Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“E os jardins continuam florindo”, entre os lançamentos da Vozes

11/08/2022

Notícias

E os jardins continuam florindo

Este livro é muito mais do que uma cândida e penosa denúncia. É uma ampla e espiritual reflexão sobre o doloroso e gozoso mistério da vida que tem muitos jardins. Há os jardins do próprio eu, do coração, da graça de viver, da religião e da poesia. O poeta maior mato-grossense Manoel de Barros (1916-2014) esculpiu um pensamento redondo e irretocável: “Entender é parede. Procure ser árvore”. Na lousa de nossa parede, muitos escreveram como nossos pais, parentes, amigos e inimigos, vizinhos e estranhos, mestres e pedestres de mil estradas. Todo mundo deixou sua mensagem e seus conselhos. Alguns podem ter deixado grandes pontos de interrogação. Outros, no entanto, plantaram sementes para que nossa árvore frutificasse, dando sombra aos passantes cansados e uma copa acolhedora para os passarinhos. É olhando para nossa parede que podemos nos entender melhor, mas é sendo árvore que estamos no caminho de nossa realização pessoal, deixando de ser apenas uma interrogação ou uma opaca parede. Alegre-se muito e se encante com a beleza da vida que continua florindo.


Livro das delicadezas: o mundo de Maria Amada

Das coisas mais bonitas que ocorreram na minha vida foi conhecer a irmã Maria Amada, que considero uma das místicas mais singulares que encontrei ao longo de meu caminho. Era alguém que tinha o dom de falar com Jesus e Nossa Senhora, de lidar com a natureza de uma forma bela, singela e acolhedora. Tinha sempre o toque da alegria, o gosto pela música, o traço do carinho especial com que recebia todos os que buscavam a vida espiritual nos caminhos do carmelo, localizado num ponto alto da cidade de Juiz de Fora, nas Minas Gerais. Era uma pessoa muito especial, com o dom da acolhida, numa vida domiciliada no testemunho e na simplicidade. O mote de sua atuação missionária era o de viver simplesmente, de falar amorosamente de sua experiência de Deus, sempre com o olhar voltado para o ritmo singelo do cotidiano. O presente livro traz o toque de delicadeza de muitas das histórias contadas pela mística mineira, com seu olhar vibrante e seu singelo carinho. Como bem expressou Frei Betto, Maria Amada somava em sua vida todas as qualidades evangélicas: servidora dos pobres, missionária e amorosa. Nela as bem-aventuranças se fizeram síntese.


Chapeuzinho Vermelho na escola: mil anos de história

Às vésperas do aniversário de um milênio da versão medieval de Chapeuzinho Vermelho, publicada por Egberto de Liège em 1023, este livro traça um histórico de mil anos desse famoso conto em sua relação com a instituição escolar. Para isso, visita a história coletada por Delarue e transita pelas consagradas versões de Perrault e dos Grimm. As duas primeiras partes da obra apresentam o conto e sua trajetória. A terceira parte traz sugestões de atividades para sala de aula da Educação Básica a partir de quatro versões contemporâneas do conto: Deu a louca na Chapeuzinho, animação dirigida por Cory Edwards; Fita Verde no Cabelo, escrito por Guimarães Rosa; Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque; e A Indiazinha Chapeuzinho Verde, da autoria de Maria Lucia Takua Peres. Assim, reunindo elementos históricos, discursivos, tradicionais e literários do conto, o livro Chapeuzinho Vermelho na escola propõe práticas de letramento literário, de leitura e de produção de texto para crianças, jovens e adultos.


Psicologia da Saúde aplicada à Enfermagem

Como a Psicologia pode contribuir para a formação dos profissionais de saúde? A aplicação da Psicologia à formação desses profissionais pode se dar de diferentes modos. Em Psicologia da Saúde Aplicada à Enfermagem partimos do pressuposto de que a ciência psicológica deve se colocar sempre disponível ao diálogo com os campos de aplicação em saúde, suas demandas, desafios e potencialidades, contribuindo para uma atuação interprofissional crítica e que priorize os movimentos de escuta, de humanização e de integralidade no cuidar. Esta obra busca contribuir para que estudantes de graduação e de pós-graduação em Ciências da Saúde possam estabelecer e manter esse diálogo vivo com os saberes e as práticas psicológicas.


