Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Com Maria e Frei Galvão, a vida está voltando ao normal

26/06/2022

Notícias

São Paulo (SP) – Depois de dois anos e meio de pandemia, aos poucos a vida volta ao normal. No Pró-Vocações e Missões Franciscanas (PVF), este sábado, 25 de junho, ficou marcado com a primeira atividade presencial voltada para os benfeitores e benfeitoras: o “Dia com Maria e Frei Galvão”, uma peregrinação à terra do primeiro Santo brasileiro, que neste ano celebra o bicentenário de vida eterna, e da Mãe Aparecida, Padroeira do Brasil.

O grupo de 44 pessoas partiu do Largo São Francisco, no centro de São Paulo, às 6h50, em direção ao Vale santo do Parnaíba, tendo como animadores o coordenador do PVF, Frei Robson Luiz Scudela, e Frei Lauro Formigoni, frade do Convento São Francisco, além dos colaboradores Edivando Rocha e Lucas Santos. Um dia de sol e temperatura agradável garantiram tranquilidade à viagem.

Ansioso por esse momento, o grupo cantou e rezou até chegar ao primeiro destino, às 9h20: o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá, que desde 11 de abril de 2021 passou a ser atendido pelos frades desta Província da Imaculada Conceição. Ali, os benfeitores foram acolhidos pelo reitor da nova Fraternidade, Frei Diego Melo, e convidados para um reforçado café da manhã.

   (toque nas imagens menores para ampliá-las)

Na Celebração Eucarística, às 10h30, Frei Diego deu as boas-vindas aos frades da Animação Vocacional – Frei Jeâ Paulo Andrade e Frei Gabriel Dellandrea – que fazem encontro vocacional no Seminário Frei Galvão com os vocacionados, assim como o mestre do Postulantado, Frei Walter Junior, os postulantes e os benfeitores. “É uma alegria muito grande encontrá-los novamente aqui no nosso Santuário. Sejam todos bem-vindos. A casa é de vocês. Ela acolhe com simplicidade, mas com alegria no coração”, saudou Frei Diego.

Frei Robson presidiu a Santa Missa e lembrou que, neste ano, a festa do Imaculado Coração de Maria (a data deve ser celebrada no sábado seguinte ao segundo domingo de Pentecostes) ficou próxima da solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebrada na sexta-feira. “Deus nos deu a graça de nesta manhã nos reunirmos neste lugar onde recordamos também o nosso Frei Galvão e, ao olharmos para ele, lembramos do amor que tinha por Maria”, disse o celebrante. “A proximidade entre o coração de Jesus e o coração de Maria também se celebra nos corações dos fiéis. E nós sabemos o quanto os corações de Jesus e de Maria pulsaram juntos. Ela, com o coração de seu Filho, aprendeu a ter um coração sempre mais voltado para as coisas de Deus”, disse o celebrante.

“É isso que hoje celebramos: o desejo de cada um tem de se encontrar com o Senhor. Os benfeitores que saem de suas casas, para encontrar com o Senhor. Não é um mero passeio, mas nesta caminhada há uma possibilidade de nos encontrarmos com Deus através dos irmãos e das irmãs. Os nossos postulantes estão nesta caminhada e, no dia a dia, percebem o quanto o coração de cada um deles precisa de Deus para ser feliz. E os nossos vocacionados também estão aqui buscando isso porque alguma coisa os deixa inquietos, algo faz falta para eles. O coração está angustiado à procura do Senhor”, disse Frei Robson.

O coordenador do Pró-Vocações destacou que esse encontro reúne pessoas especiais no carisma franciscano: os benfeitores, os postulantes e os vocacionados. “É um encontro privilegiado daqueles que ajudam, os benfeitores, e daqueles que são ajudados, os nossos postulantes e vocacionados. E os ajudados ajudam os benfeitores com suas orações. Certamente, todas as nossas casas de formação marcam as suas orações nas intenções dos benfeitores. Por isso, hoje, todos nós, frades, postulantes, vocacionados e benfeitores, estamos em casa. E é nesse espírito de familiaridade que queremos celebrar, juntos, este momento de encontro com o Senhor e nossos irmãos”, convidou Frei Robson.

O último evento dos benfeitores com Maria e Frei Galvão foi em setembro de 2019. “Queridos benfeitores, nós agradecemos muito o esforço que cada um fez nesta manhã ao sair de sua casa para juntos celebrarmos esse encontro. Certamente, estávamos ansiosos por este dia, para estar juntos e reunidos num mesmo carisma. Este carisma que o Espírito derramou de forma abundante em Francisco de Assis, o carisma franciscano, e que derramou também a sua medida necessária na vida de cada um de nós. É esse espírito, é esse dom, esse carisma, que nós somos portadores nesta manhã. É bom estarmos juntos reunidos por este mesmo espírito”, agradeceu.

“Que ao celebrarmos esta festa do Imaculado Coração de Maria possamos também, sempre mais, dizer: Dai-me a graça de perceber o quanto estais próximo de mim e, quando meu coração tiver a tentação de ser preenchido por tantas coisas que não dão sentido à vida, dai-me a graça de perceber que todas elas são passageiras e só vós, Senhor Deus, basta para a minha vida”, pediu o frade.

Do Santuário, os benfeitores seguiram para outra Fraternidade Franciscana, a mais antiga da Província com o título em homenagem ao santo brasileiro: o Seminário Frei Galvão. Ali, foram acolhidos pela Fraternidade do Seminário, puderam saborear um delicioso almoço e conheceram a etapa do Postulantado, onde nove jovens se preparam para ingressar no Noviciado no ano que vem.

Nesta casa, além das atividades desta etapa formativa, como a oração pessoal e comunitária, aulas, trabalhos, retiros, leitura orante da Palavra, os postulantes fazem atendimento aos romeiros de Frei Galvão que vêm de todo o Brasil.

Neste sábado, os benfeitores puderam conhecer um espaço do Seminário com três exposições: a Exposição Internacional de Presépios (contendo peças de mais de 20 países); a Exposição Franciscana (com dezenas de representações de São Francisco de Assis); e a nova Exposição Mariana, com 80 títulos e imagens de Nossa Senhora. Também esta casa de formação tem no seu entorno a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes; a imagem de Nossa Senhora de Fátima (mais de 10m – 3ª maior do mundo); a Via-Sacra Franciscana; o Mausoléu Franciscano. No claustro, com canto gregoriano e banners que relatam a história de vida, canonização e alguns milagres de Frei Galvão, os romeiros podem descansar, rezar, contemplar e conhecer o Bazar de Artigos Religiosos.

Frei Alexandre Rohling explicou que a Exposição Mariana é composta por 80 imagens de Nossa Senhora que foram selecionadas de um total de 200.

O terceiro destino dos romeiros foi o encontro com a Mãe Maria. Para isso, os romeiros benfeitores ficaram livres para fazer suas orações e passeios pelo Santuário Nacional, especialmente diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a mesma que foi retirada do Rio Paraíba em 1717 e repousa em um trono localizado na Nave Sul da Basílica. Para esta devoção, os benfeitores subiram um aclive e, em pequenas filas, puderam chegar o mais perto possível da Padroeira do Brasil.

Foi uma oportunidade também para conhecer a nova fachada do Santuário Nacional, feita em mosaico com cenas bíblicas do livro do Êxodo. Esse é o primeiro de quatro mosaicos e que começou a ser montado em 2019. A obra é assinada pelo padre Marko Ivan Rupnik, da Eslovênia, que tem mais de 200 obras em mosaico pelo mundo todo, entre elas as dos santuários marianos de Fátima e de Lourdes e da Igreja de São Pio de Pietrelcina, em San Giovanni Rotondo, na Itália.

O dia terminou com as bênçãos e pedidos de intercessão da Mãe de Deus e Frei Galvão. “O que colhemos deste dia é a certeza de que o carisma franciscano, derramado abundantemente em todos os irmãos e irmãs, é o que nos une nesta caminhada e nos ajuda a melhor cumprir a missão que nos foi confiada. Agradecemos a Deus por este momento, aos benfeitores por estarem juntos conosco, aos confrades de Santuário Frei Galvão e do Postulantado por dedicarem um olhar atencioso e acolhedor neste dia para conosco. Que Deus nos dê a graça de, em breve, estarmos juntos novamente”, concluiu Frei Robson.

Para saber mais sobre o Pró-Vocações e Missões Franciscanas, CLIQUE AQUI.


Comunicação da Província da Imaculada Conceição