Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Casa cheia para a estreia do “Auto de São Francisco” em São Paulo

06/03/2020

Notícias

Érika Augusto

São Paulo (SP) – Na noite de quinta-feira (5/03), o Teatro D, localizado na Zona Sul de São Paulo, foi o ponto de encontro de diversas tribos, que prestigiaram a estreia do musical “O Auto de São Francisco”, dirigido e estrelado pelo ator e coreógrafo Ciro Barcelos. Além dos frades da Província, estavam na plateia as irmãs Franciscanas de Ingolstadt, membros da Ordem Franciscana Secular e da Jufra, um grupo de Hare Krishna, outro do candomblé, além das centenas de amigos e convidados.

O produtor Darson Ribeiro, idealizador do recém-inaugurado Teatro D, afirmou que escolheu a peça para a programação do espaço por causa da importância do santo. “Muitas pessoas torcem o nariz por achar que se trata de um espetáculo religioso. Para além do aspecto da religião, São Francisco fala sobre humanidade, algo tão necessário em nosso tempo”, sinalizou.

Justamente a humanidade do santo de Assis foi retratada no palco. Os três atores em cena – Ciro Barcelos, o músico André Perine e a atriz e cantora Patrícia Barbosa, contam a história de São Francisco, desde o nascimento até a morte. Fatos importantes da vida do santo são narrados à plateia de forma irreverente. Através de números cômicos e musicais, os três saltimbancos encenam a conversão do santo, a oposição do pai Pedro de Bernardone, o despimento de suas vestes de nobreza, o abraço no leproso, a oração junto ao crucifixo de São Damião, a conversão de Clara de Assis, o encontro com o sultão do Egito Al-Malik Al-Kamil e a encenação do presépio.

O “Auto de São Francisco” é uma versão atualizada do musical “Francisco de Assis”, que ficou 12 anos em cartaz e passou pelas principais capitais do país, além de ser apresentado no Lyric Theatre, em Assis, na Itália, onde foi avaliado como a versão teatral mais original e fiel à vida de São Francisco. Ciro Barcelos também encenou o musical para o Papa São João Paulo II, durante a visita do Pontífice ao Rio de Janeiro.

A nova versão fez sua estreia nacional durante a 7ª edição das Missões Franciscanas da Juventude, que aconteceu entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro na cidade de Xaxim (SC). Na ocasião, mais de 1.500 pessoas assistiram ao espetáculo, que foi parte da programação da Serata Laudato Si’, evento cultural da Ordem dos Frades Menores que visa à promoção da mensagem da Encíclica Laudato Si‘, sobre o cuidado da casa comum, escrita pelo Papa Francisco.

O musical “O Auto de São Francisco” estará em cartaz no Teatro D durante três finais de semana de março. Além da peça, a plateia é convidada a visitar a mostra “Ícones”, de Claudio Tovar, em exposição no foyer do teatro. Ícones da música e da televisão, como Cazuza, Tim Maria, Hebe Camargo e Dercy Gonçalves, são representados como imagens bizantinas. Tovar também assina os figurinos, adereços e visagismo do espetáculo.


Serviço:

Dias 7 e 8, 14 e 15, 27, 28 e 29 de março
De sexta e sábado, 21h e domingo, às 18h
Ingressos: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40 (meia)
Local: Teatro-D | Rua João Cachoeira, 899 – Itaim Bibi, Piso G-2 (Extra Itaim)
Mais informações: https://bileto.sympla.com.br/event/64697

Veja mais imagens do espetáculo: