Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Em Angola, dia de alegria na Ordem Fanciscana Secular e Jufra

19/09/2023

Notícias

No amanhecer do dia 17 de setembro deste ano, em comemoração da Impressão das Chagas do nosso Pai Seráfico São Francisco de Assis, o conselho Regional de Luanda (Luanda, Viana e Caxito) reuniu todas as Fraternidades e Casas de formação para, em comunhão fraterna, celebrar a data.
Estavam presentes as fraternidades: Santa Isabel da Hungria, Palanca; N. Sra. de Fátima, Rangel; Santo António, Cuca; Santo André, Mabor; Santa Clara de Assis, Viana; e Santa Clara de Assis, Kikolo.

Num Espírito de alegria que brotava no coração de cada irmão e irmã. Nesta mesma euforia, a Família Franciscana, OFS e JUFRA, da Santa Isabel da Hungria, em Palanca, acolheu os irmãos e irmãs das Fraternidades acima referidas. A celebração litúrgica decorreu na Paróquia de São Lucas, Palanca, tendo como celebrante Frei Laurindo Lauro da Silva Júnior. Durante a celebração litúrgica, cinco irmãos emitiram os seus primeiros votos, nomeadamente: Pascoal Chilala, Lucas Manuel Filipe, Maria Nazaré Fernandes, Sezário Segunda Ngongo, Teresa Germano Hele Soares. Os irmãos que renovaram: Adão José R. Palmira, Julia Denis P. Rodrigues e José Paulo Soares.

Os irmãos que professoram pela primeira vez bem como os que renovaram pertencem à Fraternidade SS. Luquésio e Bernadone, da Sé Catedral de Viana. No mesmo louvor de júbilo, os irmãos se comprometem a vivenciarem o compromisso de vida evangélica na Ordem Franciscana Secular. A Profissão franciscana Secular é uma entrega livre, dos irmãos e irmãs, uma consagração consciente e total da pessoa a Cristo, no Espírito de São Francisco, e esta entrega é vivida na família, no trabalho, no lazer, no Apostolado, na ação Pastoral e na promoção da justiça em todos os níveis, na oração, na leitura e na reflexão do Evangelho e na prática de serviço aos irmãos.

A JUFRA é um movimento juvenil da OFS, e existe em Luanda e no País em geral há mais de 10 anos. O movimento é bastante dinâmico tem um conselho próprio e é acompanhado pelos conselhos das Fraternidades e pelo Conselho Regional e Nacional.


Frei Domingos Macuva Paulo