Emergência por enchente no Paquistão
16/09/2025

Arrecadação de fundos para as populações afetadas
Entre agosto e setembro de 2025, a região de Punjab, no Paquistão, sofreu uma das piores enchentes de sua história. Nesta terra, onde os rios são uma característica marcante (a própria palavra Punjab deriva do persa Panj-āb, “cinco rios”) e uma fonte de subsistência para milhões de habitantes, a água também se revela, ciclicamente, como a principal fonte de risco. Chuvas recordes de monções e vazamentos de barragens na fronteira fizeram com que três dos cinco principais rios que atravessam o país — Ravi, Sutlej e Chenab — transbordassem, devastando vastas áreas agrícolas ao longo de suas margens.
Mais de 2.000 aldeias foram completamente submersas e mais de 2 milhões de pessoas foram forçadas a abandonar suas casas, com dezenas de vítimas fatais. Mais de 4,2 milhões de hectares de terras agrícolas foram destruídos, causando danos incalculáveis a culturas vitais, como arroz, milho, algodão e cana-de-açúcar. Os prejuízos econômicos são severos, com comunidades inteiras privadas de seus meios de subsistência, enquanto o risco de epidemias e desnutrição aumenta diariamente.
A Ordem dos Frades Menores está presente no Paquistão por meio da Custódia Autônoma de São João Batista, que conta com mais de 60 frades distribuídos entre Karachi e Lahore. Os Frades Menores destacam a gravidade da situação e reafirmam seu compromisso em fornecer soluções concretas às famílias que perderam todos os meios de subsistência e às pessoas que necessitam de cuidados médicos, fazendo todo o possível para evitar uma catástrofe humanitária.
As comunidades locais precisam de assistência alimentar, água potável, itens essenciais não alimentares (como utensílios de cozinha e kits de higiene), assistência médica e proteção de seus meios de subsistência restantes. Por isso, os frades lançaram um projeto de emergência com o objetivo de aliviar o sofrimento de um grande número de pessoas.
O projeto prevê a distribuição de cestas básicas e itens essenciais para 1.000 famílias, além do estabelecimento de acampamentos médicos para aproximadamente 500 pessoas que necessitam de cuidados primários e de urgência.
Para apoiar o trabalho dos Frades Menores em prol das vítimas das enchentes, a Fundação Fraternitas da OFM lançou uma campanha de arrecadação de fundos. Clique aqui para oferecer sua ajuda
Fonte: https://ofm.org/














