Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Em Angola, Ministro Provincial participa de evento pela biodiversidade

25/05/2019

Notícias

Frei Crisóstomo Ñgala

Luanda (Angola) – Para marcar os quatro anos da Encíclica Laudato Si’ e encerrar a Jornada da Biodiversidade, a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA) promoveu uma conferência sobre “O outro e a biodiversidade”, na manhã deste sábado, 25 de maio, no Kimbo São Francisco, o santuário franciscano na Capital angolana.

A conferência foi precedida com uma cerimônia de plantação de árvores no Kimbo São Francisco, e contou com a presença do Ministro Provincial, Frei César Külkamp, do Moderador das Missões, Frei Robson Luiz Scudela, do presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus, Frei José Antônio dos Santos, e frades presentes para o Capítulo da FIMDA, que começa nesta segunda-feira, dia 27 de maio. Também participaram estudantes universitários, investigadores, professores e alunos das escolas da Paróquia São Lucas, escoteiros, Jufra e Associação Nação Verde.

Frei César elogiou a iniciativa e, ao mesmo tempo, manifestou sua preocupação com a degradação do meio ambiente. Para o Ministro, o desequilíbrio ambiental e as mudanças climáticas são situações preocupantes e que devem levar a refletirmos sobre o impacto das nossas ações. O Ministro Provincial lamentou a ganância capitalista que tem levado à exploração de recursos como se fossem infinitos. Frei César desafiou os presentes a serem protetores de cada uma das criaturas de Deus.

Na ocasião, Frei César e Frei José Antônio dos Santos foram homenageados pelos 50 anos de idade e pelo trabalho na Fundação e participaram do plantio de mudas no Kimbo. Terminada a plantação, foi feita a Oração pelo Cuidado da Criação.

Para a conferência, foram convidados o Dr. Dinho Major, especialista em Agro-ecologia, da Ação para o Desenvolvimento Rural de Angola (ADRA), que abordou o tema o “Outro e a Biodiversidade”; o Engenheiro e Cientista da Universidade Católica de Angola (UCAN), Tomaso de Pippo, que tratou da “Influência do Sol no Ecossistema”; e Frei Robson Scudela, falou do “Cuidado da Criação”.

Depois da conferência, seguiu-se um momento cultural com danças folclóricas e jograis que retrataram o respeito à biodiversidade. E, na ocasião, todos deram um “Viva África” para o “Berço da Humanidade”, já que neste dia 25 se comemora o Dia da África.

VEJA MAIS IMAGENS DO EVENTO