Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província lança série de podcasts sobre a Campanha da Fraternidade 2021

25/02/2021

Notícias

Em espírito de colaboração e comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, através de sua Frente de Evangelização da Comunicação, lança uma série de seis entrevistas em podcast sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (CFE 2021), que aborda a temática do diálogo. A produção deste material em áudio é uma prática da Província desde o ano de 2013 e tem sempre como objetivo incentivar a reflexão e o aprofundamento das temáticas propostas em cada Campanha.

Para o Secretário de Evangelização da Província, Frei Gustavo Medella, a provocação da CF 2021 toca de cheio a missão dos franciscanos e franciscanas que, a exemplo de São Francisco de Assis, devem ser promotores e praticantes ativos do diálogo. “A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa consagrada na Igreja Católica do Brasil. Neste ano temos mais uma edição ecumênica, provocando-nos ao diálogo aberto e transparente com nossos irmãos de outras denominações cristãs e com toda a sociedade. O testemunho evangélico passa necessariamente por esta abertura caridosa e atenta ao outro em busca de construirmos a unidade na diversidade”, recorda.

Os episódios poderão ser baixados e ouvidos individualmente, em grupos e em qualquer outra modalidade, podendo também ser levados ao ar em emissoras de rádio ou outras plataformas de comunicação. Para produção foram ouvidos especialistas de diferentes setores da Igreja e da sociedade.

Temas e entrevistados:

 

Episódio 01 – A Pastoral da Comunicação como promotora do diálogo na Igreja do Brasil

Marcus Tulio Oliveira Neto – Coordenador Nacional da Pascom.

 

Episódio 02 – A Comunicação que sente e faz sentir

Moisés Sbardelotto – Jornalista, tradutor e consultor em comunicação. Tem doutorado na área e vários livros escritos sobre o tema.

 

Episódio 03 – Diálogo: como criar esta cultura desde os primeiros anos da infância

Ester Cecília Fernandes Baptistella – Doutora em Psicologia, professora da Universidade São Francisco (USF).

 

Episódio 04 – A Comunicação não Violenta e a construção do diálogo

Lucilia Dias Furtado – Pedagoga e analista do Marista Centro-Norte.

 

Episódio 05 – O Ecumenismo como dimensão inerente da fé cristã

José Moacyr Cadenassi – Frade capuchinho, compositor e também trabalha com a temática do Ecumenismo e do Diálogo Interreligioso.

 

Episódio 06 – A Coleta da Solidariedade e o Fundo Nacional de Solidariedade

Franklin Ribeiro Queiroz – Responsável pelo Departamento Social da CNBB

 

VEJA TAMBÉM

 

ESPECIAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE