Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Começa a Festa no Pari na manhã fria. A fila do Pãozinho puxa a devoção.

13/06/2022

Notícias

 São Paulo (SP) –  O frio que chegou a São Paulo acompanhou os fiéis devotos de Santo Antônio na manhã desta segunda-feira, dia 13 de junho, na primeira Missa, às 6 horas, abrindo as festividades ao santo franciscano no bairro do Pari, em São Paulo (SP). Durante o dia serão celebradas dez Missas. De todas as regiões da Grande São Paulo, o povo vem ao Pari para fazer a sua devoção ao santo. Neste dia 13, o Pari se torna o centro da fé.

O pároco Frei Wilson Simão presidiu a primeira Missa e lembrou que a ‘grandeza’ do santo estava na sua disponibilidade e no seguimento de Cristo. “Santo Antônio, grande educador da fé cristã; Santo Antônio, grande pregador da fé em Jesus Cristo; e grande doutor da Igreja. Ele se tornou grande no meio do povo, anunciando o Evangelho de Nosso Senhor”, disse, fazendo referência ao tema da Festa, que chega à 108ª edição: “Santo Antônio, grande educador na fé cristã”, em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e Educação”, com base no lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Para o frade, Santo Antônio foi um ‘missionário’ que chegou aos quatro cantos da Terra. “Sua devoção cruzou fronteiras e veio parar aqui no Pari. O Santo Antônio de Lisboa, de Pádua e do Pari. Estamos aqui celebrando a nossa fé a Deus através da intercessão e proteção de Santo Antônio”, acrescentou.

No lado externo da igreja, não demorou muito para as filas começarem: fila para adquirir um pedaço do Bolo de Santo Antônio, fila para conseguir o Pãozinho de Santo Antônio. Ao lado da fila do pão, o guardião da Fraternidade do Pari, Frei José Cássia dos Santos, abençoava os pãezinhos e as pessoas.

O grande movimento vai acontecer das 11 às 14 horas, quando as pessoas aproveitam os horários de almoço do grande centro comercial que se tornou o bairro para pedir graças e demonstrar confiança e fé no Santo Intercessor. No final da jornada de trabalho, a aglomeração no largo Padre Bento atinge o máximo, para a Missa de encerramento e a procissão pelas ruas do bairro.

O milagre da multiplicação dos pãezinhos

O sucesso de um evento do tamanho da Festa de Santo Antônio do Pari só é possível quando os paroquianos “põem a mão na massa”. E, no Pari, não faltam voluntários, dedicados e eternamente agradecidos ao santo franciscano. Um exemplo dessa dedicação vem dos Vicentinos, que fazem o trabalho da barraca mais procurada da festa: a do Pãozinho de Santo Antônio. Uma grande equipe reserva antecipadamente o dia 13 de junho exclusivamente para Santo Antônio e, das 6 horas até o último pãozinho, reveza-se no atendimento sob a coordenação de Mercedes de Meo, que há quarenta anos faz esse trabalho, com amor e dedicação como gosta de ressaltar.

“Antes era meu pai, também vicentino, que fazia este trabalho. Eu o acompanhava de perto desde pequena. Com o seu falecimento, assumi a coordenação”, conta Marlene, incansável com quase 80 anos. Para fazer parte de sua equipe, não é preciso muito especialização. “Basta ter trabalhar com alegria. Não tem sentido ficar aqui de cara feia. Então, oriento todos a transmitirem alegria, paz e fraternidade”, explica. “As pessoas vêm em busca não só de um pão, mas de um alimento espiritual”, acrescenta. Com ela vieram o neto Gabriel e o filho Ricardo.

 Da. Marlene à frente, o neto Gabriel (à esq.) e o filho Ricardo (à direita)

Com a fila grande, Marlene não deixe de demonstrar preocupação com a falta de pão. Estamos voltando depois de dois anos de pandemia, e não sabemos como vai ser a resposta do povo. Mas a gente tem fé, como todo ano, que o milagre da multiplicação vai acontecer”, revela Mercedes.

Segundo a coordenadora, esse milagre da distribuição é feito com doações. “As pessoas fazem promessas e pagam com a doação de pãezinhos”, adianta. Algumas padarias também fazem doações, como é tradicional a Tricanas Pães e Doces da Vila Gustavo.

Nesse tempo, Marlene conheceu muita gente e muitas histórias de fé no Santo Padroeiro. “Se eu contar tudo o que vi, dá um livro”, diz Marlene. Como muitos paroquianos, ela se mudou do bairro que hoje vive para o comércio. Mas ela garante que não vai deixar de frequentar a igreja, assim como fazem muitos paroquianos que mudaram da região.

 

PROGRAMAÇÃO DO DIA DE SANTO ANTÔNIO – 13/6 (segunda-feira)

Missas: 6h00, 7h30, 9h00, 10h30, 12h00, 13h30, 15h00, 16h30 e 18h00.

Missa solene: 19h30, presidida pelo Definidor Provincial e ex-Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, seguida de procissão com a imagem do Padroeiro pelas ruas do bairro.

Festa externa com barracas e comida típica

No dia 13 de junho, a partir das 6 horas

Distribuição do Pão bento e venda do lírio e do bolo de Santo Antônio.

Quermesse: das 7h às 22h


Comunicação da Província da Imaculada Conceição