Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Luiz: “Jesus nos ensina a ter compaixão”

23/04/2022

Notícias

Imagens: Reprodução da transmissão do Convento da Penha

Como já é uma tradição na Festa da Penha, o sétimo dia do Oitavário é tomado pelos romeiros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, que lotam o Campinho do Morro da Penha. Um total de 30 ônibus, 15 vans e 2 micro-ônibus trouxeram 2 mil fiéis para homenagear a Mãe de Deus, a Virgem das Alegrias, depois de dois anos de pandemia.

O bispo de Cachoeiro, Dom Luiz Fernando Lisboa, presidiu a Celebração Eucarística: “Estamos aqui para, com muita fé, celebrar a Eucaristia e queremos fazê-la por que somos peregrinos, somos povo de Deus que caminha como a Mãe Maria. Ela que nos ensina que temos que fazer tudo que Jesus nos disser, e nós queremos obedecer, queremos seguir o seu filho Jesus. Ela sempre nos encaminha para ele”, disse.

Dom Luiz destacou o momento difícil nestes últimos anos da pandemia: “Queremos confirmar nossa esperança em tempos novos e pedir ao Senhor ressuscitado pela intercessão da Virgem da Penha para que alcance as milhares de famílias em nosso Estado do Espírito Santo e no país inteiro que perderam seus entes queridos por causa da pandemia, suplicando a graça divina sobre todos que se dedicam à assistência aos doentes nos hospitais e em suas casas. De modo especial, queremos agradecer a todos os trabalhadores e trabalhadoras da área da saúde”, ressaltou.

 

Dom Luiz lembrou que esta edição 452ª da Festa da Penha tem como tema “Saúde dos enfermos, rogai por nós”. Segundo ele, ao longo de todo o seu ministério, Jesus encontra enfermos em seu caminho. Jesus não vê a doença como a crença que a ligava mecanicamente com o pecado, próprio ou dos pais. Ou o doente cometeu um pecado ou os pais o cometeram. Era essa a mentalidade. Diante da doença, Jesus sente compaixão e essa compaixão o move à ação. Compaixão e ação. Quem sente pena, sente dó, não faz nada, passa adiante. Jesus nos ensina a ter compaixão e quem tem compaixão faz alguma coisa e leva a ação”, ensinou o bispo.

O bispo de Cachoeiro enfatizou que, além das enfermidades físicas, o mundo de hoje tem adoecido diante da guerra e dos riscos do enfraquecimento da democracia e citou outra fala do pontífice, na audiência geral do último dia 23 de março: “Com a guerra tudo se perde, tudo, não há vitórias em uma guerra. Todo mundo é derrotado”, disse.

“Mais do que nunca é tempo para ter coragem, para pedir a Deus coragem. E que nossas mãos sejam sempre operosas e disponíveis para assistir os que mais precisam. Aqueles que precisam de ajuda, de presença, de carinho, de assistência e de lucidez. Quanta gente precisa de lucidez, porque vivem como se cegos estivessem, vivem como se surdos estivessem. Precisamos de lucidez, dai-nos senhor lucidez. Neste oitavário de Nossa Senhora da Penha supliquemos a Virgem das Alegrias, senhora voltai para nós vosso olhar Santa Mãe de Deus e alegrai-nos com a força e o vigor do evangelho de teu filho Jesus Cristo, ressuscitado. Nossa Senhora Saúde dos enfermos, rogai por nós”, concluiu.

Ao fim da Santa Missa a Diocese de Cachoeiro prestou uma homenagem à Nossa Senhora da Penha. Duas crianças subiram ao altar levando em suas mãos um coração – representando o coração da Virgem e mãe que acolhe as preces de todos que rogam pela saúde, pela educação e pela Paz.

MOMENTO DEVOCIONAL

No 7º dia do Oitavário da Festa da Penha, o tema refletido por Frei Gabriel Dellandrea foi “Maria, caminho de saúde e salvação”. Na homenagem a Maria, usou-se um dos símbolos da nossa devoção mariana, com mulheres, jovens e um adolescente passando o terço de mãos em mãos no altar. Uma mulher entrou cantando a música “O Terço” de Roberto Carlos e todos se voltaram para a imagem de Nossa Senhora da Penha.

Frei Gabriel fez a reflexão com base em Jo 19,25-27. “Hoje, o tema é ‘Maria, caminho de saúde e salvação’. E quando falamos em salvação quase todo mundo tem na mão um aparelho de celular. Quantas e quantas vezes tivemos o mesmo problema: não conseguimos salvar uma imagem porque o celular estava cheio. Aquela foto bonita que queríamos tirar no Morro da Penha não sobrou espaço. Para salvarmos algo de importante, às vezes, precisamos perceber se a memória não está cheia. E o que a gente faz quando a memória está cheia? A gente deleta o que não precisava e fica com o essencial. O número mais importante do whatsapp a gente não exclui, assim como a foto mais mais bonita. Assim o caminho de salvação quer nos ensinar que para sermos salvos nós também precisamos salvar na nossa memória apenas aquilo que é bom. Aquilo que de fato nos dignifica, nos torna melhores, para oferecermos a Deus o que podemos oferecer de melhor em nossas vidas”, disse Frei Gabriel.


Dia 24, domingo – 8º dia do Oitavário
Tema do dia: Saúde integral
5h, 7h, 9h, 11h – Missas (Comunidade Franciscana), presenciais no Campinho
9h00 – Missa com a Romaria da Diocese de Colatina – Transmissão ao vivo (TVs, rádios, internet), presencial no Campinho
14h00 – Programa Salve Mãe das Alegrias – Transmissão ao vivo (TVs, rádios, internet)
15h00 – Romaria das Mulheres, Saída do Santuário de Vila Velha
17h00 – Missa de encerramento da Romaria das Mulheres – Transmissão ao vivo (TVs, rádios, internet), presencial no Parque da Prainha Vila Velha
19h00 – Show musical – Parque da Prainha Vila Velha