Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

D. Gregório aponta o itinerário aos nove diáconos ordenados: serviço!

19/12/2020

Notícias

Petrópolis (RJ) – Serviço! O bispo diocesano de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, resumiu em uma palavra a missão que a partir deste dia, 19 de dezembro de 2020, assumem Frei Alan Leal de Mattos, Frei Jefferson Max Nunes Maciel, Frei Jhones Lucas Martins, Frei Josemberg Cardozo Aranha, Frei Junior Mendes, da Província da Imaculada; Frei Canga Manuel Mazoa, Frei Mário Sampaio Pelu e Frei Santana Sebastião Cafunda, da Fundação Imaculada de Angola; e Frei Raoul A. Bentes, da Custódia São Benedito da Amazônia, ao receberem o primeiro grau do sacramento da Ordem, o Diaconato.

“Só existe um modo de nós realizarmos na vida franciscana, ou na vida beneditina, ou na vida religiosa e na vida da Igreja: um serviço que é alegria e um serviço que gera alegria no coração dos irmãos”, disse Dom Gregório, ao presidir a Celebração Eucarística, às 9 horas, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ), tendo como concelebrantes o Vigário Provincial Frei Gustavo Medella, representando o Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição, Frei César Külkamp, e Vigário Custodial Frei Elder de Sousa Almeida, representando o Custódio da Custódia da Amazônia, Frei Edilson Rocha da Silva.

Os nove ordenandos escolheram como lema “Eu vos designei para irdes e para que produzais fruto” (Jo 15,26c). Em seu comentário inicial, Frei Felipe Carretta explicou que os eleitos ao diaconato assumem a missão de anunciar a Palavra de Deus, ensinando a verdade e denunciando as injustiças e assumem a missão de celebrar o culto divino, cuidando da Ceia do Senhor.

Seus confrades da Fraternidade e das Fraternidades vizinhas, familiares, amigos e um número limitado de fiéis estiveram presentes, guardando as devidas normativas sanitárias. A celebração foi transmitida pela página do Facebook da Paróquia do Sagrado e pela TV Franciscanos, no canal do YouTube. O Coral dos Frades fez a animação desta Santa Missa.

Após a Liturgia da Palavra, deu-se início ao rito de Ordenação Diaconal. O Vigário Provincial, Frei Gustavo, pediu a Dom Gregório que ordenasse diáconos os jovem confrades e atestou a idoneidade dos candidatos: “Esses nossos irmãos percorreram todo o itinerário formativo para a vida ministerial e, diante do pedido que eles apresentam, nós ouvimos os responsáveis por esse itinerário, ouvimos o povo de Deus e também a Fraternidade a que cada um deles pertencem, e por isso podemos dizer que eles foram considerados dignos”, garantiu, convidando Frei Elder para dar seu testemunho em vista do ordenando Frei Raoul. “Tendo interrogado o povo de Deus, inclusive comunidades aqui de Petrópolis, onde Frei Raoul fez pastoral, e ouvindo responsáveis da formação da minha Custódia, dou testemunho que ele é considerado digno”, declarou.

Dom Gregório insistiu na palavra-chave da homilia: serviço. Segundo ele, citando o capítulo 15 do Evangelho de São João, ali está a preocupação de Jesus. “Ele resume tudo dizendo: ‘Amai-vos uns aos outros’. E por que Jesus diz isso? Porque os seus apóstolos já o amavam. Ele já é reconhecido como Deus. Então, inegavelmente, os apóstolos O amavam acima de todas as coisas e, portanto, já cumpriam o primeiro mandamento: ‘Amar a Deus sobre todas as coisas’. Mas a consequência desse primeiro mandamento é que vai dizer se nós verdadeiramente amamos a Deus, que é amar ao próximo”, explicou.

“A vida cristã é prática; a vida cristã não é uma vã filosofia; a vida cristã não é apenas uma teoria ou uma série de leis que rege uma vida. A vida cristã é prática, porque toda lei, todo mandamento, resume-se naquilo que nós somos capazes de testemunhar. Afinal de contas, o próprio Senhor nos disse que não é todo aquele que diz ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus. Não é aquele que cumpre todas as leis que agradam a Deus. Agora, aquele que é capaz de amá-Lo de verdade e praticar esse amor em relação ao irmão, esse sim é capaz de entender todo o coração de Deus”, acrescentou.

