Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa de São Lucas no Kimbo São Francisco, em Luanda

22/10/2018

Notícias

angola_221018 830Frei Crisóstomo Pinto Ngala

Luanda – No dia 21/10, no Kimbo São Francisco, na cidade de Luanda, Angola, os fiéis da Paróquia São Lucas celebraram a festa do padroeiro.

A celebração foi presidida por Frei José Antônio do Santos, presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola e concelebrada por Frei Antônio Baza, pároco; Padre José, primeiro padre daquela Paróquia; Padre Murua, da Diocese de Ndalatando e servida por Frei João Bunga, diácono e filho da Paróquia. Estavam presentes também os frades e salesianos que atuam pastoralmente na Paróquia e autoridades locais.

A celebração foi precedida por uma peregrinação da imagem de São Lucas, que passou por todas as comunidades: São José, Santa Teresa, São Marcos, Santa Mãe, Santa Catarina e São Francisco de Assis. Esta é a maior Paróquia atendida pelos frades em Angola.

Na missa, Frei José enalteceu a figura de São Lucas e apresentou-o como modelo de inspiração. Ao longo do sermão, feito pelo diácono Frei João Bunga, foi ressaltada a figura do servo sofredor. Frei Bunga lembrou que “vivemos num mundo enlouquecido pela grandeza e desprivilegio”. E, socorrendo-se no ditado popular que diz “quem pode mais, chora menos”, repudiou o espírito de competitividade estressante que paira também entre cristãos.

O frade condenou todo tipo de opressão e tirania dos mais fortes. E fez saber que o imperialismo no tempo de Jesus também era forte e estava erraigado no inconsciente coletivo de muitos, a ponto de tornar quase impossível pensar em algo diferente. “Até mesmo os discípulos caíram na armadilha de não entender a missão do ser servo sofredor, menor e da ressurreição”, explicou Frei João Bunga.

Ao final  da homilia, Frei Bunga parabenizou os médicos pelo seu dia, celebrado junto com São Lucas, que foi médico e é o padroeiro da profissão. O frade aconselhou-os a serem verdadeiros seguidores de Jesus, face à situação precária do saneamento básico em Angola. Convidou-os também a trabalharem com o coração, pois os serviços tendem a ser desumanos, devido ao afluxo de enfermos.

No final da missa, Frei José Antônio agradeceu os membros de direção da Paróquia, os fiéis e todos que vêem nos frades uma possibilidade de aproximarem-se de Jesus, de Deus e dos irmãos e irmãs.

Após missa, foi servido um almoço dos missionários e missionárias com os fiéis no hall do Kimbo São Francisco.