Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Pedido à Fraternidade dá início ao rito da Profissão Solene de cinco jovens da Província

04/12/2020

Notícias

Frei Roger Strapazzon e Moacir Beggo

Petrópolis (RJ) – Uma pequena celebração deu início nesta sexta-feira, 4 de dezembro, ao rito da Profissão Solene de Frei Augusto Luiz Gabriel, Frei David Belinelli, Frei Heberti Senra Inácio, Frei Leandro Ferreira Silva e Frei Tiago Gomes Elias na Ordem dos Frades Menores. Ao meio-dia, na Oração antes do almoço, o mestre do tempo de Teologia, Frei Marcos Antônio de Andrade, explicou que os professandos fariam o pedido da Profissão à Fraternidade do Sagrado, em Petrópolis, na pessoa do guardião Frei Jorge Paulo Schiavini.

O momento forte deste rito, contudo, será neste sábado, às 9 horas, quando esses jovens farão o pedido definitivamente diante do Ministro Provincial, Frei César Külkamp, de servir a Deus e aos irmãos como frades menores.

Diante dos jovens, o guardião Frei Jorge perguntou aos professandos: “Meus irmãos, qual é o vosso desejo?”. Eles responderam juntos: “Reverendíssimo Guardião e diletíssimos irmãos em Cristo, rogamos a vós pelo amor de Deus, da bem-aventurada sempre Virgem Maria, de nosso Pai São Francisco, de todos os Santos, admitir-nos à Profissão dos votos perpétuos na Ordem, para fazermos penitência, emendarmos a nossa vida e servirmos fielmente a Deus até a morte. Também pedimos perdão de todas as faltas cometidas durante o tempo da provação e rogamos que vos lembreis de nós em vossas preces para que com a graça de Deus possamos ser fiéis ao ideal de vida franciscana que com a graça de Deus nos propusemos abraçar”. O guardião, então, respondeu: “Demos graças a Deus!”

O mestre Frei Marcos fez a acolhida e explicou que o rito da Profissão Solene começava nesta pequena celebração

“Hoje, vocês pedem à Fraternidade para servir a Deus na Ordem dos Frades Menores. Nós acolhemos o vosso pedido com muita alegria e esperança. Agradecemos a Deus pela perseverança franciscana que vocês tiveram até aqui. Vocês nos ajudam a atualizar o carisma franciscano de um modo bem concreto e são estímulo para nós também sempre recomeçarmos, com generosidade, seguir Jesus Cristo do jeito de São Francisco”, exortou o guardião.

Segundo ele, a Fraternidade se compromete em rezar por eles para que nunca deixem apagar a chama da vocação. “Desejamos que vocês sejam felizes e se realizem no serviço ao Evangelho, fazendo da vida uma doação a Deus no serviço amoroso aos irmãos e irmãs, de modo especial às pessoas que mais sofrem. Que vocês deem muitos frutos de fraternidade, de alegria, e de reconciliação. Que Deus os abençoe!”, pediu Frei Jorge.

Na verdade, esses jovens frades já tinham sido aprovados para a profissão solene pelo Ministro Provincial, Frei César Külkamp, pelos membros do Governo Provincial, pela equipe de formação desta etapa de Teologia. Mas faz parte do ritual esse pedido à Fraternidade, que também é sua formadora, entre eles o mestre Frei Marcos, que os acompanha mais de perto.