Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Irmã Morte” leva Irmã Francisca Letícia aos 37 anos

17/04/2021

Notícias

A “irmã morte” levou neste sábado (17/04) Irmã Francisca Letícia, concepcionista do Mosteiro Imaculada Conceição e São José da cidade de Piratininga, interior de São Paulo. Ela se encontrava hospitalizada com Covid-19, assim como outra irmã do referido mosteiro. Ao longo dos seus 37 anos, ela passou servindo a Deus como monja. No mosteiro ficou conhecida por sua alegria, sempre partilhando os seus dons. Esteve envolvida em atividades caritativas, bem como também na acolhida dos jovens franciscanos por ocasião da Caminhada Franciscana da Juventude em Agudos e Bauru no ano de 2016.

Em nota, Irmã Francisca Beatriz, em nome da Madre Inês Maria, do Mosteiro da Imaculada Conceição de São José, comunicou o falecimento de Irmã Francisca. “É com muito pesar e dor, mas na esperança da ressurreição, que comunicamos que nossa muito querida e amada Irmã Letícia foi para junto de Deus, por complicações causadas pela Covid-19. A irmã Letícia deixa na nossa vida e na vida de todos que a conheceram, um rastro de virtude, de alegria, de generosidade, de total desapego de si, de caridade, de bondade, e tantas outras virtudes que poderiam ser descritas. Uma grande Irmã, que deixará muitas saudades, mas também um lindo testemunho de vida. Vai a esposa para junto do Esposo. Deus lhe pague muito, querida Irmã, por tudo. Intercede por nós, pela nossa Ordem, pela humanidade que sofre, pela nossa Igreja”.

A partida da irmã pode provocar a seguinte reflexão: muitas pessoas questionam a “utilidade” da Vida Contemplativa. Uma religiosa no mosteiro faz algo de importante para o mundo? Como pode um ser humano ser sal da terra e luz do mundo se ele usa um hábito comprido e passa a maior parte do seu tempo dentro de um convento? Essa pergunta cai por terra e encontra a sua resposta na vida de religiosos e religiosas como o foi a de Irmã Francisca Letícia, mais uma vítima da dolorosa estatística do número de mortes em decorrência da Covid.

Tão logo as informações de sua morte vieram à tona,  as redes sociais já mostraram o quanto ela foi sal da terra e luz do mundo na vida de muitas pessoas. Suas irmãs fizeram seus testemunhos, os jovens franciscanos, bem como frades e presbíteros. Todos, sem exceção, recordaram as virtudes de uma vida dedicada a Deus que iluminou o caminho de muitas pessoas.

Para mostrar a grande missão de uma irmã contemplativa, com a sua capacidade de dialogar com todos, rezar por todos e ser presente na vida de todos, recolhemos aqui alguns depoimentos. Esses escritos são algumas belas flores do jardim que foi a vida da Irmã Francisca Letícia. A sua partida é, na verdade, a grande manifestação da fecundidade da Vida Religiosa que está sendo anunciada aos quatro ventos. A sua memória permanece na esperança do Ressuscitado!


“Seu nome significa Alegria. E da Alegria do Ressuscitado você agora participa plenamente. Não posso negar que esteja surpreso e triste por sua partida tão precoce e repentina, mas seu testemunho e todo bem que você semeou me consolam. Descanse em paz, querida Irmã Francisca Letícia!”

Frei Gustavo Medella, Vigário Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição


“Ainda está difícil acreditar que essa irmã tão querida, carismática, alegre e jovial foi vencida por esse vírus da Covid-19.  Descanse em paz, querida Irmã Letícia. Obrigado por ter feito da sua vida uma antecipação do céu e por ter nos ensinado o verdadeiro valor da oração e da entrega radical a Deus.  Minha unidade e orações por todas as irmãs do Mosteiro Concepcionista de Piratininga”.

Frei Diego Melo de Guaratinguetá (SP)


“Meus sentimentos, solidariedade e comunhão com todas as Irmãs da Comunidade. Ficamos sem palavras para descobrir no silêncio a resposta do mistério de Deus! Que Ir. Letícia descanse em paz!

