Encontro de noviços reúne culturas de cinco países
12/04/2016
Noviços de quatro entidades religiosas – Ordem dos Frades Menores (OFM), Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), Irmãos Maristas e as irmãs da Divina Providência – se reuniram no dia 4 de abril último em Rodeio, Santa Catarina, no Noviciado São José para o primeiro Novinter do ano.
Esse encontro reuniu 35 noviços dessas entidades, mas o curioso foi ver que neste grupo estavam cinco culturas diferentes, como Angola, Argentina, Brasil, Bolívia e Paraguai, e nove Estados brasileiros: RN,AM,CE,MG,RJ,SP,PR,SC,RS. Uma diversidade enriquecedora que tornou ainda mais agradável o encontro.
Um dos métodos utilizados foi o de formar grupos para as dinâmicas de trabalho, liturgia e animação. Este ano refletiu-se sobre o autoconhecimento que cada noviço/a deve ter de si próprio, seus impulsos, sentimentos, emoções, desejos, projetos, paixões, necessidades, destacando-se que o candidato à vida religiosa é chamado a integrar toda essa energia humana.
Deste modo, para buscar a perfeição no itinerário religioso, o principal risco é o de o candidato eliminar uma parte do ‘próprio eu’, considerada menos nobre, como sentimentos de inveja, ciúme, medo, entre outros, e assim negar ou rejeitar forças que continuam presentes nele. Neste modelo, toda sua energia não é mais uma força que a pessoa explora para poder viver, mas sim uma força bruta que continuamente entra em conflito com o seu próprio eu.
Já outro modelo, que é da integração, não elimina nada, no entanto procura fazer com que todas as forças, impulsos, girem em torno do centro da vida. Deste modo, o esforço surge para equilibrar esses impulsos entre si. Assim, o(a) candidato(a) à vida religiosa terá de conhecer os seus sentimentos, temperamentos, necessidades e atitudes, de modo que leve ao crescimento humano e espiritual, confrontando e discernindo os valores que consideram positivos e negativos para se fortalecer no seguimento de Jesus Cristo. Todavia, trata-se da necessidade de se conhecer, assumir e responsabilizar-se por tudo aquilo que é a busca para a vida religiosa.
Analisando as atividades do Novinter, observou-se que as dinâmicas de animações, interação e exposição do tema foram bastante enriquecedoras para os noviços (as). O evento terminou no dia 8 deste mês no Eremitério Frei Egídio, e cada um pôde manifestar os conhecimentos que adquiriu durante os dias de reflexões, sem falar, do momento sempre muito enriquecedor da confraternização, especialmente num ambiente tão rico culturalmente.
Frei António da Silva Manuel, noviço