Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Formação sobre a Campanha da Fraternidade na Paróquia Santa Clara

23/02/2021

Notícias

A Paróquia Santa Clara de Imbariê, em Duque de Caxias (RJ), promoveu formações sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 (CFE), que foram transmitidas pelo Facebook. Os encontros (10 e 18/2) tiveram uma dinâmica leve, sendo que, no primeiro dia, salientou-se o aspecto informativo sobre a CFE e, no segundo dia, realizou-se uma celebração para marcar o início deste evento na Paróquia. Os assessores dos encontros foram os frades da Fraternidade e a paroquiana Cristiane Aparecida, da Comunidade Santa Terezinha.

No primeiro dia foram apresentados os elementos básicos que compõem a CFE, como o seu tema, lema, seus objetivos e as suas motivações ecumênicas. Salientando o embasamento bíblico, os assessores apresentaram o contexto da Carta de São Paulo aos Efésios, apresentando a situação de divisão da comunidade e a solução dada pelo Apóstolo: perceber em Cristo a cabeça do corpo que é a Igreja. Tal motivação pode provocar a Igreja hoje para um maior diálogo ecumênico. Também foram explicados, durante a formação, os elementos constituintes do Cartaz da CFE, bem como o hino. Ao final do primeiro dia, foi oportuno também lembrar as denúncias de violências e situações que precisam de um olhar atento, explanadas no texto-base, destacando a importância de criar uma cultura de paz a partir das propostas concretas da CFE e de gestos da Paróquia.

No segundo dia, o clima celebrativo marcou o encontro. Entre cânticos, preces e dinâmicas, os paroquianos puderam refletir sobre as grandes situações de violência e tristeza que a pandemia da Covid-19 intensificou no Brasil, especialmente no contexto da Baixada Fluminense. Essas foram escritas em tijolos dispostos em um muro, que durante a celebração foi desmanchado, revelando, no outro lado de cada tijolo, uma ação concreta da Paróquia para vencer os problemas causados pelo egoísmo humano, que foram crescendo na pandemia. Lembramos algumas iniciativas paroquiais: a campanha do Quilo, levando dignidade aos mais necessitados através da partilha; a celebração do Espírito de Assis, como gesto concreto de diálogo inter-religioso; o esforço das pastorais, dos movimentos; os voluntariados exercidos na Paróquia; parcerias com outras entidades e entre outros.

Frei João Reinert, o pároco, conduziu também uma bela reflexão sobre o texto dos discípulos de Emaús, dizendo que: “O Senhor Jesus, da mesma forma que quis andar junto aos discípulos, e com eles dialogar sobre tudo, assim também quer conversar conosco. Ele nos ensina que dialogar é mais que passar informação. É entrar na vida do outro”. A celebração também contou com um momento de ofertório, onde cada família que estava assistindo foi convidada a apanhar em sua dispensa um quilo de alimento a ser levado para a Campanha do Quilo no domingo próximo em sua comunidade.


Frei Gabriel Dellandrea