Encontro dos frades estudantes aborda formação, vida em fraternidade e vocação
05/08/2024
Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, na Fraternidade Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ), foi realizado o 3º Encontro dos Frades Estudantes da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Jovens em formação da Fraternidade São Boaventura, em Campo Largo (PR), e da Fraternidade Sagrado Coração de Jesus; além de um irmão que vive o Ano Missionário na Fraternidade São Pedro Apóstolo, em Pato Branco (PR), se reuniram para momentos de convivência fraterna e discussões sobre temas fundamentais de formação, fraternidade e vocação religiosa, além de apresentarem propostas para o Capítulo provincial. No total, 37 estudantes participaram do evento.
As atividades começaram com a oração das laudes na manhã do dia 31 de julho. Frei Marcos Antonio de Andrade, Secretário para a Formação e os Estudos, saudou e acolheu todos os estudantes. Frei Bruno Gonçalves Cezario e Frei Francisco Barbosa Mouzinho Junior, organizadores do evento, atuaram como moderadores das sessões. Os aspectos essenciais para o bom êxito do encontro incluíram oração, partilhas, reflexões sobre o Capítulo, convívio, refeições, Eucaristia com a comunidade paroquial, passeios e fraternidade.
De acordo com Frei Bruno, os encontros geralmente ocorrem por ocasião do ano capitular, com o intuito de elencar assuntos que são importantes em relação aos rumos que a Província toma em seu processo de evangelização, aos olhos dos frades do período da formação inicial.
O Ministro provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, participou do encontro e destacou a importância do tema do Capítulo provincial: “Rever, Atualizar e Anunciar”. Ele explicou que rever a vida é um processo pessoal e comunitário, que envolve uma reflexão sobre a realidade da Província e da Ordem. Atualizar implica encontrar meios de implementar mudanças significativas, começando por nós mesmos, para que possamos, em seguida, anunciar a Boa Nova através do nosso modo de viver.
“Precisamos atualizar nossa presença, nossa disposição e vigor,” disse Frei Paulo. “Devemos nos sentir chamados por amor e sermos peregrinos da esperança, levando a mensagem do Evangelho com renovado entusiasmo”. Os frades estudantes se mostraram motivados a contribuir para o futuro da Província e expressaram apoio às palavras do ministro, destacando a importância da expressão “do SAV ao Céu”, que ressoou fortemente entre os participantes.
No período da tarde, foi concedido o momento de partilhas de cada etapa formativa. Mesmo pertencendo à fraternidades e estando em tempos diferentes de Profissão dos Votos, todos tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, expectativas e inquietações. O momento se prolongou e culminou com a participação da Eucaristia. Às 20h, em clima de profundo recolhimento, na Capela Frei Galvão, anexa à Igreja do Sagrado, os frades se reuniram para a oração da noite.
2º dia: Compreendendo as etapas do Capítulo
O segundo dia, quinta-feira, 1º de agosto, foi marcado por três momentos importantes. O primeiro ocorreu logo após a oração da manhã, quando Frei Marcos Andrade relembrou a todos como se dá o processo de preparação do Capítulo, desde a convocação, nomeações e execução das demandas. Foram lidas partes dos Estatutos Particulares da Província que descrevem os deveres e obrigações do Capítulo.
Ainda no período da manhã, Frei Gilberto da Silva, Frei Rodrigo da Silva Santos e Frei Roger Strapazzon, integrantes da comissão que está planejando o novo itinerário formativo, deram suas contribuições. Frei Gilberto destacou que perceber a necessidade de mudança é essencial na vida do frade e ponderou que isso vem ocorrendo desde São Francisco de Assis. Os três falaram sobre o processo, considerando as expectativas e os sonhos e ressaltaram que toda mudança gera insegurança e instabilidade.
A tarde foi dedicada a uma reflexão sobre as prioridades do sexênio. Divididos em grupos, os frades puderam abordar, de forma detalhada, todos os pontos do documento. Após o café, reuniram-se novamente e cada representante dos grupos apresentou os pontos discutidos. Com esses apontamentos, foi elaborado o texto final avaliativo que será encaminhado à comissão preparatória do Capítulo provincial.
