Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encantos de Angola

03/03/2023

Notícias

1. Hoje foi o término dos encontros de canto franciscano aqui em Angola. Foram dias de “Encantos de Angola”. Passei por Malange no Seminário Monte Alverne com os Aspirantes, na Missão, onde começou os acenos da vida franciscana na Paróquia Santos Mártires de Uganda e também na Paróquia Santa Terezinha, em Kangadala; no mosteiro das irmãs Clarissas Nossa Senhora dos Anjos. Depois vim para Luanda e me encontrei com os frades aqui no Seminário São Francisco, juntos com a família franciscana (irmãs) e também o mosteiro das Irmãs Clarissas Sagrado Coração de Jesus. Fui na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viana, com a comunidade e os postulantes. Encontramos todos nesta paróquia por ter mais espaço para tanta gente. De fato foi o maior grupo entre todos.

2. Encantos de Angola retrata bem a minha passagem aqui neste País, nestas cidades de uma cultura rica em pessoas, terras, musicalidade, comida, mas que sofrem pelo descaso das autoridades civis. O povo sofre de verdade, mas não demonstra no seu jeito de acolher e corresponder às coisas do alto com um sorriso aberto e generoso.

    (toque nas imagens menores para ampliá-las)

3. Encantos de Angola é uma iniciativa do governo Provincial, que estando aqui sentiu que poderia ser mais presente a espiritualidade franciscana através da arte do canto. E, estando aqui, promovendo essa oportunidade de aprender cantar e rezar com Francisco e Clara de Assis vi que a espiritualidade já está no coração dessa gente e o canto franciscano é só ensinar, porque aprendem rápido! Gostam de louvar a Deus com os gestos, a voz e a alma.

4. Encantos de Angola veio como que um presente para mim, pois aprender e ensinar é algo extraordinário. “Dar de graça o que de graça recebeu”. Os locais onde estamos como frades menores em nome da Fundação Santa Mãe de Deus são espaços de irradiação do cuidado e solidariedade franciscana. Cantar e ensinar a vida de Francisco e Clara de Assis torna-se um desafio ético, moral e religioso, pois não só “de pão vive o homem, mas de toda a Palavra da boca de Deus”. O apelo franciscano é de transformação, de acolhimento, de fé, de esperança e de justiça social. Onde estamos oferecemos a graça dos sacramentos, a comunhão com as diversas entidades religiosas e a formação dos jovens que nos procuram para serem frades menores. É muita coisa! O canto me leva a pensar nas crianças que tem apenas uma refeição por dia, das mamas que carregam em suas cabeças kilos de coisas para venderem e sustentarem-se, dos casebres em forno sem condições de saneamento básico e de tantos jovens perambulando nas ruas sem nada fazer. Claro que onde eu estive não houve se quer uma queixa quanto a isso, mas eu vi essa realidade. Impressiona a dedicação dos frades, das irmãs religiosas, das mamas, catequistas e jovens que lutam para deixar isso mais bonito e possível de viver. É uma luta para sobreviver.

5. Fui muito bem recebido em todos os cantos. O abraço, o sorriso estampado no rosto, a dança, a música, a comida e aquele “ muito obrigado frei!” Encantos de Angola foi ensinar, aprender, rezar, conhecer, cantar e sorrir e esperar. Paz e bem!


Luanda, 2 de março de 2023
Frei Florival Mariano de Toledo