Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Ivo e Frei Marcos marcam a Solenidade da Imaculada com seus jubileus

08/12/2020

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ) –  O dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição de Maria, Padroeira da Ordem dos Frades Menores e da Província, marcou pela festa, na Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ), dos jubileus de Frei Ivo Müller e Frei Marcos Antônio de Andrade, que celebraram seus 25 anos de vida sacerdotal. O dia marcou também o encerramento das atividades acadêmicas dos frades no tempo da Teologia. 

A Celebração do Jubileu de Prata, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, foi presidida por Frei Marcos Andrade, às 10 horas desta terça-feira. Seu confrade jubilando, Frei Ivo Müller, foi o concelebrante juntamente com o pároco Frei Jorge Paulo Schiavini e com os vigários paroquiais, Frei José Ariovaldo da Silva e Frei Abílio Antunes do Amaral. Toda Fraternidade se fez presente e testemunhou este importante momento na vida da Fraternidade Provincial. O Coral dos Frades Cantores animou a celebração, que contou com a presença de fiéis, paroquianos e amigos dos jubilandos.

Frei Marcos Andrade recordou que, neste dia, também celebra o jubileu de 25 anos de ordenação de seu pai, Jair de Andrade, Diácono Permanente da Arquidiocese de Sorocaba (SP). Ele não pôde estar presente por razões já conhecidas, mas, esteve unido e conectado através da transmissão ao vivo realizada pelas plataformas digitais da Paróquia.

CANTAI AO SENHOR DEUS UM CANTO NOVO

Frei José Ariovaldo, escolhido pelos jubilandos para fazer a homilia, iniciou sua reflexão rendendo graças pela vocação ao ministério ordenado de Frei Ivo e de Frei Marcos. “É muito bom estarmos aqui, para ouvirmos a Palavra e celebrarmos a Ação de Graças por excelência: a Eucaristia. Toda vez que a celebramos, sempre levamos uma chacoalhada em nosso sono: ‘Sejam assim também’, Corpo entregue, Sangue derramado”, disse.

Para Frei Ariovaldo, há 25 anos Frei Ivo e Frei Marcos atuam no ministério presbiteral, como colaboradores da liderança maior na pessoa dos bispos. Segundo ele, Deus, pelo seu Espírito, os fez assim e a Igreja, neste Espírito, os chamou. “Vocês disseram sim, e o Espírito Santo de Deus os consagrou para atuarem como sacerdotes do Deus altíssimo em favor do povo. E o fazem como irmãos menores, a saber: dedicam-se em atuar como sacerdotes dentro do espírito de São Francisco, na simplicidade e humildade do Corpo do Senhor, na compaixão para com todos, com os pobres, os doentes, os sofridos, e tendo um imenso amor para com a Palavra de Deus e, sobretudo, o Corpo do Senhor, do qual aprendemos e assimilamos o ser menor entre todos”, descreveu.

Já no final da homilia, Frei José Ariovaldo apresentou alguns dados biográficos e  trabalhos evangelizadores dos jubilandos sacerdotes, “colaboradores diretos de Cristo por 25 anos no grande mutirão em favor da vida neste nosso querido planeta terra”. Concluiu: “Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios. Gratidão! Gratidão! É muita gratidão”. No final, Frei Ariovaldo, recitou uma poesia, intitulada: “Mensagem aos sacerdotes”.

Logo após a homilia, deu-se início ao rito de renovação do compromisso assumido há 25 anos, na Ordenação Presbiteral. Já no presbitério, em frente ao altar, receberam da paroquiana Eloísa e de Frei Almir Ribeiro Guimarães as velas acesas e renovaram os compromissos sacerdotais na presença do guardião Frei Jorge Schiavini. A comunidade local os acolheu com uma calorosa salva de palmas.

A solene celebração prosseguiu com a liturgia eucarística. Após a comunhão, o coral dos frades emocionou com o tradicional cântico do Tota Pulcha, entoado aos sábados em todos os conventos franciscanos.

