Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Florival lança seu primeiro CD nesta sexta

06/03/2013

Notícias

Moacir Beggo

Já não era sem tempo. Uma das mais belas vozes da jovem geração de frades da Província da Imaculada, Frei Florival Mariano de Toledo, finalmente lançará o seu primeiro CD de música sacra, com ênfase na espiritualidade franciscana. O evento acontecerá nesta sexta-feira, dia 8, no Teatro Marista, no Centro de Vila Velha, no Espírito Santo, já que Frei Florival reside na Fraternidade do Santuário do Divino Espírito Santo desta cidade. E se depender dos capixabas, o sucesso está garantido, já que todos os ingressos para esse lançamento estão esgotados.

Frei Florival, que é natural de Umuarana, no Paraná, e ingressou na Ordem Franciscana em 1994, já fez várias participações como músico e cantor em diversos trabalhos musicais, mas este é o seu primeiro CD. Para colocar em prática este projeto, Frei Florival conta com a produção e consultoria musical do paulista Washington Luiz dos Santos, autor do CD “Coração de Mãe, amor de Maria”, gravado no Convento da Penha. Por isso, o CD de Frei Florival foi produzido em  Sorocaba (SP), onde reside Washington, Vila Velha e Maringá (SP). Além da participação dos amigos do frade, o disco tem arranjos de Tião Oliveira – filho do violonista Maurício de Oliveira – e participação do coral Palestrina de Apucarana (PR).

Com composições inéditas, o CD terá uma tiragem inicial de 3 mil unidades. O tema foi escolhido com base numa das mais belas passagens da vida de São Francisco de Assis, descrita no livro Fioretti, cap.8. Segundo o santo franciscano, a verdadeira alegria não está nas conquistas e nas vitórias. Não está no sucesso e nos títulos. Está no coração de quem com toda a simplicidade e humildade aceitar as contrariedades, o desprezo e a calúnia sem revidar. “Perfeita alegria é não perder as esperanças, apesar dos problemas, mantendo os olhos fixos em Jesus”, explica Frei Florival.

Segundo Frei Florival, a experiência de vida religiosa Franciscana e o envolvimento com a música sacra e litúrgica abriu caminhos para este projeto de evangelização apresentando a Espiritualidade Franciscana.  “Essa proposta visa todos os envolvidos no anúncio da paz e do bem, por amar São Francisco e Santa Clara de Assis”, reforça o frade cantor.

Frei Florival foi ordenado sacerdote no dia 23 de agosto de 2003, em Sorocaba (SP), onde reside atualmente sua família. Desde 2009 mora em Vila Velha. Primeiro residiu no Convento da Penha e, a partir de março de 2011, passou a residir no Santuário Divino Espírito Santo.

Ouça e acompanhe Frei Florival na fanpage: www.facebook.com/perfeitaalegria e no site www.perfeitaalegria.com.br.

Para adquirir o CD, basta ligar para o Santuário do Divino Espírito Santo: (27) 3329-1266.