Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Michael Perry é reeleito Ministro Geral

21/05/2015

Notícias

Os frades capitulares, reunidos nesta quinta-feira (21/05) em Santa Maria dos Anjos (Assis), reelegeram para Ministro Geral o norte-americano Frei Michael Anthony Perry. Conforme informa Frei Walter de Carvalho Júnior, Frei Michael foi eleito em primeiro escrutínio com 109  votos (foram 126 votantes) e terá a missão de conduzir a Ordem dos Frades Menores nos próximos seis anos.

Frei Michael é o 120º representante de São Francisco de Assis na Ordem dos Frades Menores. A ele foi confiada a missão de conduzir a Ordem pela primeira vez no dia 22 de maio de 2013 depois que o Papa Francisco nomeou o então Ministro Geral da Ordem, Frei José Rodríguez Carballo, arcebispo.

Nascido em Indianápolis (EUA) no dia 7 de junho de 1954, Frei Michael Perry foi Vigário Geral da Ordem antes de ser eleito Ministro Geral em 2013. Ele foi Ministro Provincial da Província do Sagrado Coração de Jesus (EUA), onde também foi professor de Teologia e trabalhou na Comissão Internacional de JPIC.

quadro Durante dez anos, trabalhou como missionário na República Democrática do Congo, a serviço da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA.

Seu currículo acadêmico inclui doutorado em Antropologia Teológica, mestrado em Teologia, mestrado em Formação Sacerdotal e Bacharelado em História e Filosofia.

Frei Michael ingressou na Ordem Franciscana em 25 de junho de 1977 quando fez o noviciado e professou solenemente na Ordem no dia 10 de outubro de 1981.

Frei Michael é o terceiro norte-americano a ocupar o posto de São Francisco de Assis. Antes dele, o primeiro a ser eleito foi Frei Valentine Schaff, da Província São João Batista, e o segundo Frei John Vaughn, da Província de Santa Bárbara, para um mandato de 1979-1991.

A ORDEM DOS FRADES MENORES NO MUNDO

frades_ofm

Encontro fraterno dos frades de língua portuguesa com o Ministro Geral

Oito séculos depois de obter a aprovação do Papa Inocêncio III, a Ordem dos Frades Menores continua forte sob a proteção de seu fundador São Francisco de Assis. A Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores divulgou no último Boletim “Fraternitas”, informativo da Cúria Geral, os números estatísticos referentes à Fraternidade dos Frades menores no dia 31 de dezembro de 2014.

Hoje, a Ordem tem 13.632 frades, distribuídos assim: Postulantes, 689 (não entram na soma por não serem frades); Noviços, 425; Professos temporários, 1.413; Professos solenes, 11.794. Nossos irmãos Cardeais (6), somados aos Arcebispos/Bispos são 113. Frades falecidos no correr do ano passado: 287.

Os Frades Menores estão presentes em 120 países – assim distribuídos: África e Médio Oriente: 1.161; América Latina: 3.334; América setentrional: 1.273; Ásia-Oceania: 1.423; Europa ocidental: 3.999; Europa oriental: 2.442.

A Fraternidade universal é estruturada em 103 Províncias e Custódias Autônomas; 9 Entidades dependentes do Ministro geral; 19 Custódias dependentes de Províncias; 16 Fundações; 14 Conferências de Ministros provinciais e 3 Uniões de Conferências (Ásia/Oceania: FCAO; América Latina: UCLAF; Europa: UFME).

Os números não constituem o elemento mais importante na avaliação. Podem ser, porém, “ocasião” para «rever nossa missão e para experimentar caminhos inexplorados de presença e testemunho» (Fr. Michael Perry, Relatório ao Conselho Plenário da Ordem 2013, Roma, 2014, 12).

oficial