Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Comunidade de Barra do Chapecozinho celebra Nossa Senhora dos Navegantes

26/01/2020

Notícias

Moacir Beggo

Xaxim (SC) – A Comunidade de Barra do Chapecozinho da Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim (SC) celebrou neste domingo, 26 de janeiro, a sua Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes e São Brás, antecipando as festividades que seriam no próximo final de semana, já que a Paróquia estará envolvida nas Missões Franciscanas da Juventude, que começam nesta quarta-feira, 29 de janeiro e terminam no domingo, dia 2.

Nossa Senhora dos Navegantes é celebrada no dia 2 de fevereiro, especialmente nas cidades litorâneas, que têm muitos pescadores. A devoção à Virgem Maria sob este título é muito popular, atraindo milhares de peregrinos em suas festas, tanto que a capital gaúcha tem a maior do Estado. Já São Brás, que é celebrado no dia 3 de fevereiro, data em que morreu decapitado, tem sua devoção muito forte no Brasil como protetor das doenças da garganta.

As festividades na Barra do Chapecozinho, uma comunidade que não chega a 30 famílias, reuniu as comunidades vizinhas para fazer uma bela festa a Nossa Senhora, que teve a sua imagem carregada numa pequena procissão fluvial pelo rio Chapecozinho. O povo esperou a imagem na confluência dos rios Rio Chapecozinho e Rio Golfo, que formam o Rio Chapecó. Em seguida, a imagem foi levada num andor até a igreja. Antes, o pároco Frei Gilson Kammer deu a bênção aos pescadores que acompanharam a imagem.

A Comunidade de Barra do Chapecozinho é apenas uma das 60 comunidades da Paróquia São Luiz Gonzaga, a maior da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Pelo menos 38 comunidades irão receber, na sexta-feira e sábado próximos, os 800 jovens inscritos para as Missões da Juventude. Esta comunidade de Barra do Chapecozinho pertence ao município de Marema, a 30 quilômetros de Xaxim.

Os jovens encontrarão famílias, descendentes na maioria de italianos, que têm como pilar de sua economia a agropecuária, com destaque para a criação de suínos e aves. O acesso a Marema ainda é feito por estradas de chão, o que dificulta o crescimento da cidade, mas garante uma vida tranquila no campo.

Frei Pedro de Oliveira, que já foi pároco em Xaxim no período de 2004-2006, foi o celebrante da Santa Missa, tendo como concelebrantes Frei Gilson e Frei Odilon Voss, frade professo temporário. Ele e Frei Pedro estão em Xaxim para participar das Missões Franciscanas da Juventude.

Na sua homilia, Frei Pedro partiu da segunda leitura da Carta de São Paulo aos Coríntios, que narra os problemas enfrentados por esta comunidade, para deixar uma mensagem muito atual nos dias de hoje. Em Corinto, havia intrigas, divisões e uma guerra pelo poder. “Paulo chama a atenção deles lembrando que não deveriam perder o foco em Jesus Cristo”, disse, ilustrando que uma comunidade, mesmo com suas diferenças – lembrou os que torcem para o Grêmio, para o Internacional ou outros times -, não pode perder a unidade. “O centro de nossa vida é Jesus Cristo e Ele é o símbolo da unidade. É importante sempre ter isso presente”, recomendou.

Já falando do Evangelho de hoje, citou que Jesus foi até os pescadores para convidá-los a fazer parte de sua missão. “Ele convida homens simples, homens disponíveis”, lembrou. “Hoje, Ele continua passando à margem do nosso rio Chapecó, nas nossas comunidades, para buscar pescadores de gente, para mostrar de fato o caminho que conduz a Ele. E o caminho que conduz a Ele não é o caminho do ódio, da violência, da intolerância, mas é o caminho do perdão, do amor, da fraternidade, da solidariedade”, ensinou.

E concluiu: “Muitas vezes, caríssimos irmãos (as), achamos que só nossa comunidade tem problemas. Não existe comunidade que não tenha problemas. Se formos buscar uma comunidade que não tenha problemas, não nos encaixaremos em nenhuma delas, porque a unidade se dá na diferença. Este é o grande desafio que Jesus lançou aos seus e lança ainda hoje a cada um de nós”.

Os coordenadores da Comunidade, Edenílson e Cláudia Nossar, agradeceram a participação de todas as pessoas e informaram que dez famílias desta comunidade se reuniriam nesta segunda tendo em vista os últimos detalhes para receber 10 jovens missionários.

A celebração terminou com a bênção das velas e a bênção de São Brás. O domingo festivo terminou bem ao estilo tradicional nesta região: com um grande churrasco.


VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO FESTIVA EM BARRA DO CHAPECOZINHO