Valongo inicia festividades de São Francisco de Assis
01/10/2013
Exposição de imagens, missas e bênção dos animais compõem a programação do Santuário
Frei Rozântimo Antunes Costa
Santos (SP) – Com o tema geral “São Francisco e o Papa Francisco, um jeito de viver a fé”, o Santuário Santo Antônio do Valongo inicia, nesta terça-feira (1º), a programação litúrgica alusiva a São Francisco de Assis. As atividades acontecem até domingo (6), com destaque especial para sexta-feira – 4 de outubro, quando a Igreja Católica celebra o padroeiro dos animais.
No primeiro dia, há missas às 12, 15 e 19 horas, sob o tema “Propagando a paz”, além da abertura da exposição de imagens de São Francisco no Salão Frei Galvão durante as festividades. A exposição estará aberta das 8 às 18 horas. Já na quarta-feira (2), a missa acontece às 19 horas, com o tema “Vivendo a fraternidade”. Na quinta-feira (3), às 19 horas, a reflexão será o foco da celebração, que terá o tema “Preparando-se para o Encontro com a Irmã Morte”.
O ponto alto da festa será na sexta-feira (4), dia de São Francisco de Assis. Neste ano, haverá bênção dos animais das 10 às 12 horas e das 15 às 17 horas, Será realizada a VII Feira Ecológica de São Francisco “Cuidando das criaturas de Deus”, que também será o tema da missa, às 19 horas.
O encerramento da Semana Franciscana acontece no domingo (6), com missa às 8 e 19 horas. As celebrações serão realizadas pelos sacerdotes do Santuário: Frei André Becker e Frei Rozântimo Antunes Costa.
Franciscanismo – No início do ano, quando o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi escolhido pelo Vaticano como o 266º papa da Igreja Católica, ele escolheu o nome de Francisco como homenagem ao santo que fez opção pelos pobres.
Um dos santos mais populares do catolicismo, Francisco de Assis viveu na Itália entre 1.182 e 1.226. Até cerca dos seus 25 anos, Giovanni di Pietro do Bernardone (nome original de Francisco de Assis) teve uma vida burguesa e boêmia, como muitos jovens de sua época, até se sentir tocado pela vocação e se tornar frade. Revolucionou a Igreja ao resgatar seu sentido original, tendo o Evangelho como referência e fazendo a opção prática pelos pobres, pelos leprosos (excluídos naquele contexto) e pela natureza. É fundador da Ordem dos Frades Menores e renovou a forma de viver o catolicismo.
O Santuário Santo Antônio do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 13 – Valongo) é um dos templos franciscanos mais tradicionais do País, com 373 anos de história.