Para Dom Gregório, nisso está a beleza da vida e a beleza de todo o ensinamento do Senhor. “A prática desse amor nos faz olhar a todos, principalmente aqueles que são invisíveis na nossa sociedade. A prática desse amor nos faz olhar para o próximo mais próximo, mas também sentir as dores do mundo, vivendo as realidades, aprendendo com aquilo que nos é ensinado por todos. E sabendo, ao mesmo tempo, que esse amor é profundamente exigente. Assim, Jesus, nos últimos dias de sua vida, insiste em mostrar aos apóstolos que esse amor é serviço. Porque, afinal de contas, nós estamos nesse mundo como o próprio Filho de Deus, seguindo o seu exemplo, ou seja, eu não vim para ser servido, mas para servir. Se Deus agiu assim é porque nós também precisamos agir assim”, orientou.

IMPOSIÇÃO DAS MÃOS

O bispo se dirigiu aos ordenandos enfatizando que eles desejam única e exclusivamente cumprir o mandamento do Senhor: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Mas para que desejem esse amor é preciso que ele se torne prática através do serviço que exercem. “Já o fazem através da vida franciscana, que é uma vida de atenção, uma vida de atenção principalmente para com aqueles que gritam por um prato de comida, por uma casa digna, por uma educação que lhe seja conveniente, por aqueles que pedem uma atenção porque não são enxergados pela sociedade, por aqueles que estão no meio das ruas, por aqueles que estão nos mais diferentes países, seja no Hemisfério Norte ou Sul, porque a injustiça chegou a todos os lugares e a fome também. Assim, o trabalho diferenciado da vida franciscana tem olhos de águia para perceber o que não é perceptível e para clamar pela ajuda de tantos para que não falte a esse mundo a Palavra que alimenta e o pão que dá movimento à vida”, exortou.

“Ora, queridos irmãos franciscanos, vocês serão ordenados diáconos. Vocês, mais do que nunca, terão a possibilidade de praticar aquilo que vocês prometeram pelos votos que emitiram. Vocês, mais do que nunca, têm a possibilidade de viver essa alegria, porque a vida é serviço. Jesus foi diácono a vida inteira. Exerceu também o seu ministério como sacerdote do Pai através de uma vida diaconal: serviço, atenção, amor, prática e alegria naquilo que ele via como resposta a um povo que clamava por sua presença e que via nas suas atitudes a graça de Deus”, realçou.

O bispo, contudo, fez um alerta: “Atenção: o serviço é exigente. Às vezes aqueles a que nós servimos são imediatistas, são ingratos e são exigentes. Portanto, quando a gente vai para o serviço deve estar apenas preocupado com o serviço que vamos exercer e não com a resposta que teremos como resultado desse serviço. Se vem através da gratidão, Deus seja louvado! Se fazemos e não somos reconhecidos, Deus seja louvado! Porque tudo que devemos realizar é com ele, por ele e para ele. Devemos servir a todos porque ali está, principalmente nos menores, a imagem fiel de Jesus que clama pela nossa presença, pelo nosso serviço e pelo nosso amor”, ensinou.

E Dom Gregório desejou: “Desse modo, sejam muito felizes pelo serviço diaconal que vocês vão exercer; sejam muitos felizes na realização desse serviço dentro da primeira vocação de vocês, que foi o chamado para a vida religiosa e cumpram esse serviço com alegria, porque só existe um modo de nós realizarmos na vida franciscana, ou na vida beneditina, ou na vida religiosa e na vida da Igreja: um serviço que é alegria e um serviço que gera alegria no coração dos irmãos. Nisso está a nossa realização. Por mais que seja exigente, a alegria deve imperar; por mais que seja feliz, ainda mais devemos colher a felicidade, essa mesma que nós transmitiremos aos nossos irmãos e às nossas irmãs. Que Deus, portanto, os abençoe pela resposta que deram à Igreja e que essa resposta dada à Igreja se cumpra naquilo que a Igreja pede para vocês. Vocês vieram para servir e não para serem servidos”, concluiu.