AGRADECIMENTOS

Nos agradecimentos, Frei Jorge frisou a alegria e emoção de celebrar em fraternidade este importante momento na vida dos seus confrades. “Rendemos ação de graças a Deus que os chamou, os sustentou, lhes deu perseverança e os envia para continuar servindo o Senhor, a Igreja e trazendo presente o Senhor em suas vidas. Queremos agradecer pelo serviço generoso de vocês em nossa Paróquia do Sagrado”, disse. Em seguida, os presenteou com duas orquídeas.

Frei Marcos Andrade agradeceu a Frei Ariovaldo pela homilia. “Me lembrei da minha ordenação, onde Frei Ariovaldo fora o animador. Muito obrigado pela meditação desta liturgia tão importante para a vida da Igreja, da Ordem, da Província e também para todos nós que aqui juntos celebramos”. Ele também fez memória do saudoso Frei José Luiz Prim, dos seus confrades de turma e do bispo Dom Pascásio Rettler, que o ordenou há 25 anos. Lembrou de seus familiares, em especial de seu pai, que também celebra o Jubileu de Prata. “Pai, que Deus abençoe este ministério. O senhor e minha mãe foram os verdadeiros sacerdotes que me inspiraram a assumir e dar o meu ‘sim’ a este chamado da Igreja”, disse emocionado. 

Agradeceu à Paróquia do Sagrado e também aos Canarinhos de Petrópolis. “Desde o tempo de estudante foi também a minha segunda casa”. Agradeceu aos frades do quarto ano que recentemente foram transferidos para novas fraternidades: “Obrigado por estes quatro anos de fraternidade e aprendizado. Que vocês possam continuar neste caminho tão belo de serviço dentro de nossa Ordem, seguindo os passos de Jesus Cristo, como São Francisco fez”. Fez menção a todos os seus confrades da comunidade permanente e das fraternidades formadoras de Imbariê e Campos Elíseos, da Baixada Fluminense. Encerrou pedindo orações.

Frei Ivo Müller disse que há 25 anos, depois de todo processo de formação teológica em Jerusalém, Israel, ao chegar no Brasil fez uma preparação para as mais de 25 comunidades da Paróquia São Jerônimo de Caxambu do Sul (SC). “Ali, nós celebramos minha Ordenação Sacerdotal”, explicou. Depois, fez menção ao lema de sua ordenação: ‘Vós sois o sal da terra e a luz do mundo’: “Procurei colocar isso em prática durante todos esses anos que me dediquei ao serviço do povo de Deus”. “Quero agradecer a linda pregação de Frei Ariovaldo, as palavras acalentadoras do Frei Jorge, a companhia de Frei Marcos desde o tempo de Guaratinguetá (SP). Quero agradecer a todos, comunidade e povo de Deus, e a fraternidade, que vejo como uma verdadeira escola da vida. Muito obrigado e que Deus nos abençoe e nos guarde”, completou.

A Celebração Eucarística, que durou 1h30, terminou com a solene bênção e com o tradicional canto “Imaculada”, de Frei Fabretti.


Frei Ivo Müller nasceu no dia 3 de junho de 1961, em Serrinha, na cidade de Chapecó (SC). Vestiu o hábito franciscano no dia 20 de janeiro de 1982 e professou solenemente na Ordem dos Frades Menores no dia 08 de dezembro de 1985. Sua ordenação sacerdotal se deu no dia 29 de julho de 1995. Atualmente Frei Ivo é diretor do Instituto Teológico Franciscano (ITF), Comissário da Terra Santa e Vigário Paroquial da Paróquia do Sagrado.

Frei Marcos Antônio de Andrade nasceu no dia 22 de setembro de 1967, em Sorocaba (SP). Vestiu o hábito Franciscano no dia 11 de janeiro de 1988 e professou solenemente na Ordem dos Frades Menores no dia 24 de setembro de 1993. Sua ordenação presbiteral se deu no dia 09 de dezembro de 1995. Atualmente, Frei Marcos é mestre dos Frades do Tempo da Teologia, Diretor do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis e professor no ITF.


VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA