Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa para o Padroeiro de Rodeio

06/10/2017

Notícias

rodeio_061017_1

O Noviciado São José e a Paróquia São Francisco de Assis de Rodeio (SC) celebraram o Tríduo em preparação à Festa do Padroeiro São Francisco, evento que deixou sua marca e emoção tanto da parte dos noviços quanto da comunidade. O primeiro dia do Tríduo teve início com a bênção do Santíssimo, presidida pelo pároco Frei Pedro da Silva, que, em sua reflexão, rememorou alguns momentos vivenciados de modo intenso pela comunidade.

Já no segundo dia do Tríduo, o Mestre de Noviços, Frei Samuel Ferreira de Lima, presidiu a Celebração, que teve os cantos de Angola, e falou sobre o cuidado franciscano com a criação e com a cultura.  “Celebrar a Festa de São Francisco é reavivar a dimensão de nosso carisma no conforto diário da vocação que abraçamos, buscando no seguimento de Francisco atualizar a radicalidade do Evangelho e fazer sempre de novo despertar o desejo da entrega”, disse Frei Samuel.

No terceiro dia, após a homilia de Frei José Antônio Cruz Duarte, que presidiu esta celebração, os noviços cantaram o “Transitus” a três vozes, que desde julho estava sendo ensaiado com muito empenho e dedicação pelo vice-mestre Frei Pedro da Silva, marcando assim a passagem do Seráfico Pai em clima de grande emoção e devoção. Após a Celebração Eucarística, o guardião da Fraternidade, Frei José Antônio, convidou a todos para um coquetel no claustro do Convento, que ficou pequeno, mas “florido” pela presença marcante dos paroquianos.

“Celebrar a festa de São Francisco, mais precisamente o Transitus do Serafico Pai Francisco nos leva a uma reflexão da passagem do transitório, do efêmero, para a plenitude. É vivendo intensamente a nossa humanidade no processo de conversão que chegaremos à plenitude, à eternidade junto da Trindade, Maria e Francisco de Assis”, explicou Frei Rafael Spricigo, Vigário da casa.

“A Solenidade do nosso Pai Seráfico São Francisco foi celebrada com alegria e emoção, sendo o momento mais forte o Transitus. Foi um momento único para mim, onde se fez sentir o espírito de minoridade e fraternidade”, acredita o noviço angolano Frei Alberto Capingala Martinho Sambei.

rodeio_061017

A quarta-feira do dia 4 de outubro amanheceu iluminada pelo nosso irmão sol, um grande presente de Deus altíssimo. Ao som do centenário órgão da igreja de Rodeio, brilhantemente conduzido por Frei Pedro, foram cantadas as Laudes por toda a Fraternidade. As vozes uníssonas ecoaram pela igreja em honra a São Francisco de Assis.

“Quando celebramos São Francisco, voltamos nosso olhar para as graças de Deus. Celebrá-lo como noviço é ainda mais emocionante; aqui tudo exala a profundidade do nosso carisma”, destacou o noviço Frei Ruan Sguissardi.

Ao meio-dia, todos se dirigiram à cancha, onde realizou-se o almoço com a presença das Irmãs Catequistas, colaboradores, frades e benfeitores. As 18h30, os sinos da igreja anunciaram a Missa Solene de São Francisco, que foi preparada com alegria e simplicidade pelos noviços e paroquianos. Terminada a Missa, frades e noviços celebraram o último convívio fraterno do dia solene no claustro do Convento.

Frei José Antônio, guardião da Fraternidade, agradeceu o empenho de todos em prol da realização destas festividades. Frei Willian Bernardi De Castro, representando os noviços, agradeceu ao vice-mestre Frei Pedro da Silva pela incansável dedicação na condução dos ensaios e preparação das celebrações litúrgicas. Emocionado, Frei Pedro retribui o carinho. E o dia encerrou-se com o “Cântico do Sol”, cantado a três vozes  sob o olhar fraterno da Irmã Lua, que embelezou a noite.

Frei Tiago da Silva Barboza, noviço