Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Editora Vozes celebra 120 anos no Jubileu de 125 anos de presença franciscana em Petrópolis

05/03/2021

Notícias

Petrópolis (RJ) – Nesta 1ª Sexta-feira do mês (5/03) não faltaram motivos para celebrar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Em homenagem ao Jubileu de Diamante de 75 anos da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e dos 125 anos da chegada dos frades franciscanos, vindos das Alemanha para a Cidade Imperial, as Celebrações Eucarísticas das 15h e 18h fizeram memória ao início do Apostolado da Oração e também à fundação da Editora Vozes, que completou 120 anos neste 5 de março.

Presidida por Frei Volney José Berkenbrock, que há muitos anos colabora diretamente com a Editora Vozes, a Celebração Eucarística das 18 horas foi concelebrada pelo pároco, Frei Jorge Paulo Schiavini e também pelo vigário paroquial, Frei Ivo Müller. Obedecendo as restrições sanitárias, por razões já conhecidas, a Santa Missa foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Paróquia do Sagrado e pela Rádio Imperial de Petrópolis e contou também com a presença de fiéis, paroquianos, lideranças de movimentos e pastorais que vieram louvar e agradecer por todos os frades franciscanos que, com amor, zelo e desprendimento, deram início à história do Convento e da Paróquia do Sagrado!

Na sua reflexão, Frei Volney pontuou que Deus se fez história e que o cristianismo tem um forte caráter histórico. E assim convidou a comunidade a recordar e agradecer a Deus pela história da presença franciscana em Petrópolis neste ano jubilar.

“Em todas as primeiras sextas-feiras do mês, um aspecto da caminhada franciscana nesse chão será lembrada”, destacou. “Por coincidência, hoje se comemoram também os 120 anos da Editora Vozes,  uma página importante destes 125 anos dos franciscanos nesta cidade”, afirmou.

Frei Volney recordou os princípios da Editora que começou com uma tipografia para atender as necessidades da escola gratuita São José. Relembrou ainda que “Vozes de Petrópolis”, a revista cultural fundada pelos frades, cedeu nome para a Editora. “Essa revista começou a ficar muito conhecida e, aos poucos, este título ficou muito conhecido e acabou se tornando o nome da Editora”, explicou.

O celebrante ressaltou ainda a importância da Editora na publicação de materiais literários e sua expansão por diversas partes do Brasil.  E surpreendeu ao revelar uma curiosidade. “A devoção ao Sagrado Coração de Jesus presente nesta Paróquia influenciou a criação da famosa e conhecida Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, que atualmente atinge mais de 1 milhão de pessoas”, contou.

No final de sua homilia, Frei Volney falou sobre a capacidade que todos possuem de ecoar o Evangelho. “Quem faz acontecer é Deus e cada um de nós deve fazer a sua parte”, frisou. “Que a história da Vozes, da Folhinha, nos anime a percebermos e agirmos como instrumentos de Deus na história”, finalizou.

Após a homilia, a celebração teve continuidade com as preces seguidamente da liturgia eucarística. No final, Frei Jorge parabenizou, na pessoa do Frei Volney, toda Editora Vozes e seus colaboradores e agradeceu a presença de todos.

A Celebração Eucarística das 15 horas foi presidida pelo vigário paroquial, Frei Fernando de Araújo Lima. Antes, às 14h30, a comunidade paroquial esteve reunida para a Adoração ao Santíssimo Sacramento. O ano jubilar vai se estender até 9 de fevereiro de 2022.

UM POUCO DE HISTÓRIA

O ano de 2021 marca os 125 anos da chegada dos franciscanos a Petrópolis. Cinco anos depois, em 5 de março de 1901, foi fundada a Editora Vozes sob o nome de Typographia da Escola Gratuita São José. Iniciou sua trajetória imprimindo livros didáticos para atender às necessidades da Escola Gratuita São José, uma escola que os franciscanos fundaram e que por muitos anos funcionou mais ou menos no espaço onde hoje é a sacristia da Igreja do Sagrado. O trabalho era feito em uma impressora Alauzet, que foi recuperada graças ao empreendedorismo de Frei Inácio Hinte, fundador da empresa. Frei Inácio tinha sido tipógrafo na Alemanha e quando viu a necessidade que a escola tinha de material didático – à época quase não havia material didático impresso-, recuperou esta impressora e a colocou para funcionar onde hoje é o porão da Igreja, onde se fazem as cestas básicas.

Em 1907, os franciscanos fundaram uma revista, inspirando-se numa revista cultural alemã. Lá a revista se chamava “Vozes do Tempo”. Aqui, os frades chamaram a revista de “Vozes de Petrópolis”. Esta revista tornou-se muito conhecida e muitos começaram a falar na “tipografia da Vozes”. E isto fez com que se tenha trocado de nome para “Vozes”, e mais tarde para Editora Vozes. O nome Vozes começou a ser usado oficialmente a partir do ano de 1911.

Tendo como lema “Uma vida pelo bom livro”, a Editora Vozes, tem se posicionado de forma empreendedora, mantendo seu compromisso com a cultura e a evangelização. Atualmente, a Editora Vozes é um empreendimento que conta com uma gráfica em Petrópolis, livrarias e distribuidoras espalhadas em todo o Brasil e um catálogo como editora que abrange cerca de 3 mil títulos, sobretudo de Ciências Humanas, Teologia, Espiritualidade, Devocionais, Catequese e Sazonais. E hoje, 5 de março, a Editora Vozes festeja seus 120 anos de história e missão.

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

O Apostolado da Oração, segundo o relato do Padre Theodoro Esch, registrado no livro do  Jubileu Áureo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, relata que o Apostolado da Oração foi fundado em 1898, com 600 membros.

Seguindo mais adiante, no ano de 1965, encontra-se a informação do então diretor do Apostolado da Oração e também vigário paroquial, Frei Aniceto Kroker, sobre as atividades desenvolvidas pelos seus membros, dando ênfase aos momentos de oração e devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, o Apostolado da Oração, também conhecido como a Rede Mundial de Oração do Santo Padre o Papa, continua sua caminhada de até os dias atuais, intercedendo através de orações e ações para o sustento da missão da Igreja.


Frei Augusto Luiz Gabriel