Psicologia Social

Psicologia Social é um manual consagrado, que deve seu grande sucesso a uma combinação feliz de duas características essenciais para toda obra que pretende tornar-se referencial em sua área: a fundamentação teórica e científica, de um lado, e a experiência prática acadêmica, de outro.

Desde as primeiras edições – que inicialmente foram elaboradas apenas por Aroldo Rodrigues, e foram engrandecidas, em seguida, com a contribuição de dois ex-alunos seus, Eveline Maria Leal Assmar e Bernardo Jablonski, igualmente professores da disciplina de Psicologia Social – a obra apresentou-se com inegável qualidade de conteúdo, atendendo aos objetivos da disciplina e estruturando-se como um manual de enfoque lúcido e objetivo lido por milhares de estudantes no Brasil e nos países de língua portuguesa e espanhola desde o início dos anos de 1970. Apesar de suas muitas edições, os autores souberam não apenas manter a obra atual, como inserir nela os resultados das pesquisas mais recentes da ciência psicológica, de modo que os leitores se beneficiassem de uma obra sempre referencial.

Por outro lado, com a utilização das edições em suas aulas, os autores puderam observar a reação dos alunos e a aplicabilidade do texto, obtendo dessa forma uma constante renovação didática a partir desse importantíssimo feedback.

A introdução de várias epígrafes no início dos capítulos e de algumas seções, além de tornar a leitura mais agradável, mostra como literatos, poetas, humoristas, filósofos, juristas etc. intuem princípios e conhecimentos cientificamente estudados pela Psicologia Social.

Após caracterizarem o que se entende por Psicologia Social científica contemporânea, os autores apresentam o que há de mais moderno acerca dos vários fenômenos psicossociais, incluindo capítulos sobre Justiça nas relações sociais e sobre Algumas áreas de aplicação da Psicologia Social. Extensa bibliografia e recomendações de leituras relativas ao assunto de cada capítulo, juntamente com a apresentação de questões para estudo individual ou em grupo, constituem valiosa ajuda aos estudiosos do assunto.

Tudo isto faz de Psicologia Social um livro moderno, atualizado, de leitura amena, farto em fundamentação teórica, pródigo em experimentos e atento às aplicações da teoria ao dia a dia da interação social humana. Leitura obrigatória aos interessados no estado atual do conhecimento em Psicologia Social.


Caminhos para a sabedoria: uma introdução à vida filosófica

Nesta introdução basilar, Karl Jaspers descreve as origens da Filosofia e a postura do Filósofo diante da ideia de Deus, da morte, da liberdade, do mundo, da história, da ciência e da religião.

O grande sucesso de suas palestras radiofônicas deu-se por conta de algumas felizes conjunções: estão impregnadas do pensamento pessoal de Jaspers, abarcam todo o espectro da tradição e foram redigidas em uma linguagem de fácil compreensão, embora sempre preservando a substância das questões.

A coragem da subjetividade, associada ao saber da amplidão do até então pensado, bem como a ousadia da simplicidade, associada à sensibilidade para a relevância dos principais debates filosóficos, tornam este livro digno de leitura e estudo, para além do âmbito especializado, garantindo- lhe, ao mesmo tempo, uma posição de destaque.

A atitude reflexiva contida nesta obra torna-se refrescante e curativa porque nos estimula a rever as perspectivas do caminhar pensante em uma direçãoclara rumo à Existenz. Mas o que é a Existenz? Ela é o caminho de uma Vida Filosófica, a adoção de uma atitude que, em situações limítrofes, leva o indivíduo à compreensão do sentido singular de sua própria existência, sem que esse significado possa ser colocado em palavras por ser, antes de mais nada, um sentimento especial, situado para além de todas as facticidades e do poder da linguagem.


