Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Epifania: Frei Medella pede para “ser luz na vida do outro” nesse tempo de pandemia

04/01/2021

Notícias

Petrópolis (RJ) – Neste domingo (3/01), dia em que a Igreja do Brasil celebra a Solenidade da Epifania do Senhor,  a comunidade do Convento e da Paróquia do Sagrado reuniram-se, às 10 horas, para a Celebração Eucarística, presidida pelo Vigário Provincial da Província da Imaculada Conceição, Frei Gustavo Medella, e concelebrada pelo vigário paroquial, Frei Abílio Antunes do Amaral. A Celebração, transmitida pela Rádio Imperial e pela página do Facebook da Paróquia, teve Frei Lauro Both e Frei Felipe Carretta na animação.

Segundo o celebrante, a data oficial dos Santos Reis é originalmente celebrada no dia 6 de janeiro, mas por questões pastorais a Igreja do Brasil ajusta sempre para o domingo mais próximo.

Frei Gustavo lembrou que a liturgia apresenta com destaque o tema da luz e da estrela. “Na 1ª leitura, vemos uma profecia de muita esperança para aquele povo que vivia a dura experiência do exílio”, destacou.

“No Evangelho, o tema da luz volta com a figura da estrela que brilha e guia os magos que vão ao encontro do Rei nascido”, explicou. “Em nosso tempo precisamos ter muito cuidado e muito discernimento para perceber se nos guiamos pela luz verdadeira que é a luz de Deus, ou por luzes periféricas, passageiras e ilusórias que nos levam a um grande vazio”, disse o frade, lembrando que a sociedade vive um forte espírito de cobrança, poder, desempenho e produtividade. “Precisamos parar e interromper essa lógica”, disse.

Frei Medella lembrou ainda que todas as instruções de cuidado em relação à pandemia fazem parte do compromisso de ser luz na vida do outro. “Por isso, todos os esforços em relação à vacina, à cura, ao tratamento devem sempre ser um direito universal, independente das amarras de lucro, do mercado, mas algo facultado e oferecido a todos, sem exceção”, enfatizou.

A celebração teve continuidade com a liturgia eucarística, onde se celebrou a manifestação de Cristo na carne, mas também a todos os povos e, assim, a universalidade de sua Salvação. No final, Frei Gustavo agradeceu a presença de todos e desejou esperança neste novo ano que se inicia. Frei Abílio concedeu a bênção final, encerrando a Missa.


Frei Augusto Luiz Gabriel