Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província celebra o Jubileu de 73 Anos de Ministério Presbiteral do Frei Ervino Girardi

08/07/2026

Notícias

Na semana passada, a Província Franciscana celebrou, com alegria e espírito de gratidão, o Jubileu de 73 Anos de Ministério Presbiteral do Frei Ervino Girardi, uma testemunha viva do Evangelho.

Celebrar um jubileu de vida religiosa é, antes de tudo, reconhecer a fidelidade de Deus ao longo do tempo e renovar a própria resposta vocacional. Trata-se de um momento profundamente simbólico, marcado pela atitude constante de “recomeçar”, reforçado pela famosa frase de São Francisco de Assis, “Irmãos, vamos começar a servir ao Senhor, porque até agora fizemos pouco ou nada.” 

Esse espírito de permanente renovação é o coração da vida franciscana e ajuda a compreender o sentido de uma caminhada tão longa. Neste sentido, dedicar a vida a Deus significa assumir um compromisso radical com o Evangelho, vivido na fraternidade e expresso nos votos de pobreza, castidade e obediência. 

O tempo traz desafios e amadurecimento espiritual, mas também confirma que a entrega generosa a Deus nunca é em vão, pois se transforma em sinal de esperança e inspiração para novas gerações. É também ocasião para toda a comunidade reconhecer e agradecer a dedicação desses frades que, com simplicidade e fidelidade, ajudaram a construir um mundo mais fraterno, justo e solidário, mantendo vivo o carisma franciscano.

Abaixo, conheça um pouco mais da história e da trajetória vocacional do Frei Ervino Girardi.

Nascido em 9 de abril de 1925, em Rodeio (SC), Frei Ervino Girardi ingressou na Ordem Franciscana em 1946, quando iniciou o Noviciado. Professou os primeiros votos em 1947 e a Profissão Solene em 1950. Na sequência, realizou a Ordenação Diaconal em 1952 e a Ordenação Presbiteral em 1953.

Ao longo de mais de sete décadas de ministério sacerdotal, dedicou-se especialmente ao serviço paroquial e à vida fraterna. Sua trajetória passou por fraternidades nos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, onde exerceu diversas funções, entre elas reitor-assistente do Juvenato, vigário paroquial, vigário da casa e discreto, sempre colocando seus dons a serviço da evangelização e da formação das comunidades.

Desde 2021, integra a Fraternidade Patrocínio de São José, em Lages (SC), onde permanece como atendente conventual, testemunhando, com simplicidade, a fidelidade de uma vida consagrada ao carisma de São Francisco de Assis.


Guilherme Coutinho