Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Perdão de Assis 2024: Celebrações inauguradas por ocasião da solenidade franciscana

01/08/2024

Notícias

Com a celebração da Eucaristia na Basílica de Santa Maria degli Angeli, foi iniciado oficialmente no dia 1º de agosto o Perdão de Assis , que permitirá a obtenção da indulgência plenária até a meia-noite do dia 2 de agosto em todas as igrejas paroquiais e franciscanas do mundo.

Frei Massimo Fusarelli , Ministro geral da Ordem dos Frades Menores, na sua homilia centrou-se na ligação entre a Virgem Maria, o Cristo Crucificado e a misericórdia do Pai, recordando as palavras de São Boaventura, cujo aniversário este ano marca 750°. aniversário da morte. Foi precisamente a relação com o Crucifixo que marcou a vida de Francisco: “Desde o início, na pequena igreja de São Damião, até aos Estigmas, dos quais celebramos o oitavo centenário. Jesus crucificado chama-o a reconstruir a sua casa, a Igreja, que estava completamente em ruínas. Francisco fará com o testemunho de uma vida radicalmente fiel a Ele e ao seu Evangelho. Alcançado pela palavra iluminadora e pelo amor transformador de Cristo Crucificado, ele começa a perceber que ele é, antes de tudo, aquela casa a ser reparada na qual Jesus quer ser acolhido para ali viver permanentemente, como nos lembra Boaventura”, disse o Ministro , que prosseguiu recordando como o Perdão de Assis nos chama «a um novo passo na conversão permanente e radical ao Senhor Jesus, para nos tornarmos a sua casa estável e para podermos reparar a casa de muitas vidas e comunidades, de muitas situações e muitas pessoas que vão para a ruína na Igreja e no mundo”.

Frei Massimo, citando a encíclica Fratelli tutti do Papa Francisco , referiu-se à experiência de alegria que vem da reconciliação, da reparação de uma relação “em ruínas”, da reconstrução de um vínculo perdido.

Imediatamente após a celebração, o Ministro Geral da OFM entrou na Porciúncula , que acolherá fiéis e peregrinos, incluindo os jovens e famílias da Marcha Franciscana que chegarão no dia 2 de agosto. Também amanhã, à noite, terá lugar na praça da Porciúncula o espetáculo teatral “Fra'” do ator romano Giovanni Scifoni , que interpreta o Pobrezinho de Assis em tom pessoal e contemporâneo, alegre e reflexivo, que está fazendo grande sucesso nos teatros da Itália.

Como São Francisco pediu e obteve a Indulgência da Porciúncula

Uma noite do ano do Senhor de 1216, Francisco estava imerso em oração e contemplação na igrejinha da Porciúncula, quando de repente uma luz muito brilhante inundou a igrejinha e Francisco viu Cristo coberto de luz acima do altar e à sua direita sua Mãe Santíssima, rodeada por uma multidão de Anjos. Francisco adorou o seu Senhor em silêncio com o rosto no chão! Perguntaram-lhe então o que ele queria para a salvação das almas. A resposta de Francisco foi imediata: “Santo Padre, embora eu seja um miserável e pecador, peço-lhe que conceda amplo e generoso perdão a todos aqueles que se arrependem e confessam que vêm visitar esta igreja, com a completa remissão de todos os pecados”. .

“O que você pede, Irmão Francisco, é grande – disse-lhe o Senhor – mas você é digno de coisas maiores e terá coisas maiores. Portanto, acolho a sua oração, mas com a condição de que você peça ao meu vigário na terra esta indulgência em meu nome”. E Francisco apresentou-se imediatamente ao Papa Honório III, que naqueles dias estava em Perugia, e contou-lhe com franqueza a visão que teve. O Papa ouviu-o com atenção e depois de alguma dificuldade deu a sua aprovação. Aí ele disse: “Por quantos anos você quer essa indulgência?”.