História Digital: a historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo

Desde os anos 90 do século passado, vivemos uma nova era que nos define como Sociedade Digital. Fazem parte da vida dos habitantes deste novo mundo as redes sociais, a intercomunicação e informação proporcionada pelos computadores e celulares, os resultados científicos potencializados pelos recursos digitais, e a informação que nos chega tão fácil como a desinformação e manipulação. Este livro – ao reunir sete ensaios sobre questões que colocam em pauta as relações entre História e Sociedade Digital – visa uma discussão de profundidade sobre a Revolução Digital, sobre a Internet, sobre as novas tecnologias, sobre os novos objetos e fontes históricas que a sociedade digital proporciona aos historiadores, sobre os aspectos práticos e éticos relacionados à interação entre a História e a sociedade da informação e desinformação. As redes sociais, as várias plataformas como o YouTube e Wikipédia, a variedade de aplicativos voltados para a pesquisa ou exposição de resultados – ao lado das novas possibilidades de expressão e comunicação das quais podem se valer os historiadores – são aqui discutidas a partir de um olhar que vem da Historiografia.

O livro interessa a professores, pesquisadores e estudantes de História, mas também a profissionais de telecomunicações, comunicadores, antropólogos e sociólogos que buscam refletir sobre a vida moderna, assim como aqueles que utilizam intensamente as redes sociais e os dispositivos eletrônicos no dia a dia. Compreender que a revolução digital que vivemos é parte de um grande ciclo de revoluções tecnológicas que beneficiou a humanidade, e que uma história interliga e reatualiza estas quatro grandes revoluções – agrícola, urbana, industrial e digital-informacional – é o ponto de partida de um conjunto de ensaios que desvenda as várias relações possíveis entre História e Sociedade Digital.

Os autores – José D’Assunção Barros, Fábio Chang, Lucas Piantá, Pedro Terres, Odir Fontoura, Débora El-Jaick Andrade, Eric Brasil, Leonardo Nascimento e Danielle Lacerda – são pesquisadores ligados à historiografia e que se uniram para examinar e refletir, em todas as suas relações possíveis, sobre esta que podemos chamar de História Digital.


TDAH: o que fazer e o que evitar: guia rápido para professores e professoras do Ensino Fundamental

Esta obra tem como objetivo trazer um panorama teórico para que os professores compreendam o funcionamento cognitivo de crianças e jovens com TDAH e para que possam aplicar técnicas educacionais e pedagógicas especifica-se, portanto, mais eficazes para a sala de aula. O livro está dividido em 15 capítulos agrupados em três macros seções: hiperatividade, impulsividade e desatenção, que são os comportamentos problemáticos típicos de crianças com TDAH na faixa etária de 6 a 11 anos. Inicialmente, o motivo de cada comportamento problemático é brevemente explicado, e em seguida a autora oferece indicações simples para o professor sobre as atitudes a adotar e evitar. Ao final de cada capítulo há conselhos de especialistas e um pequeno parágrafo de resumo com sugestões práticas para serem postas em prática imediatamente.


Autismo: o que fazer e o que evitar: guia rápido para professores e professoras do Ensino Fundamental

Esta obra é voltada principalmente a professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental de turmas que possuem alunos com transtorno do espectro do autismo em idade escolar de 6 a 11 anos. A proposta do autor é oferecer ferramentas para que o professor possa acolher no dia a dia as necessidades desses alunos, promovendo uma aprendizagem facilitada.

O livro está dividido em 3 partes: Interação social; Comunicação; e Comportamentos, interesses, atividades. Cada capítulo analisa as características, necessidades e comportamentos encontrados com mais frequência nessas macroáreas. O autor tem o cuidado de inicialmente explicar a motivação que está por trás de cada comportamento, e depois oferece indicações de atitudes que o professor pode adotar ou deve evitar para cada caso. Segue-se um estudo aprofundado sobre o tema e ferramentas, e estratégias são fornecidas sobre como intervir em relação a alguns aspectos educacionais e didáticos cruciais.


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