Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Cinco jovens fazem a Profissão Solene neste sábado

30/11/2020

Notícias

Mais uma vez, como tradicionalmente acontece há mais de cem anos, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ) vai ser testemunha da Profissão Solene de cinco frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, neste sábado (5/12), durante Celebração Eucarística, às 9h00.

A profissão solene, o último degrau para um frade ingressar definitivamente na vida religiosa, será feita pelos jovens: Frei Augusto Luiz Gabriel, Frei David Belinelli, Frei Heberti Senra Inácio, Frei Leandro Ferreira Silva  e Frei Tiago Gomes Elias. O Ministro Provincial Frei César Külkamp é quem vai receber os votos. Esta turma escolheu como lema da profissão uma estrofe (14) do Cântico do Irmão Sol: “Louvai e bendizei a meu Senhor e dai-lhe graças, e servi-o com grande humildade”.

Cada um dos cinco frades farão a profissão, comprometendo-se seguir Jesus Cristo e observando os conselhos evangélicos: “Para louvor e glória da Santíssima Trindade, eu, frei… tendo o Senhor me dado a graça de seguir mais de perto o Evangelho e os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em tuas mãos, Frei César Külkamp, com firme fé e vontade, faço voto a Deus, Pai santo e todo-poderoso, de viver por todo o tempo de minha vida, em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Ao mesmo tempo, professo a vida e a Regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório, e prometo observá-la fielmente segundo as Constituições da Ordem dos Frades Menores. Entrego-me, pois, de todo o coração a esta Fraternidade, para que, pela ação eficaz do Espírito Santo, guiado pelo exemplo de Maria Imaculada, por intercessão de nosso Pai São Francisco e de todos os santos, e com a ajuda fraterna de todos, eu possa tender constantemente para a perfeita caridade, no serviço a Deus, à Igreja e aos homens”.

“Na verdade, é uma profissão pública, de um compromisso de buscar seguir mais de perto a Jesus Cristo, observando os conselhos evangélicos, de viver por todo o tempo da vida sem nada de próprio, em obediência e em castidade. E isso se dá após um percurso de vida que começa com a consagração batismal, passando pelo discernimento vocacional, as etapas da formação inicial na Ordem (postulantado, noviciado e profissão temporária) até o frade, de livre e espontânea vontade, com gestos visíveis, se entregar definitivamente à fraternidade provincial”, explica o mestre Frei Marcos Antônio de Andrade.

O rito da profissão perpétua celebra-se dentro da Missa, com a devida solenidade e a participação da comunidade, neste ano com as devidas normas sanitárias por causa da pandemia. Depois da leitura do Evangelho, começa-se o rito na seguinte ordem: chamado do professando; apresentação de sua trajetória vocacional; diálogo com o celebrante; homilia; prostração e Ladainha de Todos os Santos; profissão dos votos e bênção aos professandos.

A Profissão Solene é o ponto culminante de uma caminhada formativa amadurecida na fé, no discernimento e na resposta generosa que se dá a uma proposta de inspiração divina.

CONVITE