Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Noviços fazem a Primeira Profissão em Rodeio

10/01/2024

Notícias

Rodeio (SC) – Depois de um ano de formação intensa no Noviciado São José, no próximo dia 10 de janeiro, três noviços professarão pela primeira vez na Ordem dos Frades Menores durante a Celebração Eucarística, às 19 horas, na Igreja São Francisco de Assis, em Rodeio (SC): Cristian dos Santos Lopes; Felipe Fernando de Noronha e Rodrigo Ignacio Miná, que é da Província Argentina São Francisco Solano.

Segundo a Ordem dos Frades Menores, o tempo da profissão temporária é o “período durante o qual se completa a formação para viver de modo mais pleno a vida própria da Ordem e melhor cumprir sua missão”. Na Ordem Franciscana, os votos dos professos temporários são renovados anualmente até o momento da profissão solene.

O mestre Frei Samuel Ferreira de Lima recordou que o Noviciado 2023 teve início no dia 15 de janeiro e já, no dia 17 de dezembro, enfrentou-se uma realidade nunca vista na cidade de Rodeio: uma forte chuva de algumas horas inundou, destruiu, matou pessoas, deixou estragos em infraestruturas, residências, fábricas, lojas e também na casa das Irmãs Catequistas Franciscanas, que foi totalmente inundada pelas águas. “A lama destruiu a cozinha, refeitório, os quartos das Irmãs enfermas e todo o primeiro piso da casa, impedindo o acesso à casa e aos veículos”, lembrou o frade.

Frei Samuel Ferreira de Lima, mestre dos noviços

Segundo Frei Samuel, nesta situação de emergência, todo o Noviciado se mobilizou para ir ao socorro das Irmãs. “Como primeira ação foi necessário remover todas as idosas e enfermas da casa para o nosso primeiro andar do Noviciado e a casa de hóspede, com todo o staff da enfermagem, numa operação logística que exigiu o esforço de toda a Fraternidade, alguns transportando as irmãs, outros ajudando na limpeza da lama e outros providenciando a alimentação. Foi um início de etapa onde durante uma semana tivemos um Noviciado misto junto com as religiosas, suas histórias, dramas e medo. Foi a primeira vez na história do Noviciado que Irmãs moraram na nossa clausura. Esta experiência criou um elo de colaboração e caminhada conjunta de uma riqueza imensurável”, avaliou Frei Samuel.

Segundo o mestre, a parceria com o Noviciado das Irmãs Catequistas Franciscanas, instaladas na ‘Casa do Sim’ no Rodeio 50, resultou em formações conjuntas, momentos orantes, passeios, celebrações, trabalhos, momentos de luto e de esperança. “Consolidou-se uma parceria como Família Franciscana que enriqueceu muito o processo formativo de nossos irmãos noviços”, observou o mestre.

Para Frei Samuel, os três encontros do Novinter com a presença de seis congregações e várias nacionalidades latinas criaram consciência de uma caminhada como Igreja e Vida Religiosa. “Foi uma vivência compartilhada por 33 noviços e noviças que durante uma semana tinham toda uma programação de estudo, oração, lazer e vivências assumidas em conjunto e dirigida em cada dia por uma família religiosa. Também os vários eventos paroquiais e diocesanos ajudaram no amadurecimento e no discernimento da opção de cada um em sua vivência como religioso franciscano”, acrescentou, lembrando “o enriquecimento de nossa Fraternidade neste último mês com a presença de nosso confrade Frei Luiz Flávio Cappio, que com sua experiência de missão e vida está contribuindo ricamente com o Noviciado”. Segundo Frei Samuel, o ano foi muito rico e com experiências fortes na caminhada espiritual e franciscana.

“Tanto as saídas como os que permaneceram fizeram um processo sereno e maduro de aprofundamento e tomada de consciência de sua própria resposta pessoal a Deus. Agradeço imensamente todo o apoio da Fraternidade Provincial, do nosso Regional e dos confrades que compõem a nossa Fraternidade do noviciado”, completou o mestre, convidando a todos para a Celebração Eucarística da Primeira Profissão.

RETIRO PREPARATÓRIO
O Retiro em preparação para a Primeira Profissão foi feito de 27 novembro a 1° de dezembro, tendo como pregador Frei Raimundo Justiniano de Oliveira Castro, que abordou temas como o serviço do frade menor ao professar a vida evangélica e fez um aprofundamento da fórmula a ser professada.

No dia 28, os noviços desceram o morro onde está o Eremitério para participar da Missa na Igreja Matriz em comemoração dos 800 anos da Regra dos Frades Menores. Os dias foram de partilha, estudo e meditação; a escuta da voz de Deus na Santa Missa e na convivência ao final do dia. O retiro se encerrou no dia 1° no Noviciado e, no jantar, foram feitos os agradecimentos a Frei Raimundo e à Fraternidade do Provincialado: “Gratos a Deus e à Província que nos possibilitou tal experiência com Deus e os irmãos”.

A profissão religiosa na Ordem Franciscana, emitida nas mãos do Ministro Provincial, faz-se nos seguintes termos: “Para louvor e glória da Santíssima Trindade. Eu, Frei N.N. , tendo o Senhor me dado a graça de seguir mais de perto o Evangelho e os passos de nosso Senhor Jesus Cristo, em tuas mãos, (do Ministro Provincial), com firme fé e vontade, faço voto a Deus, Pai santo e todo-poderoso, de viver por um ano, em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Ao mesmo tempo, professo a vida e a regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório, e prometo observá-la fielmente segundo as Constituições da Ordem dos Frades Menores. Entrego-me, pois, de todo o coração a esta Fraternidade, para que, pela ação eficaz do Espírito Santo, guiado pelo exemplo de Maria Imaculada, por intercessão de nosso Pai Francisco e de todos os santos, e com a ajuda fraterna de todos, eu possa tender constantemente para a perfeita caridade, no serviço a Deus, à Igreja e aos homens”.