Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Emoção na Primeira Profissão dos noviços em Rodeio

06/01/2016

Notícias

alto5

Moacir Beggo

Rodeio (SC) – Tudo indicava que a celebração Eucarística da Primeira Profissão da turma de noviços 2015 da Província Franciscana da Imaculada Conceição, nesta terça-feira, 5 de janeiro, na Igreja São Francisco de Assis de Rodeio (SC), terminaria como começou: solenemente. Tudo dentro do rito preparado com esmero e dedicação nos dias que antecederam este grande momento. Mas na metade da celebração, a emoção comandou o rito religioso e foi difícil ficar impassível quando esses treze jovens se abraçaram afetuosamente, muito emocionados, depois de professarem nas mãos do Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, e ainda protagonizarem um gesto carinhoso quando se ajoelharam e beijaram a mão de Frei Abel Schneider, um frade de 94 anos que reside no Noviciado e que não pôde descer do presbitério para abraçá-los por estar em uma cadeira de rodas.

Como disse Frei Diego Melo no comentário inicial, era o ponto culminante de um ano de provação. Foi assim que terminou este ano para Frei Alberto Victorino, Frei André dos Santos Mingas, Frei Bruno Araújo dos Santos, Frei Danilo Santos Oliveira, Frei Felipe Carretta, Frei Jean Santos da Silva, Frei José João Ganga, Frei Matheus José Borsoi, Frei Miguel Tchiteculo Filipe, Frei Natanael José Barbosa, Frei Thiago da Silva Soares, Frei Tiago Gomes Elias e Frei Vitor da Silva Amâncio, agora professos temporários na Ordem dos Frades Menores.

alto3

Frei Fidêncio teve como concelebrante o guardião da Fraternidade de Rodeio, Frei Valdir Laurentino, e o diácono José Antônio da Arquidiocese de Niterói, que é pai de Frei Tiago Gomes Elias. O Mestre dos Noviços, Frei Samuel Ferreira de Lima, apresentou os noviços ao Provincial para fazerem o pedido da Primeira Profissão. Além da presença dos Definidores Frei Germano Guesser e Frei José Francisco de Cássia dos Santos, frades de toda a Província vieram a Rodeio participar deste momento tão especial, assim como as religiosas Franciscanas Catequistas, os religiosos Dehonianos, familiares e o povo de Rodeio e região.

Frei Fidêncio iniciou sua homilia dizendo que todos rendiam graças ao Senhor porque Ele “escolheu a cada um de vocês para conosco caminharem em nova vida”.

Essa nova vida, disse o Ministro, é apresentada por São Paulo como alegria e loucura da cruz. “Eu creio que ao término deste ano de Noviciado, cada um de vocês travou, de certa forma, uma luta pessoal para poder chegar hoje aqui e dar essa resposta a Deus. E hoje São Paulo recorda mais uma vez: considerai vós mesmos como fostes chamados por Deus”, disse Frei Fidêncio.

alto6

O carinho do noviço Jean Santos ao frade mais idoso do Noviciado, Frei Abel

Segundo o Ministro, esse ano de discernimento foi importante para descobrir que Deus não usa critérios humanos para nos chamar à vida religiosa.

“Há poucos dias, no mistério do Natal, Deus se fez humano, frágil, pobre, pequeno. Esses são os critérios que Deus usa para chamar alguém a segui-Lo na vida religiosa. Isso São Paulo chama de loucura”, frisou o Ministro. “E essa loucura vocês devem viver de maneira sábia, de maneira inteligente, na Ordem dos Frades Menores”, acrescentou.

Frei Fidêncio, citando o Evangelho de João, lembrou que Jesus foi muito claro e enfático: ‘quem quiser me seguir, deve renunciar a si mesmo’. “Tem que deixar de lado, dia após dia, os critérios pessoais para assumir os critérios evangélicos. Foi isso que São Francisco fez quando ele, no encontro com o leproso, teve de fazer o seu discernimento. Transformar o amargo em doçura. Renunciar a si mesmo e tomar a sua cruz. Não a cruz dos outros, mas cada um deve carregar a própria cruz. Carregar a sua história, a sua vida aos olhos de Deus. Colocar a sua vida na perspectiva da cruz, da ressurreição e da Páscoa”, ensinou.

alto4

No final, lembrou aos noviços que o mistério mais bonito da vida religiosa franciscana é o mais desafiador: viver em fraternidade. Segundo Frei Fidêncio, na conversão amorosa se constrói a vida em fraternidade.

No final, o Ministro Provincial agradeceu aos noviços, à Fraternidade de Rodeio e aos formadores por este momento.

O RITO

Depois da homilia, cada  professando se aproximou do Ministro Provincial e foi interrogado se estava preparado para se consagrar a Deus e buscar a perfeição da caridade segundo a Regra e as Constituições da Ordem dos Frades Menores.

meio2meio

Depois, ajoelhados, com as mãos nas mãos do Ministro Provincial fizeram a profissão religiosa.  Em seguida, cada neoprofesso recebeu do Provincial a Regra e as Constituições da Ordem dos Frades Menores. “Recebei, irmão, a Regra da nossa Ordem, livro da vida, compêndio do Evangelho, caminho da perfeição, chave do paraíso, pacto de eterna aliança, para que, observando-a com fidelidade, chegues à perfeição da caridade”, rezou o Provincial.

O rito terminou com o abraço da paz dos frades aos neoprofessos num gesto de acolhida e comunhão à Fraternidade Provincial.

 

AGRADECIMENTOS

O neoprofesso Frei Natanael José Barbosa fez os agradecimentos finais em nome da turma. Um por um, todos os frades formadores do Noviciado, foram lembrados pelo neoprofesso com gratidão. Ele agradeceu o Ministro Provincial pela acolhida na Ordem Franciscana, e a todos que acompanharam direta e indiretamente a caminhada neste ano de noviciado.

alto2