminense, os frades de profissão temporária foram acolhidos pela Paróquia São João Batista e hospedados pelas Irmãs Franciscanas de Dilligen, no Colégio Santa Maria. A abertura aconteceu no dia 11 de agosto, na Comunidade Santa Clara, com missa presidida pelo pároco, Frei Jhones Lucas Martins.

Entre os dias 12 e 14, os missionários visitaram casas de fiéis e enfermos em diferentes localidades. Ao todo, seis comunidades foram contempladas: Santa Clara de Assis, São Vicente, São Francisco de Assis, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida e Santa Luzia.

Em meio à pobreza e à violência, os frades encontraram sinais de fé e esperança. “Foi o momento de viver na prática o lema do ano jubilar: Peregrinos de Esperança. Nossa cidade sofre, mas é aí que a Igreja precisa estar”, destacou o pároco.

Os religiosos também conheceram ações sociais existentes na paróquia, como o Projeto Papa Francisco, que atende crianças e adolescentes no contraturno escolar, oferecendo reforço e atividades culturais. Independentemente da crença, os jovens encontram ali proteção e oportunidades para um futuro melhor.

No dia 15, a missão se voltou para os estudantes do Colégio Santa Maria, com oração, dinâmicas e partilhas vocacionais. Os frades ressaltaram o valor de responder ao chamado comum da vida e apresentaram a diversidade de vocações. Os confrades angolanos compartilharam ainda aspectos da realidade de Angola, despertando curiosidade e diálogo entre os jovens.

À tarde, os missionários visitaram o Mosteiro de Santa Clara, em Nova Iguaçu, onde conviveram com as Irmãs Clarissas em um encontro marcado por simplicidade, alegria e fraternidade. A partilha foi encerrada com a bênção de Santa Clara, belamente entoada pelas religiosas.

As missões se concluíram no dia 16 com missa de encerramento na Capela de Santa Luzia. No sábado, todas as comunidades participaram de um compartilhado almoço de confraternização que reuniu toda a comunidade envolvida.

Missão em Chopinzinho 

No Sudoeste do Paraná, a missão integrou a Semana da Família da Paróquia São Francisco de Assis. Os frades missionários do Convento São Boaventura foram apresentados no dia 10 de agosto, durante a missa de abertura presidida pelo pároco, Frei Junior Mendes.

Entre os dias 11 e 16, os frades visitaram famílias da cidade e do interior, alcançando cerca de 1.500 famílias. As visitas foram marcadas por partilha, oração e bênçãos.

Frei Francisco Barbosa Mouzinho Junior, frade do terceiro ano de profissão temporária, recordou momentos de dor e alegria durante as visitas: “Muitas partilhas foram carregadas de desabafos, relatos sobre perdas de entes queridos, doenças e problemas com a solidão, no caso dos mais idosos. Entretanto, mesmo em meio a relatos tão tristes, houve inúmeros momentos de alegria. Um dos que me recordo é o da chegada de um recém-nascido do hospital com seus pais. Tive a felicidade de compartilhar este momento com os familiares do pequeno Benício — que, segundo o relato de sua mãe, significa ‘bem-aventurado’. Todos estavam muito alegres com a chegada do pequeno.”

No meio da semana, na quarta-feira (13), logo após um dia intenso de missão, os frades participaram do Terço da Família, rezado juntamente com os pais e catequizandos da paróquia e dirigido pelo Frei Wilson Batista Simão, lotando a Igreja Matriz.

Frei Fabrício Andreosa Martins, que está no primeiro ano de pós-noviciado, relatou a emoção de retornar a Chopinzinho, cidade que já havia conhecido no período de acompanhamento vocacional (FAV). “Foi uma grande alegria reencontrar o povo e a fraternidade que nos acolheram no início da caminhada Desta vez, voltei participando das visitas às casas, rezando e levando bênçãos aos moradores do interior. Até o clima colaborou: o frio aconchegante, o céu bonito e o tempo favorável deram ainda mais vida à missão.”

A missão contou também com a participação dos vocacionados Igor Sposito, de Guarulhos (SP), e Vinicius Bazzo, de Sorocaba (SP), que atualmente estão aprofundando seu discernimento vocacional junto a Fraternidade de Chopinzinho. O jovem Igor destacou o aprendizado de organizar e participar ativamente da missão, não apenas nos bastidores, mas junto aos frades, em um clima de simplicidade, fraternidade e alegria. Já o vocacionado Vinicius ressaltou o contato com novas realidades e a acolhida calorosa do interior, afirmando que, apesar do cansaço físico, levará consigo lembranças marcantes para sua vida formativa e pessoal.

De acordo com Frei Junior, a missão foi uma experiência muito positiva, tanto para a comunidade quanto para os frades em formação inicial. Para ele, mais do que as bênçãos e visitas às famílias, “a confraternização e a convivência fraterna representaram o maior testemunho, fortalecendo também o aspecto vocacional, já que a presença dos frades junto ao povo se tornou um sinal de esperança e incentivo”.

Marcada por momentos de oração, convivência e evangelização, a Semana Missionária animou e renovou o ardor vocacional dos frades do período de Pós-Noviciado e fortaleceu o compromisso com a vocação franciscana. Em São João de Meriti e Chopinzinho, ficou o testemunho de que, mesmo em meio às dificuldades, a Igreja é chamada a ser sinal de esperança e fraternidade.


Frei Francisco Barbosa e Frei Patryck Dutra