Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Convento e Paróquia do Sagrado investem em comunicação

23/05/2022

Notícias

Petrópolis (RJ) – O fim de semana no Convento e Paróquia do Sagrado foi especial. Dentre os compromissos rotineiros e formativos, como a Celebração de Instituição do Leitorado de sete frades do Tempo da Teologia no sábado (21/05), retiro para as crianças dos Colégios Bom Jesus em preparação para a 1ª Eucaristia e Celebrações Eucarísticas, um motivo chamou atenção: a inauguração do novo sistema de transmissões da Fraternidade do Sagrado.

Há meses se estudava um projeto que permitisse mais qualidade de som e imagem nas transmissões, visto que desde o início da pandemia os frades não mediram esforços para  transmitirem diariamente Celebrações Eucarísticas e momentos devocionais, como a bênção de Santo Antônio e a Oração da Liturgia das Horas, por exemplo.

Com câmeras fixas, os paroquianos virtuais podem acompanhar com maior qualidade e dinâmica as celebrações da centenária Igreja da Rua Montecaseros. As novas câmeras permitem mais proximidade, discrição e diversidade nos ângulos. Permitem também mais facilidade nos processos técnicos do qual depende uma boa evangelização dos ambientes digitais.

Frei Jorge Paulo Schiavini, guardião e pároco, foi um dos responsáveis pela implementação do novo sistema e não esconde a alegria em saber que deu tudo certo. Todo processo de instalação foi feito pelos próprios frades e trabalhadores da Paróquia e Convento, evitando gastos.

Durante a Celebração Eucarística do 6º Domingo da Páscoa (22/05), o Definidor Provincial e Mestre dos Frades do Tempo da Teologia, Frei Marcos Antônio de Andrade, falou sobre este novo passo. “Neste final de semana entrou em teste um novo sistema de transmissão das nossas celebrações do Sagrado. Já começamos no sábado, durante as Laudes e missa, e agora nesta manhã de domingo. Estamos com um novo modo de transmitir, agora sem o frei aqui com a câmera no meio da Igreja”, brincou. “Aqueles que nos acompanham fielmente certamente já perceberam esta diferença”, disse.

“Graças a Deus estamos conseguindo também oferecer uma boa transmissão. Porém, a maior transmissão é a do Evangelho, do anúncio da Boa-Nova, de evangelizarmos também através das redes digitais e dos meios de comunicação”, ressaltou.

Dentre as mudanças, uma vinheta com identidade visual para as missas, orações e bênçãos, também foi desenvolvida e marca sempre o início e término das celebrações. Além disso, o som analógico passou para o digital. Agora, as transmissões são realizadas do coro da Igreja, e não mais da sacristia, permitindo uma maior visualização do espaço litúrgico e das ações gestuais que se desempenham.

O “Sagrado”, como popularmente é chamada a Igreja dos frades, caracteriza-se como um lugar onde acontecem importantes eventos da vida da Província da Imaculada Conceição do Brasil. Agora, conta com mais um importante instrumento de evangelização que para além de transmitir quer deixar registrada a história de uma missão que já tem mais de 126 anos!

PANDEMIA ACELERA O PROCESSO

Historicamente, a Paróquia do Sagrado deu seus primeiros passos na internet em maio de 2014, com a criação de uma página no Facebook. Por muito tempo, este foi o único meio de comunicação digital que caminhou ao lado do informativo impresso e mensal, o famoso “Laços e Passos”, que já existia há alguns anos. Em 2019, criou-se a logo da Paróquia. A conta no Instagram chegou em 2020, o canal no YouTube em maio de 2021. Já em junho do mesmo ano, a criação de um site institucional marcou a história da Pascom e da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Em março de 2020, com o início da pandemia no Brasil, houve a necessidade de dar novos e desafiadores passos. O fechamento de Igrejas em plena Semana Santa, ocasionou verdadeira reviravolta em nosso cotidiano. Os frades, com o apoio do pároco Frei Jorge e do mestre Frei Marcos, incentivaram o início das transmissões diárias das Celebrações Eucarísticas. No começo, foi tudo muito improvisado, pois não se tinha ainda o costume de transmitir missas. Os   tripés usados eram colocados em cima de banquetas, por exemplo. E assim, aos poucos, entre erros e acertos, fomos nos aperfeiçoando e utilizando os meios disponíveis. Os celulares passaram a levar a Palavra de Deus a todo povo, e não somente de Petrópolis, mas de todo Brasil. Vemos com alegria que o serviço evangelizador foi se profissionalizando, utilizando-se de equipamentos, programas e recursos necessários que expandiram mais ainda nossas ações, alcançando inúmeras pessoas levando palavras de ânimo e fé nos momentos difíceis que atravessamos.

Ainda hoje, nota-se como são importantes as Celebrações Eucarísticas, orações, bênçãos e lives que também são transmitidas. Muitas pessoas que pelos mais diversos motivos, não podem comparecer presencialmente a Igreja, acompanham nossas transmissões, alimentando-se da Palavra, comungando espiritualmente, e recebendo conforto e paz.

Em 2021, após um ano de transmissões de missas, orações e devoções, batemos a incrível marca de mais de 2 milhões de visualizações. De lá para cá, nossa fanpage no Facebook acumula mais de 900 vídeos, entre transmissões e especiais com assuntos temáticos e pontuais.


Frei Augusto Luiz Gabriel, coordenador da Pascom e cronista da Fraternidade do Sagrado