Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa de Frei Galvão terá oficinas gratuitas promovidas pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo

15/10/2026

Notícias

Festa de Frei Galvão terá oficinas gratuitas promovidas pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo

O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) participa da Festa de Frei Galvão 2026 com uma programação especial do seu Educativo. Em todos os dias da novena e no Dia de Frei Galvão, 25 de outubro, os devotos e visitantes poderão participar gratuitamente de atividades que unem arte, fé e tradição. As inscrições são feitas no local, por ordem de chegada.

A presença do museu dialoga com o tema da festa deste ano, “Vai e reconstrói! Com Frei Galvão, edificando vidas e moradas”. A edição de 2026 celebra os 10 anos do reconhecimento de Frei Galvão como Patrono da Construção Civil no Brasil, instituído pela Lei nº 13.359, de 2016. O primeiro santo brasileiro ficou conhecido como o “santo pedreiro” por ter iniciado, em 1774, a construção do atual Mosteiro da Luz, em São Paulo, onde hoje funciona o MAS. Nas oficinas, a ideia de construir ganha também o sentido de criar, preservar memórias e fortalecer vínculos.

As oficinas 

“Colorindo o MAS” acontece diariamente e convida o público a colorir imagens inspiradas no universo da arte sacra, em um momento de concentração, expressão e bem-estar.

Na Oficina de Autoestandarte, cada participante cria o próprio estandarte com tecidos, cores, formas e símbolos que representem suas memórias, valores e afetos, transformando histórias pessoais e familiares em uma peça única.

A Oficina de Pulseiras do Frei Galvão aproxima fé, memória e cultura popular. Por meio do trabalho artesanal, os participantes criam uma pulseira inspirada no santo, em uma proposta que valoriza a religiosidade popular e a transmissão de saberes entre gerações.

Programação

16 e 23 de outubro (sextas-feiras)

Colorindo o MAS: das 19h às 23h
19h30 – Autoestandarte
21h – Pulseiras do Frei Galvão

17, 18 e 24 de outubro (sábados e domingo)

Colorindo o MAS: das 12h às 23h
14h – Autoestandarte
17h e 20h – Pulseiras do Frei Galvão

19 a 22 de outubro (segunda a quinta-feira)

Colorindo o MAS: das 19h às 23h

25 de outubro (domingo) – Dia de Frei Galvão

Colorindo o MAS: das 8h às 23h
10h – Pulseiras do Frei Galvão
14h – Autoestandarte
17h e 20h – Pulseiras do Frei Galvão

Realização e apoio

A ação é realizada pelo Santuário Frei Galvão, pela SAMAS (Organização Social de Cultura), pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e pelo Governo do Estado de São Paulo. Conta com apoio e fomento da Prefeitura de Guaratinguetá, do Instituto Paulo Kobayashi e do Ministério da Cultura, e tem a Rádio Frei Galvão 89.9 FM como parceira de mídia.

Serviço
Oficinas do Museu de Arte Sacra de São Paulo na Festa de Frei Galvão 2026

Data: 16 a 25 de outubro de 2026
Local: Santuário Frei Galvão – Avenida José Pereira da Cruz, 53, Jardim do Vale, Guaratinguetá (SP)
Atividades gratuitas, com inscrições no local por ordem de chegada

Programação completa

As oficinas do MAS integram uma programação que reúne missas, procissões, shows, convidados especiais e barracas com comidas típicas. Conheça todas as atividades da Festa de Frei Galvão 2026 em: https://festa.santuariofreigalvao.com/


Assessoria – Santuário Frei Galvão