Terminada a homilia, os ordenandos se colocaram diante do bispo, que os interrogou sobre seus propósitos publicamente. Seguindo o rito, Frei Alan, Frei Jefferson, Frei Jhones, Frei Josemberg, Frei Junior, Frei Canga Manuel, Frei Mário, Frei Santana e Frei Raoul prometeram desempenhar com humildade e amor o ministério dos diáconos, respeitar e prestar obediência aos sucessores dos Apóstolos, viver o celibato, perseverar no espírito da oração e imitar sempre na sua vida o exemplo de Cristo. Em seguida, os eleitos aproximaram-se do bispo, e, de joelhos, cada um colocou suas mãos entre as do Bispo, que o interrogou novamente. Os eleitos confirmaram diante da Igreja e de seu pastor o firme propósito de cumprir fielmente o ministério diaconal.

Na Ladainha dos Santos, é feita a súplica ao Senhor para que derrame sua bênção sobre os ordenandos, seus servos. É sempre uma imagem muito forte e emocionante ver os ordenandos prostrados.

PROPÓSITO DO ELEITO

Em seguida, eles se colocaram novamente de joelhos diante de Dom Gregório, que solenemente impôs as mãos sobre suas cabeças e proferiu a Prece da Ordenação. Seus confrades revestiram Frei Alan, Frei Jefferson, Frei Jhones, Frei Josemberg, Frei Junior, Frei Canga Manuel, Frei Mário, Frei Santana e Frei Raoul com as vestes e as estolas diaconais. Depois, eles receberam das mãos do bispo o Evangeliário: “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro; transforma em fé viva o que leres, ensina aquilo que creres e procura realizar o que ensinares”, disse o bispo. E, por fim, o bispo e os celebrantes acolheram e desejaram a paz aos novos diáconos. Devido à pandemia, confrades e o povo não deram o abraço, como é costume, aos novos diáconos.

Terminado o rito, prosseguiu-se com a Celebração Eucarística, onde Frei Alan e Frei Josemberg passaram a servir o altar pela primeira vez como diáconos.

AGRADECIMENTOS

Frei Jefferson falou em nome do grupo, saudando a todos os presentes. “Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que em sua misericórdia fez resplandecer novamente em sua Igreja, pela Ordem do Diaconado, a presença do Cristo, que se fez servidor de todos. Rendamos graças a Deus, que tendo inspirado os Apóstolos de seu Filho por meio do Espírito Santo, pela eleição de sete homens de bem, concedeu a sua Igreja este sagrado ministério, que hoje assumimos diante de cada um de vós. Elevemos também louvores Àquele, que é a fonte de toda a graça, pelos inúmeros exemplos que nos concedeu por meio de vós, irmãos e irmãs, e que nos nutriram no crescimento da vontade de contribuir com a diaconia da Igreja. Que pelo fortalecimento do Espírito Santo que hoje recebemos, nós possamos ser cada vez mais a presença sacramental do Cristo Servo para a edificação da Igreja. Agradecemos a todos vós, irmãos em Cristo, por todas as orações e pedimos que continuem rezando por nós e por todos os diáconos da Igreja para que permaneçamos fiéis no Cristo Senhor”, disse, pedindo a proteção e proteção e intercessão de Maria para que possam sempre frutificar e que o fruto de nosso ministério permaneça para o bem da humanidade, da Igreja e para a maior glória de Deus Pai.

Frei Medella falou em nome do nosso Ministro Provincial, Frei César Külkamp, agradecendo a D. Gregório, pelo modo fraterno, paternal, com o qual sempre se faz presente junto à Fraternidade. “Eu quero agradecer às famílias de cada um de vocês; sintam-se abraçados em nome da nossa Província. A todos os confrades das Fraternidades às quais vocês pertencem e também às comunidades de fé onde vocês exercem o seu ministério e as comunidades onde vocês também se originaram, sintam-se abraçados com nosso abraço de gratidão. Aos confrades do tempo de formação, professores e formadores, muito obrigado. E vocês, meus queridos irmãos, obrigado pelo ‘sim’ de vocês, porque no tempo que estamos vivendo na Igreja, tanto mais relevante será para o mundo quanto mais conseguir mostrar na prática o seu rosto ministerial, explicitado pelo diaconato-serviço que hoje vocês assumem e que, certamente, os acompanhará em cada momento de sua vida. Deus os bençoe! Muito, muito obrigado a cada um, a cada um uma, presente aqui e todos que nos acompanharam pelas mídias digitais”, agradeceu o Vigário Provincial.

Frei Canga, agora diácono, fez o convite: “Inclinai-vos para receber a bênção”!


Frei Augusto Luiz Gabriel e Moacir Beggo



VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA