Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei César: “Eu acolho esse convite”

17/11/2018

Notícias

Agudos (SP) – Em uma eleição rápida neste sábado (17/11), durante a sessão capitular que começou às 11 horas na Sala Capitular do Seminário Santo Antônio de Agudos, o atual Vigário Provincial, Frei César Külkamp, foi eleito Ministro Provincial pelos 119 votantes, todos professos solenes, já que os professos temporários não puderam participar da eleição por definição dos Estatutos Gerais da Ordem.

A eleição começou com uma celebração, que marcou o juramento dos escrutinadores e a renúncia do cargo do Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel. “Chegando ao fim do mandato do Capítulo, dando graças a Deus pela oportunidade de servir aos irmãos e pedindo perdão a Deus e aos irmãos por todas as vezes que não tenha feito segundo os ensinamentos e o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo e de nosso Seráfico Pai São Francisco”, disse Frei Fidêncio, deixando a função que permaneceu por 9 anos. Os Definidores, guardiães e demais cargos de eleição também foram convidados pelo Visitador Geral, Frei Miguel Kleinhans, a renunciarem. Frei Fidêncio, num gesto simbólico, entregou os selos da Província ao presidente do Capítulo.

Frei César foi eleito no primeiro escrutínio por um total de 77 votos. Logo após o resultado, Frei Miguel perguntou se ele aceitava o cargo, a que ele respondeu positivamente. “Com consciência das minhas dificuldades, dos meus pecados, não me vejo como um líder nem uma pessoa mais preparada numa Província, onde eu aprendi a contemplar gigantes em todos os sentidos. Ao lado do Frei Fidêncio, pude ver também o quanto ele se dedicou, o quanto é difícil essa tarefa, o quanto ela realmente exige e consome a pessoa, a ponto de se esquecer de si mesmo. Pude contemplar e pensar: ‘Eu não consigo fazer isso como o Frei Fidêncio, tenho consciência disso!’. Mas, ao mesmo tempo, quando nós rezamos há pouco, vi que esta é uma oportunidade de servir aos irmãos e, por isso, contando com a colaboração, com a correção, com a ajuda fraterna, com a condição de verdadeiros irmãos que me dão esta oportunidade de servir, eu acolho esse convite que me fazem e agradeço pela confiança”, disse Frei César.

Em seguida, todos os capitulares se dirigiram à capela do Seminário para a celebração da tomada de posse do Ministro Provincial. Frei Miguel presidiu a celebração e chamou ao seu lado Frei César. Depois da leitura do Evangelho de Lucas – “que não seja assim entre vós; mas o que entre vós é o maior, torne-se como o último” -, Frei Miguel fez uma breve homilia, lembrando o tema da minoridade que Frei Vanildo Zugno desenvolveu nos primeiros dias do Capítulo.

De joelhos, diante do Visitador Geral, Frei César fez a profissão de fé e foi confirmado como eleito. “Eu, Frei Miguel, pela autoridade da qual estou investido, confirmo a ti, Frei César Külkamp, como Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, canonicamente eleito, conferindo-te, conforme as Constituições Gerais da nossa Ordem, a autoridade, o poder e o ministério pastoral de todos os Irmãos da mencionada Província, bem como a administração temporal e espiritual da mesma Província”, confirmou o Visitador.

Antes da bênção final, Frei César recebeu o abraço de todos os frades presentes no Seminário de Agudos. E pediu que todos estendessem as mãos em sua direção para receber a bênção de São Francisco.


Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea e Moacir Beggo


VEJA MAIS IMAGENS