Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Pró-Vocações e Animação Vocacional no Espaço Franciscano da Festa da Penha

20/04/2022

Notícias

Manter vivo o carisma franciscano na terra que Frei Pedro Palácios aportou há mais de 450 anos, com a devoção à Mãe de Deus, tão cara a São Francisco de Assis, é a missão dos Frades Menores da Província da Imaculada Conceição. Para isso, estão presentes na Festa da Penha os frades Frei Jeâ Paulo Andrade e Frei Gabriel Dellandrea, que fazem esse trabalho de divulgação através do Pró-Vocações Franciscanas (PVF) e do Serviço de Animação Vocacional (SAV).

Frei Jeâ lembra que no último Capítulo Provincial destacou-se a Animação Vocacional como prioridade e a necessidade de adequar as iniciativas conforme o contexto local. “Desse modo surgiu a ideia de criar um Espaço Franciscano para ser um local de acolhida dos benfeitores do PVF e convite para novos. Também um espaço para acolhida de jovens que participam de nossos eventos e aqueles que queiram ter uma conversa vocacional em vista de um discernimento vocacional ou que já estejam fazendo seu acompanhamento conosco”, explicou Frei Jeâ. A tenda tem símbolos franciscanos, banners, material vocacional, alguns brindes para distribuir aos benfeitores e jovens.

“Esta é a primeira vez que o PVF e Missões Franciscanas estão no Campinho do Convento com um Espaço Franciscano dedicado para receber os seus benfeitores desta região”, explicou o frade.

O Pró-Vocações tem sede em São Paulo e foi fundado em 1986, tendo como objetivo a divulgação do carisma franciscano e a manutenção das Casas de Formação desta Província, bem como a missão que os frades mantêm em Angola, através da Fundação Imaculada Mãe de Deus em Angola (FIMDA).

Frei Gabriel explica que o Serviço de Animação Vocacional, coordenado pelos animadores provinciais, é um trabalho colegiado com os animadores vocacionais regionais e locais, auxilia as fraternidades a anunciarem e a proporem o projeto de vida do frade menor hoje e prepara as mesmas para acolherem aqueles que se mostram interessados pelo carisma franciscano.