Francisco retrucou e respondeu: “Santo Padre, não peço anos, mas almas”. E felizmente caminhou em direção à porta, mas o Pontífice o chamou: “O quê, você não quer nenhum documento?”. E Francisco: “Santo Padre, a tua palavra me basta! Se esta indulgência for obra de Deus, Ele pensará em manifestar a sua obra; Não preciso de nenhum documento, este papel deve ser da Santíssima Virgem Maria, Cristo o notário e os Anjos as testemunhas”. E poucos dias depois, juntamente com os Bispos da Úmbria e o povo reunido na Porciúncula, disse entre lágrimas: “Meus irmãos, quero enviar-vos todos para o Céu!”.

(De “O Diploma de Teobaldo”)

O dom da Indulgência
A indulgência é a remissão diante de Deus da pena temporal dos pecados, já perdoados em termos de culpa, que o fiel, devidamente disposto e sob certas condições, adquire através da intervenção da Igreja, que, como ministra da redenção, dispensa e aplica com autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos.

Condições para receber a Indulgência da Porciúncula
(para si ou para o falecido)

Confissão sacramental na graça de Deus (nos oito dias anteriores ou seguintes);

Participação na Missa e Comunhão Eucarística ;

Visita à igreja da Porciúncula ou a uma igreja franciscana no mundo ou a uma igreja paroquial, onde se renova a profissão de fé, através da recitação do Credo , para reafirmar a identidade cristã;

A recitação do Pai Nosso , para reafirmar a dignidade de filhos de Deus, recebidos no Batismo;

Uma oração segundo as intenções do Papa , para reafirmar a pertença à Igreja, cujo fundamento e centro visível de unidade é o Romano Pontífice.

Segue abaixo a homilia de Frei Massimo Fusarelli

Homilia do dia 1° de agosto de 2024 pela abertura da porta da Porziuncola (Perdão de Assis)

1-Francisco, habitando na Porziuncola, “suplicava insistentemente com gemidos contínuos àquela que concebeu o Verbo cheio de graça e de verdade, para que se dignasse a ser sua advogada, e pelos méritos da Mãe da misericórdia, ele mesmo concebeu e trouxe à luz o espírito da verdade evangélica” (Legenda Maior III, 1 FF 1051). Assim nos diz São Boaventura de Bagnoregio, do qual lembramos os 750 anos de sua morte. Para isso, ele recorre à metáfora do trono da graça e da misericórdia e nos apresenta a Virgem Maria (em referência à graça) e à cruz de Cristo (em referência à misericórdia). Citando integralmente o texto de Hb 4,16, ele diz:

“Aproximemo-nos com confiança do trono de Sua graça, para receber misericórdia e encontrar graça em tempo oportuno. O trono da graça é a Virgem Maria; o trono da misericórdia é a cruz de Cristo. Como somos miseráveis, precisamos da misericórdia; como somos pecadores, precisamos da graça; portanto, aproximemo-nos” (Sermo 19. Feria sexta em Parasceve, 1: OSB XIII/1, p. 317).

Enquanto atravessamos a porta da Porziuncola, “Aproximemo-nos com confiança do trono de Sua graça. Assim, portanto, nos aparece antes de tudo o Pai das misericórdias, a mãe das misericórdias, e o Filho, que é a luz das misericórdias” (Collatio I, 5: OSB VI/2, pp. 131.133).

Deixemo-nos alcançar pela misericórdia do Pai que nos aguarda mais uma vez neste Perdão de Assis, que encontra na Virgem Maria um passaporte muito importante.

2-Esta misericórdia nos toca na relação com o Cristo Crucificado, que marcou São Francisco desde o início na igrejinha de São Damião até os Estigmas, que celebramos no Oitavo Centenário. Jesus Crucificado o chama a reconstruir sua casa, a Igreja, que estava completamente em ruínas. Francisco o fará com o testemunho de uma vida radicalmente fiel a Ele e ao seu Evangelho. Alcançado pela palavra iluminadora e pelo amor transformador de Cristo Crucificado, ele começa a perceber que é ele, em primeiro lugar, aquela casa a ser reparada na qual Jesus deseja ser acolhido para habitar permanentemente, como nos lembra Boaventura (Lm II,1 FF 1038).

