Frei Nestor declara aberto o Capítulo Provincial
19/01/2016
Agudos (SP) – “Declaro aberto o Capítulo Provincial desta Província da Imaculada Conceição no ano de 2016”. A declaração de Frei Nestor Inácio Schwerz ecoou pela bela capela do Seminário Santo Antônio de Agudos (SP) no encerramento da Celebração Eucarística na manhã desta terça-feira (19/01), dando início ao Capítulo Provincial da Província da Imaculada Conceição do Brasil. A celebração, que reuniu 147 frades, foi presidida por Frei Nestor e concelebrada por Frei Fidêncio Vanboemmel, o Ministro Provincial, que deu as boas vindas a todos; Frei Estêvão Ottenbreit, o Vigário Provincial, e o diácono Frei Robson Scudela.
Na sua homilia, ao referir-se ao Evangelho escolhido para a celebração, Frei Nestor recordou que o tema do medo está muito presente no evangelho de João. “O medo dos judeus torna os discípulos paralisados, fechados, hesitantes, cegos, sem ação, sem iniciativa. Poderíamos nos perguntar, reunidos em Capítulo nesta casa tão grande, cercada de um maravilhoso ambiente natural e que marcou a vida de tantos capitulares, quais são os nossos medos no momento atual? Medo do mundo em profundas e rápidas mudanças? Medo desse tempo de crise? Medo de ter que rever e mudar aquilo que sempre estávamos acostumados a fazer? Medo de sair rumo às periferias? Medo diante da diminuição de número e forças da Província? Medo do redimensionamento, da reestruturação? Medo de transferências? Medo de que vai ser eleito o irmão que eu não gostaria ou que não vai ser eleito aquele confrade que um certo grupo quer? Medo de decisões que possam mexer com a nossa comodidade e segurança?”, questionou o presidente do Capítulo e da celebração.
Frei Nestor, o celebrante e presidente do Capítulo Provincial
Segundo o celebrante, os discípulos tiveram de fazer um caminho de fé. “Alegraram-se com a presença do Senhor Ressuscitado e o reconheceram como aquele que foi pregado na cruz. Dele recebem a paz. A paz de Cristo é o contrário do medo”, ensinou. “Os discípulos se alegraram ao ver o Senhor. Nesta eucaristia queremos com alegria acolher o Senhor Crucificado e ressuscitado e nos tornar abertos para receber a paz. O Senhor estará conosco neste Capítulo”, exortou, acrescentando: “A alegria e a paz, como dons do Cristo crucificado e ressuscitado, nos abrem e nos dispõem para a missão, para a evangelização como irmãos e menores”, disse, referindo-se ao tema deste Capítulo: “Evangelizar como Irmãos e Menores”.
“O tema do nosso Capítulo, no espírito do Ano Santo da Misericórdia, nos convida a fixar o nosso olhar em Jesus e acolher o seu sopro que nos comunica o seu Espírito”, recordou Frei Nestor. “O VIII centenário do Perdão de Assis, neste ano de 2016, reforça em nós, Frades Menores, o convite para que nos perdoemos e nos reconciliemos entre nós e sejamos operadores de reconciliação, de perdão, de misericórdia, sob a ação do Espírito”, pediu.
Referindo-se ao Ano da Vida Consagrada, que termina em fevereiro, citou a tríplice atitude dos seus objetivos: olhar o passado com gratidão, acompanhada de conversão – olhar o passado da rica história desta Província e o passado que foi o último sexênio; viver o presente com paixão, pois é forte a crise que nos envolve nesse tempo, mas são muitas as possibilidades dentro das nossas cinco frentes de evangelização como irmãos e menores numa “Província em saída”; e abraçar com esperança o futuro, não confiando tanto nas nossas forças, mas na ação do Espírito que tudo renova, que é capaz de criar e recriar”, enfatizou.
No final pediu sintonia ao Capítulo da Ordem dos Frades Menores: “Somos chamados a sair rumo às periferias, na direção dos que estão marginalizados, naqueles lugares onde as pessoas passam mais necessidades – seja muito longe, do outro lado do mundo – seja muito perto, quem sabe na mesma rua de nossa casa”.
“O Espírito Santo nos conduza neste Capítulo, anime nossa convivência e nossos diálogos, acenda em nós o fogo do amor da Trindade, impulsione nossas buscas por uma Fraternidade provincial evangelizadora nas várias frentes, nos torne cada vez mais Irmãos Menores”, concluiu.
Às 9h20, já na Sala Capitular, os capitulares se reuniram para aprovar o regimento do Capítulo. Antes, pediram a bênção e as luzes do Espírito Santo, cantando “Veni Creator”.
Equipe de Comunicação
IMAGENS DA CELEBRAÇÃO
IMAGENS NA SALA CAPITULAR NO INÍCIO DOS TRABALHOS