Frei Fidêncio Vamboemmel de São Paulo (SP)


“Presto aqui minha última homenagem a uma das pessoas responsáveis pelo início da minha caminhada de fé que hoje foi ao encontro de Deus: Irmã Francisca Letícia. Nunca vou me esquecer dela falando pra Fatinha e Aline que eu tinha jeito pra ser irmã e que eu deveria pensar nisso e deixar Deus me direcionar. Irmã, não virei irmã consagrada, mas quero que saiba que toda nossa conversa aquele dia e os dias seguintes no WhatsApp e seus direcionamentos me fizeram ser quem hoje eu sou. Você me motivou a direcionar a minha vida a Deus e me doar inteiramente ao propósito de sua vida. Desde então, não tem um dia sequer que eu não seja grata por você ter passado na minha vida. Sei que além de mim você fez muitos outros milagres, em outras pessoas sempre com seu olhar fraterno de querer bem. Infelizmente, esse vírus ruim a pegou, mas sua fé e seu brilho nos olhos por fazer o que ama jamais serão esquecidos por quem já passou por você. Obrigada por tudo! Aqui continuaremos a caminhada que você tanto nos ensinou e motivou a seguir. Fique bem aí onde você está que, com certeza, é um lugar lindo ao lado de pessoas incríveis. Cuide de nós. Por favor”.

Mariana Cassiano de Nilópolis (RJ)


“7 de outubro! Era o nosso aniversário. Todos os anos, nesta data, eu recebia uma mensagem carinhosa dessa mulher de Deus que rezou por mim enquanto esteve por aqui. Ela tinha uma alegria contagiante, um coração largo. Quantas vezes eu pude vislumbrar a fecundidade da vida religiosa em suas palavras e ações.

Agora dói saber de sua partida. Tão jovem, tão animada. Tão de Deus que não podia ser nossa pra sempre. Uma hora ia ter que voltar Aquele a quem ela se dedicou de corpo e alma. Com muita dor compartilho a nossa última foto. Mas com a certeza de que agora em todo 7 de outubro eu vou poder contar com a sua prece ali de cima, do lado do chefe, pois ali é o seu lugar”

Frei Gabriel Dellandrea de Duque de Caxias (RJ)


“Meus queridos!”, como já dizia a nossa amada irmã Letícia, católica com a personalidade linda, imagem do carisma franciscano e alma e sinônimo das Concepcionistas da Imaculada Conceição e São José. Foi infectada pela Covid, passou por momentos de sofrimento com doença, que à levou de maneira rápida. Hoje a notícia,  é muito, muito triste pela falta que fará na família monástica. Seu encontro com Deus foi antes que o programado e esperado. Façamos memória dela e não deixemos o espírito gentil, alegre, que eram símbolos de sua pessoa, irem embora. Fiquem bem! Que o amor de Cristo nos conforte. Nosso carinho e saudade!

Bia Fernandes de Bauru (SP)


Vai com Deus Irma Francisca Leticia! Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas nas mãos que sabem ser generosas! Muito obrigado pelo teu testemunho e alegria em servir a Deus! Nossas preces por você e por todas as vítimas desta pandemia! Descanse em paz!

Frei Alexandre Rohling de Guaratinguetá (SP)


“Hoje o céu está em festa recebendo essa pessoa incrível. Irmã Letícia era só coração, doação e alegria. Dona de um carisma inigualável. Agradeço pela oportunidade de tê-la conhecido e aprender contigo, continua intercedendo por nós aí de cima. Infelizmente tão jovem e mais uma vítima da Covid-19. Mas o céu é teu lugar. Descanse em paz. Gratidão”.

Elisa Lima de Lages (SC)


“…eu ainda dizia a Deus, que falasse mais alto, gritasse porque eu era meio ‘lerdinha’ pra entender as coisas… sabia que se eu fizesse a vontade Dele e não a minha, Ele me daria as forças necessárias para chegar até o fim… então me respondeu, e nunca mais esqueci… não seremos plenamente felizes se não descansar em Deus”. Algumas gotas de sua sabedoria, que brotava da simplicidade. Há pouco mais de duas semanas conversávamos sobre a Vontade Dele – e na nossa igual dificuldade em ouvi-Lo. A alma amante já contempla o Amado. É feliz para sempre, pois descansa nos braços da Beleza. Enclausurada na terra, livre plenamente na Eternidade. Se acaso faltou-lhe o ar aqui, respira fundo e olhe nos olhos da Ternura! Fruto maduro colhido do pé. Pegue seu violão e cante os mais alegres versos! Até breve, Laetitia – Alegria de quem soube ser querida”!

Tiago Gonçalves de Tatuí (SP)


Frei Augusto Luiz Gabriel e Frei Gabriel Dellandrea