Com o Perdão de Assis, somos chamados a um novo passo na conversão permanente e radical ao Senhor Jesus, para nos tornarmos sua morada estável e poder reparar a casa de tantas vidas e comunidades, de tantas situações e tantas pessoas que  “estão em ruínas” na Igreja e no mundo.

Reconhecemos o quanto é necessário deixar-se purificar, lavar, tocar, conquistar pelo amor de Jesus Crucificado. Sobre isso, Boaventura escreve, sempre na homilia mencionada acima:

“E em outro trecho do Apocalipse: Ele nos amou e nos lavou em seu sangue de nossos pecados. Mas de que forma ele me lavou, visto que não me toca? Isso é verdade fisicamente, por isso deve nos tocar espiritualmente, e ele nos toca se nós nos aderimos a ele por fé, esperança, amor e compaixão; caso contrário, não te lava” (Sermo 19. Feria sexta em Parasceve, 4: OSB XIII/1, p. 319).

3.Ultrapassar a porta do Perdão nos oferece a experiência da alegria que se sente quando se experimenta o perdão do Senhor Jesus, que renova profundamente toda a pessoa, a “reconstrói” e dá a força para “reparar/reconstruir/renovar” relacionamentos de amor, amizade, fraternidade que foram interrompidos, traídos, deturpados. Muito frequentemente, tudo isso parece impossível e a alegria aparece apenas como uma remota ilusão. O Papa Francisco, na encíclica “Fratelli tutti”, diz que

“Alguns preferem não falar de reconciliação, porque acreditam que o conflito, a violência e as fraturas fazem parte do funcionamento normal de uma sociedade… Outros sustentam que admitir o perdão equivale a ceder seu espaço para que outros dominem a situação… Outros acreditam que a reconciliação é uma coisa de fracos… incapazes de enfrentar os problemas, preferem uma paz aparente” (FT 236).

Talvez algum sentimento desse tipo esteja também presente em nós, que nos preparamos para ultrapassar a porta da Porziuncola. O dom da indulgência nos recorda que o caminho em direção ao Perdão é laborioso e requer muito tempo. O Senhor nos abre mais uma vez esta porta para nos permitir dar um passo a mais. Sempre o Papa Francisco nos lembra com muito tato e verdade profética, em tempos de conflitos:

“Quantos perdoam de verdade não esquecem, mas renunciam a serem dominados pela mesma força destrutiva que lhes causou mal[…] decidem não continuar a injetar na sociedade a energia da vingança[…]. A vingança não resolve nada” (FT 251).

Não só. O simbolismo da porta aberta diz quão vital é empenhar-se em abrir “portas” e “corações” para a acolhida, solidariedade, diálogo, comunicação e comunhão, reconciliação, perdão e paz, e para isso deixar cair barreiras, muros e fronteiras que apenas em aparência nos defendem.

Também diz quão vital é “abrir-se” a um testemunho mais fresco e profético do Evangelho, para que a Igreja peregrina na terra esteja “em saída”, entre as pessoas de hoje, capaz de escutar e dialogar para caminhar juntas.

Além disso, diz quão vital é “abrir” com a coragem da esperança novos caminhos de testemunho e evangelização, olhando para a via aberta por Francisco de Assis.

Tudo isso pode acontecer em nome de Jesus Cristo, Filho de Deus e nosso irmão, que com o Pai e no Espírito Santo é bendito pelos séculos dos séculos. Amém.

Leia a homilia de Frei Massimo Fusarelli

 


Fonte: https://www.ofm.org/perdono-di-assisi-2024.html