Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dia de celebrar o amor com Santo Antônio

12/06/2015

Notícias

Moacir Beggo

Santos (SP) – No Dia dos Namorados e da solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o tema da Trezena de Santo Antônio, no Santuário do Valongo, foi o “Santo do amor”. Pe. André Ouriques, da Catedral Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba, veio com as equipes de canto e liturgia para fazer uma belíssima celebração em honra ao Padroeiro do Valongo.

Para o Pe. André, o tema não poderia ser mais oportuno. “De onde vem esse sentimento do amor? Do coração. É dele que brotam os sentimentos de amor e ódio, de vingança, de egoísmo, de ganância, de soberba. E aqui faço o primeiro questionamento: O que está nascendo, brotando no nosso coração?”, perguntou o celebrante.

Segundo ele, hoje a sociedade nos impulsiona para uma busca frenética por status, por querer se achar melhor do que o outro. “É esse sentimento que brota no nosso coração? Se celebramos o Coração de Jesus, queremos que do nosso coração brote aquilo que brotou no coração do Senhor: amor incondicional”, disse.

padre “Celebramos Santo Antônio, o Santo do Amor, não porque é o Dia dos Namorados, mas porque ele amou de maneira gratuita. Santo Antônio deixou brotar no coração esse sentimento de amor”, acrescentou. “A fé em Jesus Cristo é de amor ao outro. Esse amor deve ser traduzido em obras, em atitudes ao irmão, especialmente ao irmão que mais sofre. Antônio foi esse que se deixou envolver pelo amor. Só é possível amar o outro quando me deixo amar por Deus. E o grande pecado contra o Espírito Santo é se fechar ao amor de Deus”.

Pe. André voltou aos questionamentos: Será que eu vivo como cristão? Será que eu amo de maneira gratuita ou o meu amor é de barganha, interesse? “Quem vive a dimensão do amor, de maneira gratuita, vai ter compaixão, vai sentir a dor do outro. Compaixão não é pena. Pena é quando me afasto do outro. E a pena me leva ao assistencialismo, porque posso ajudar de longe, sem me envolver. E o Papa diz: é preciso sair de si mesmo, ir ao encontro. Sair da cultura da indiferença para abraçar a cultura do encontro”, recordou, informando que o Papa Francisco vai lançar no final do ano o Ano da Misericórdia.

No final da homilia, reservou uma reflexão para os namorados. “Para a nossa língua portuguesa, amor se usa para vários tipos de amores, podemos dizer assim. Mas no grego existem três tipos: eros, philos e ágape. O amor do casal é a junção de ágape e eros. O ágape é um amor fraterno, de cuidado com outro, de respeito com outro. O eros é o amor erótico. O casal deve buscar a junção desses dois amores. Só eros vira algo erótico. Só ágape não é conjugal. O namoro é o tempo de amadurecimento e conhecimento de um e outro para fazer crescer o amor verdadeiro”, completou.

Neste sábado, dia do Padroeiro, o Santuário tem missas nos seguintes horários: 7h00, 8h00, 10h00, 12h00, 14h00, 16h00, 18h00 (procissão pelas ruas do Centro) e 19h00 com a Missa campal. No 13º dia da Trezena, o tema é “O Santo do serviço”.