Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Novos beatos franciscanos: mártires de Izabal

24/10/2018

Notícias

izabal_241018 500O prefeito da Congregação da Causa dos Santos, o Cardeal Giovanni Angelo Becciu, representante do Santo Padre, preside a cerimônia de beatificação do Venerável Tullio Maruzzo, sacerdote da Ordem dos Frades Menores, e Luis Obdulio Arroyo Navarro, leigo pertencente à Ordem Franciscana Secular e catequista, no sábado, 27/10, na cidade de Morales, no Vicariato Apostólico de Izabal (Guatemala).

O martírio dos novos beatos aconteceu na região de Los Amates, Quiriguá, Vicariato de Izabal, na tarde de 1º de julho de 1981. No fim de um intenso dia de trabalho apostólico, Frei Tullio conduziria uma reunião dos Cursilhos da Cristandade. O catequista Luis Obdulio se ofereceu a acompanhá-lo, dirigindo o carro. Os dois estavam conscientes que eram perseguidos por causa da evangelização e promoção humana que estava realizando em favor dos mais pobres. Ambos haviam recebido ameaças previamente explicitas. A pregação da verdade e da justiça evangélica foi considerada uma atividade subversiva pelo regime político. No caminho de volta, o carro em que viajavam foi parado próximo a uma plantação de banana. Os dois foram forçados a sair do carro, ameaçados com arma. Eles foram fuzilados e os corpos ficaram abandonados ao lado da rodovia.

Frei Tullio Maruzzo nasceu na cidade de Lapio, Itália, em 1929. Aos 10 anos, ingressou no Colégio Seráfico de Chiampo, dos Frades Menores, com seu irmão gêmeo Lucio. Foi ordenado sacerdote em 1953, em Veneza, pelas mãos de Angelo Guiseppe Roncalle, futuro Papa São João XXIII. Sua primeira destinação foi um orfanato. Três anos depois, recebeu uma carta de seu irmão, que era missionário na Guatemala, e pediu que ele também o enviassem a este país da América Central. “Era discreto e o lembram como uma pessoa um pouco tímida, a princípio também incompreendido por sua ação pastoral”, comentou o padre Lorenzo Broggian, atual pároco de Lapio, comunidade de todos os anos celebra o martírio de Frei Tullio.

Ele pertencia à Província dos Frades Menores de Veneto. Desenvolveu sua atividade pastoral nas paróquias de Puerto Barrios (1960-1963), Entre Ríos-Abacá (1963-1968), Morales (1968-1980) e Quiriguá (1981). Neste vasto território, em meio a dificuldades de todo tipo, ampliou sua ação missionária para chegar às aldeias mais remotas. Tinha um caráter tranquilo e paciente e uma profunda piedade e caridade solidária com os pobres e enfermos. Acolhia a todos e tinha cuidado especial com a formação de catequistas, ministros da Palavra e agentes de diversas comunidades.

Luis Obdulio Arroyo Navarro nasceu em Quiriguá, Guatemala, em 1950, em uma família modesta. Depois de haver trabalhado como mecânico em Puerto Barrios, aceitou um trabalho como motorista na prefeitura de Los Amates. Aos 26 anos, ingressou na Terceira Ordem Franciscana, tornando-se também catequista. Mais tarde, com o amadurecimento de sua fé, participou também do Movimento de Cursilhos da Cristandade, que Frei Tullio havia introduzido na paróquia em Quiriguá. Era um homem amável e serviçal, que disponibilizava seu tempo e suas capacidades em prol da comunidade paroquial, como motorista voluntário e ajudando nos trabalhos manuais que conseguia realizar.

A beatificação destes mártires, promovida pela Província dos Frades Menores de Veneto, começou no ano de 2005. Os corpos de Frei Tullio e de Luis Obdulio foram trasladados para a igreja do Sagrado Coração de Jesus de Quiriguá, onde são venerados como beatos.

* Traduzido e adaptado por Franciscanos.org.br (com informações do site da Ordem dos Frades Menores e LaStampa)

Confira a reportagem em italiano: