Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encaminhamentos finais do Congresso Missionário

26/10/2018

Notícias

Frei Gustavo Medella

Cidade da Guatemala – Depois de uma semana intensa de palestras, reflexões, orações, partilhas e trabalho, o III Congresso Missionário Franciscano da América Latina e do Caribe caminha para seu encerramento. Nesta sexta, o colombiano Miguel Angel Jaimes Ruiz (foto abaixo), consultor de projetos participativos, membro engajado na caminhada da Igreja, tratou da elaboração de planejamentos pastorais. O primeiro ponto para um bom projeto eclesial, segundo o especialista, é o cultivo de uma Mística transformadora que pode ser alcançada a partir de um encontro pessoal entre o fiel e Jesus Cristo. “Facilitar um encontro vital e profundo com Jesus é a principal tarefa pastoral”, assinalou. Para Angel, o contato com a Boa Nova desenvolve a consciência humana para contemplar novos horizontes e suscitar novas esperanças. Baseando-se na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, o conferencista elencou quatro princípios para um projeto comum, que são: o tempo é superior ao espaço; a unidade prevalece sobre o conflito; a realidade é mais importante do que a ideia; o todo é superior à parte.

A segunda preocupação diz respeito ao método, pautado na formulação VER-JULGAR-AGIR… AVALIAR-CELEBRAR. Com bom humor, Jaimes comparou o processo participativo para a elaboração de um projeto a um plano de voo: tem uma definição; é ordenado, mas flexível; está sujeito a turbulências; às vezes se faz necessário retomar o rumo e possui um destino comum. Como terceiro aspecto, Jaimes apresentou 5 características de uma liderança ético-comunitária, a que chamou de 5 c’s: consciência, competência, compaixão, criatividade e cooperação.

RESULTADO DO TRABALHO DAS OFICINAS TEMÁTICAS

Outra atividade foi a partilha das propostas que nasceram dos trabalhos nas oficinas temáticas. Frei Luis Gallardo, frade equatoriano e Secretário Geral para a Evangelização da Ordem, convocou para a mesa central os Secretários das Conferências que compõe a União das Conferências Latino Americanas dos Frades Menores, a UCLAF. Todo o material apresentado pelas Oficinas também irá ser considerado na elaboração do Documento Final do III Congresso Missionário Franciscano da América Latina e do Caribe.

congresso_261018_1

Na parte da tarde, Frei Atilio Battistuz colocou em debate a questão da presença missionária da Ordem na Amazônia. Ao final da tarde, a partir das 18h30, houve a Missa de encerramento, com a participação dos congressistas e das famílias que os acolheram nestes dias de atividade. Em seguida, todos participaram de um jantar festivo, num clima marcado pela alegria, gratidão e espírito de fraternidade. Neste sábado, os participantes do Congresso saem em caravana, ainda de madrugada em direção a Morales, Izabal, onde participam da Beatificação de Frei Tulio Maruzzo e Obdulio Arroyo (veja mais sobre os novos beatos).