3º dia: Conhecendo espaços geradores de conhecimento
O terceiro dia do encontro, sexta-feira, 2 de agosto, foi dedicado a passeios e visitas a locais importantes para a Província. Às 8h30, todos os frades celebraram solenemente o Ofício de Santa Maria dos Anjos da Porciúncula, uma data significativa para os Frades Menores. Em seguida, tiraram a foto oficial do encontro e partiram para o primeiro passeio.
A primeira visita foi à Editora Vozes, onde o colaborador Robson conduziu uma visita guiada, explicando o processo de produção de um livro e mostrando os setores Editorial, DDG (Departamento de Design Gráfico), CTP (Pré-impressão), Gráfica (Offset), Dobra e Acabamento.
Depois, dirigiram-se ao Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, conhecidos como os Canarinhos de Petrópolis. Recebidos por Frei Marcos de Andrade, presidente do Instituto, e pela colaboradora Rose, conheceram a história e a rotina da entidade. Os maestros Marco Aurélio Lischt e Marcelo Vizani prepararam uma bela surpresa: o coro, com praticamente todos os coralistas, apresentou God Bless and Keep You, de John Rutter (O Senhor te abençoe e te guarde).
Por fim, visitaram o Instituto Teológico Franciscano, onde foram acolhidos pelo Reitor e guardião da fraternidade, Frei Sandro Roberto da Costa. Os frades tiveram a oportunidade de conhecer a história do prédio e da instituição, visitando todas as dependências, incluindo a Biblioteca – uma das maiores do Brasil em conteúdo teológico –, salas de aula, salão nobre, secretarias, capela do instituto e o convento que abriga a fraternidade. A visita foi encerrada com um café.
De volta ao Convento Sagrado Coração de Jesus, os frades se reuniram, às 18h, para celebrar a Solenidade de Santa Maria dos Anjos. A Santa Missa foi presidida pelo Frei Jorge Paulo Schiavini e concelebrada pelo Frei Fernando de Araújo Lima e Frei Rodrigo Santos, contando com a participação da comunidade paroquial. A liturgia e os cantos ficaram aos cuidados dos frades participantes do encontro. Como última programação, toda a fraternidade local, juntamente com os participantes do encontro, celebraram festivamente e confraternizaram.
Confira os depoimentos dos frades estudantes:
“Senhor, é bom estarmos aqui […] (Mt 17,4). Para mim, esta frase resume a experiência fecunda de confraternização que nós frades estudantes tivemos no ‘monte’ de Petrópolis. Foi um momento maravilhoso onde, além da convivência fraterna mais intensa, foi possível refletir sobre o processo formativo (do ‘SAV ao céu’), rever a caminhada e vida da Província, atualizá-la à luz dos novos tempos para melhor viver o anúncio do Evangelho e, assim, irradiar a vida franciscana nos dias de hoje com vigor e esperança. Paz e bem!” (Frei José Cambanda Catimba)
——————————————–
“Do encontro eu destaco o tempo de convivência. Muitos confrades eu nunca tinha visto e foi interessante a interação entre todos. Isso foi bem enriquecedor para um nível provincial. As discussões no encontro da Província foram bem dinâmicas, leves; bem como as explanações dos confrades acerca do novo caminho formativo.” (Frei Gabriel Nogueira Alves)
———————————————–
“O encontro proporciona várias experiências para nós, frades estudantes, principalmente a experiência da partilha das alegrias, das dores e das dificuldades que vivemos no dia a dia, nessa formação que é constante para nossa vida e nossa caminhada. Também destaco a importância de estarmos juntos, unidos. Falo por mim, através da experiência do ano missionário: muitos confrades que há tempos não encontrava, tive a possibilidade do reencontro. Foi uma experiência de convívio, de vida fraterna uns com os outros que é um ponto marcante. Creio que com isso, esse encontro contribuiu muito para a minha caminhada.” (Frei Bruno Almeida de Mello)
Frei Cristian dos Santos Lopes